Home / Plantas / Como Se Reproduz O Bambu?

Como Se Reproduz O Bambu?

Não é nada fácil multiplicar uma planta, cada espécie precisa de condições únicas para poder crescer, isso faz com que um simples trabalho de plantar uma espécie ou de gerar mudas através dela, seja algo bastante complicado.

Você por acaso sabe quais são as utilidades do bambu? Existem pessoas que usam eles para fins ornamentais, outros para construir coisas, enfim, há uma infinidade de possibilidades, tudo vai depender de qual é a sua necessidade!

Você deseja ter uma plantação de bambu em sua casa? Quer saber como tornar isso possível? Então vem comigo porque vou lhe ensinar como fazer isso!

Cuidados A Observar Na Reprodução do Bambu

Eu não posso simplesmente ensiná-lo(a) a plantar o bambu sem lhe avisar antes que existem mais de uma espécie desta grande planta, você sabia disso? Muitas pessoas pensam que eles são todos iguais, mas na verdade há inúmeras espécies espalhadas pelo mundo a fora!

Eu lhe aconselho a conversar com agricultores da sua região para saber mais a respeito de qual espécie é mais aconselhável de plantar no lugar onde você mora, isso é extremante importante porque fatores como o clima por exemplo podem influenciar totalmente no desenvolvimento da espécie de bambu que você deseja plantar.

Mesmo que eu tenha feito esta recomendação a respeito de observar bem o clima do ambiente no qual você está, fique sabendo que o Bambu é uma espécie de planta que aceita bem quase todo o tipo de clima.

Se estiver mesmo afim de plantar o Bambu, saiba que ele não tem um bom desenvolvimento em áreas alagadas ou ainda com má drenagem, lembre-se de que o excesso de agua pode sufocar as raízes de qualquer planta e fazer com que elas sejam imediatamente mortas. Isso é algo que jamais você deve esquecer, ou então a sua empreitada não dará certo.

O espaço que você vai ocupar nem mesmo eu sei ao certo, pois tudo vai depender do propósito que há em sua mente, para te dar uma ideia, uma produção de bambu voltada para construções civis precisa ter um distanciamento de 8×8 entre as mudas, já no caso em que a intenção seja a obtenção de brotos, o espaçamento necessário é de 5 x 5 metros.

A adubação é um processo extremamente necessário para o desenvolvimento de uma planta, os adubos funcionam como uma espécie de nutriente que dá a planta exatamente os componentes que ela precisa para se desenvolver.

Não importa se você vai optar por uma adubação química ou natural, apenas saiba que é imprescindível tal procedimento!

A observação do período perfeito para o plantio é algo que não pode passar batido se você quiser plantar o Bambu, de todas as estações do ano a primavera é o momento mais que adequado para você colocar a mão na massa e dar início aos preparativos para ter a sua plantação de Bambu.

Há pessoas mais experientes no ramo das plantações que conseguem cultivar o Bambu mesmo em ambientes com um clima mais frio, mas isso só é possível para agricultores com um poder aquisitivo muito alto que podem comprar recursos bem avançados para tal ocasião.

O problema todo de se tentar cultivar o Bambu em ambientes mais frios é que os ventos podem colocar toda a sua plantação a perder, por isso é melhor que você não se aventura tentando plantá-lo fora de sua época.

Praticamente todas as espécies de planta precisam de uma exposição a luz solar, com o Bambu não ocorre algo diferente, ele também anseia pelos raios solares, no entanto, o período pelo qual precisa deles é um pouco mais extenso do que as outras espécies de planta, em torno de 8h mais ou menos.

Tente observar bem a qualidade do solo o qual vai usar para o plantio do Bambu, ele deve ser cheio de matéria orgânica e ainda precisa possuir uma boa capacidade de drenagem.

Como Reproduzir o Bambu?

Muda de Bambu
Muda de Bambu

Este processo pode se dar pela simples criação de mudas, tudo o que você vai precisar fazer é retirar a parte da sua plantação de Bambu já formada para usar no procedimento de reprodução.

Em geral o corte feito na planta para a produção de mudas é algo que não causa dano nenhum a espécie já formada, mas se for feita de forma incorreta aí sim o procedimento pode gerar em perdas bem consideráveis.

Quando for cortar a parte do Bambu que servirá para muda, lembre-se de fazer isso utilizando uma tesoura, acredite, este simples instrumento vai lhe ajudar bastante neste processo, sem ele você corre o risco de destruir de vez a sua plantação.

Ao tentar utilizar as próprias mãos para retirar a muda que servirá como meio de reprodução do bambu, você pode acabar destruindo uma parte vital da planta, isso pode fazer com que ela morra de vez.

Depois que você tiver retirado a muda, enterre ela no local onde será feito o plantio em posição horizontal.

O corte que você deve fazer deve ter uns 5 colmos, eles são nada mais nada menos do que aquelas marcas que estão no Bambu.

Assim que a muda estiver enterrada horizontalmente você deve regá-la, mas não se esqueça de fazer isso sem exagerar, ou então vai acabar sufocando as raízes do bambu.

Até aqui está todo o conteúdo a respeito de como reproduzir o bambu, mas caso você não saiba muito bem quais são as utilidades dele, sugiro leia este próximo tópico o qual eu deixei logo abaixo, você vai se surpreender!

O Bambu Em Construções Civis

Pode pesquisar se quiser, mas o Bambu é o grande salvador das matas, por causa dele muitos desmatamentos desnecessários deixam de ocorrer.

Existem diversas construções civis em que o Bambu é utilizado juntamente com outros materiais de obra e fique sabendo que a resistência dele é comprovada, por isso não oferece risco de desabamentos nem qualquer outro tipo de problemas dessa magnitude.

E aí, já está pronto para iniciar as suas plantações de Bambu? Espero que a minha matéria tenha sido útil para você!

Muito obrigado por estar aqui e até a próxima matéria!

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *