Home / Plantas / Posso Tomar Chá de Hibisco Todos os Dias? Contra Indicações

Posso Tomar Chá de Hibisco Todos os Dias? Contra Indicações

Você já deve ter ouvido falar no hibisco e de todos os benefícios que ele traz para a saúde em geral.

E também, provavelmente, em algum momento, deve ter se perguntado: posso tomar chá de hibisco todos os dias?

Pois então, nesse artigo, vamos te responder esta e diversas outras perguntas acerca do consumo diário da bebida. Inclusive, você saberá se existe alguma contraindicação. Confira!

Tomar Chá de Hibisco Todos os Dias faz Mal?

O chá de hibisco é feito a partir da planta de nome científico Hibiscus sabdariffa. Ela tem flores subtropicais e tópicas que são usadas para:

  • Fins medicinais;
  • Fabricação de produtos comestíveis;
  • Aromatização de bebidas;
  • Entre outras coisas.

O consumo de hibisco pode trazer alguns benefícios, como:

  • Estimular a perda de peso;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Fornecer vitamina C e antioxidantes para o organismo;
  • Reduzir a intensidade das ondas de calor do climatério;
  • Resolvendo problemas de caspa e acne.
A Perca de Peso com Chá de Hibisco
A Perca de Peso com Chá de Hibisco

Entretanto, apesar dos benefícios, tomar chá de hibisco todos os dias pode ter alguns efeitos colaterais perigosos.

Risco de Vida

Antes de adicionar o chá de hibisco à sua dieta, consulte seu médico sobre qualquer condição de saúde preexistente que você possa ter. Segundo pesquisas, essa bebida é capaz de abrir e expandir os vasos sanguíneos, o que aumenta risco de doença cardíaca.

Hibiscus Sabdariffa
Hibiscus Sabdariffa

Beber chá de hibisco diariamente pode diminuir a pressão arterial sistólica. Tanto por isso, deve-se evitar o consumo caso esteja tomando remédios para hipertensão e pressão arterial baixa. Isso, caso o médico diga que não há risco algum de vida.

Risco de Interação Medicamentosa

Tomar chá de hibisco todos os dias pode acarretar na interação com alguns medicamentos. A planta tem efeitos anticâncer, assim, quando tomada com outros agentes do mesmo tipo, pode ter um efeito aditivo quando tomado com agentes antivirais.

Planta do Hibisco
Planta do Hibisco

A bebida também diminui a eficácia antimalárica de drogas como a cloroquina e a quinina. Sem contar que altera alguns agentes inflamatórios processados ​​pelo organismo, como o acetaminofeno.

A recomendação é que, quem está tomando medicamentos anti-inflamatórios, deve aguardar pelo menos duas horas para consumir chá de hibisco. Isso evitará efeitos colaterais adversos.

Alta Ingestão de Ferro

Sob condições normais, o ferro livre, que circula pelo sangue, é bastante baixo em volume. A maior parte que consumimos forma um vínculo com as proteínas e é armazenada com segurança.

No entanto, se a ingestão de ferro, presente no chá de hibisco, exceder seu valor diário, poderá aumentar o volume de partículas que fluem na corrente sanguínea.

Benefícios do Chá de Hibisco
Benefícios do Chá de Hibisco

Isso pode danificar ainda mais as células e, em alguns casos, também pode formar uma camada sobre as paredes dos rins, ajudando na produção de pedras.

Resulta em Baixa Produção de Energia

Os benefícios de tomar chá de hibisco todos os dias para a perda de peso são comprovados. A bebida pode desempenhar um papel vital na dieta de um ser consciente da saúde. Mas são poucos os que sabem a forma certa de consumir o hibisco para esses casos.

Chá de Hibisco e Emagrecimento
Chá de Hibisco e Emagrecimento

Bem, tudo isso é simples. Um estudo afirma que os extratos de hibisco atuam como inibidores naturais de amido e sacarose, responsáveis ​​pelo emagrecimento. Mas antes de começar a pensar no chá de hibisco como seu salvador, é preciso observar que o amido e a sacarose também são importantes para produzir energia para o corpo. Uma alta ingestão de inibidores de amido e sacarose – como a infusão da planta – pode diminuir a produção enérgica.

Causa Desequilíbrio Hormonal

É aconselhável que as mulheres que estão em tratamento de controle de natalidade ou estejam grávidas evitem beber chá de hibisco.

Grávidas - Evitar Chá de Hibisco
Grávidas – Evitar Chá de Hibisco

Ele é conhecido por afetar os níveis de estrogênio no organismo. E, às vezes, devido aos seus efeitos emenagogos, pode levar ao fluxo menstrual, tontura e, em outros casos, alucinações.

Quanto Tomar Chá de Hibisco Todos os Dias é Seguro?

Se você está preocupado com os efeitos colaterais negativos associados a tomar chá de hibisco todos os dias, não há necessidade de se preocupar. Ao contrário de qualquer outro item alimentar, essa planta pode ser consumida em uma maior quantidade.

Em média, um adulto pode beber cerca de 4 xícaras da bebida por dia, o que pode ser considerado mais do que suficiente. Assim, uma adição de chá de hibisco no plano de refeições pode ser bastante eficaz para a boa manutenção da saúde.

Alguns Benefícios Conhecidos do Chá de Hibisco

Agora que você está ciente do que a incorporação não regulamentada do chá de hibisco pode fazer, é seguro dizer que você também deve dar uma olhada nos benefícios para a saúde.

Se consumida de forma responsável, a bebida pode provar ser uma forma de elixir para uma pessoa que sofre de certos males. Como mencionado anteriormente, o chá de hibisco é um inibidor natural de amido. Este é responsável pela redução da quantidade da substância absorvida após a digestão. Estes são os dois principais nutrientes associados ao ganho de peso.

Sendo tida como um antioxidante, tomar chá de hibisco todos os dias pode ser bastante eficiente no combate aos sinais de envelhecimento. Os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres, que podem causar danos às células.

Quando Beber Chá de Hibisco

Para aumentar os efeitos e a afetabilidade dos nutrientes presentes em uma xícara de chá, é importante consumi-lo no momento certo. Mas como podemos decidir essa questão?

Tudo o que você precisa fazer é examinar cuidadosamente o que deseja obter desse chá de ervas. Um dos fatos conhecidos é que a infusão, em alguns casos, tem sido associada a tonturas e alucinações. Portanto, é necessário tomar precauções se a bebida for consumida antes de operar máquinas pesadas. Isso também vale para outras tarefas, por exemplo, dirigir, ou as que exigem foco. Assim, a ingestão pode se tornar pior se for feita pela manhã.

Mulher Tomando seu Chá de Hibisco
Mulher Tomando seu Chá de Hibisco

No entanto, o outro fato importante é que ele produz uma sensação de calma no corpo, relaxando os músculos estressados. Isso o torna uma bebida perfeita para acalmar, indicada para se tomar à noite ou antes de tirar uma soneca.

Obviamente, não há dúvida de que tomar chá de hibisco todos os dias pode ajudar a mudar o estilo de vida. É uma infusão prática, autêntica e altamente nutritiva!

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *