Home / Plantas / Morango é da Família das Rosas? Qual seu Nome Científico?

Morango é da Família das Rosas? Qual seu Nome Científico?

Sob o ponto de vista genético, o homem e a galinha, qual dos dois é parente mais próximo do morcego?

Antes de responder a esta pergunta, vamos conversar sobre este tema.

O periódico científico “Nature Genetics” publicou há um ano atrás o resultado de 8 anos de pesquisas, de 40 cientistas de algumas partes do mundo, que se debruçaram em decifrar o código genético das rosas, de forma a obter seu completo mapeamento, determinando questões como, qual o cromossomo responsável pela cor, pelo odor ou pela durabilidade das rosas.

O conhecimento adquirido em função desta pesquisa há de abrir caminho para a produção de flores mais duradouras, de cores mais variadas e até de odores diferentes ou mais acentuados, chamou a atenção da comunidade científica, a divulgação de que a similaridade genética envolvendo rosas e morangos foi mencionada entre os resultados da pesquisa, conforme declarado no periódico: “…a flor é mais próxima do morango do que se achava anteriormente”.

Morango é da Família das Rosas

O morango assim como as rosas pertencem a família das rosáceaes, que por sua vez são classificadas dentro de um grupo de vegetais que se reproduzem através de sementes (espermatófitas), protegidas por uma estrutura chamada fruto, cuja anatomia inclui ainda outras estruturas como raiz, caule, folhas, flores, além das já mencionados semente e frutos, chamada angiospermas.

As angiospermas, que incluem as rosaceaes e portanto as rosas e os morangos, apresentam uma marcante característica que as diferenciam de outros vegetais com sementes, a presença das flores (órgãos reprodutores). As flores desempenham um papel fundamental pois protegem as células reprodutoras e atraem os agentes polinizadores.

Os agentes polinizadores transferem as células reprodutoras masculinas contidas nas flores para células receptoras femininas de outra flor ou da mesma flor, desencadeando o processo de reprodução vegetal.

Nos aspectos mencionados morangos e rosas derivam de vegetais de estruturas e forma de reprodução semelhantes, pertencendo então a mesma família botânica. Entretanto a mera similaridades envolvidas em tais aspectos estão contidos dentro de uma didática básica de Botânica, que aproxima outras espécies como maças e peras.

Morango – Nome Científico

Morango é uma denominação genérica dado ao pedúnculo carnudo do morangueiro (Fragaria vesca), incluindo todas as suas espécies e variedades.

Fragaria x ananassa é o nome cientifico do morango que encontramos para nosso deleite nos mercados nacionais, sendo um híbrido das espécies  Fragaria virginiana e Fragaria chiloensis.

Fragaria Chiloensis
Fragaria Chiloensis

É um alimento que fornece doses generosas de frutose e sacarose, sendo pobre em carboidratos. Morango  consumido com cereais, ovos e carnes facilita a absorção de ferro, proporciona efeitos laxativos e diuréticos, além de suprir carência de minerais e vitaminas do complexo B, tem efeito antioxidante e contribui para a formação do colágeno, que fortifica ossos, dentes, pele e artérias.

O Morango e a Economia

Sob o ponto de vista econômico, assim como as rosas, os morangos surfam nos bons ventos do mercado, fornecendo bons lucros e expectativas de novos negócios. O morango, numa escala abaixo, graças a frequente empenho em desenvolver tecnologias viáveis que diminuam a deterioração precoce do produto e sua dependência de defensivos agrícolas, como a implantação de projetos hidropônicos em seu cultivo, eliminando sua má fama de produto altamente contaminado, tem proporcionado bons lucros aos produtores.

A maioria da produção nacional de morangos atende a uma demanda de consumo ‘in natura’, utilizada em saladas, vitaminas, componentes de bolos, geleias, tortas e merengues. Na indústria é utilizado na fabricação de sorvetes e doces. No campo da indústria de cosméticos tem cada vez mais sido utilizado como ingrediente em cremes e xampus.

Afinal, morangos e rosas são ou não da mesma família? Analise outro aspecto.

O Que É Familia

Em botânica o termo família refere-se a classificação de um inteiro grupo de gêneros, que por sua vez engloba um inteiro conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e suas variedades.

Ao responder esta questão envolvendo se dois indivíduos pertencem a mesma família, considera-se que a resposta a esta indagação seja muito simples verificando-se o nome científico, gênero, ordem e família simplesmente através de uma rápida pesquisa na literatura disponível.

Entretanto quando esta teoria é revelada através de um informe científico, o respaldo se torna muito mais relevante pois indica que estudos filogenéticos foram envolvidos nas análises que levaram a esta definição. Este instrumento da disciplina botânica é utilizado quando, entre outras situações, relações insuspeitas entre seres ou grupos de seres são descobertas conduzindo a grandes revisões nas classificações propostas pela taxonomia. Tem sido muito útil também para esclarecer o mais correto posicionamento de espécies e gêneros cuja morfologia tornava difícil uma decisão sobre sua melhor classificação.

Quanto ao aspecto morfológico, para que se compreenda melhor, avalia-se a estrutura externa de um órgão do ser vivo, como no caso dos vegetais, que ora estamos analisando, pode ser qualquer de seus elementos, como vimos, raízes, caule, folhas, flores e frutos, bem como as subdivisões de cada um desses elementos, as interações químicas e físicas envolvidas no seu desenvolvimento e até a quantidade de nutrientes necessários para tal desenvolvimento, o que demanda pesquisa muito profunda e especializada.

Morangos E Rosas São Da Mesma Família

No futuro vamos admirar rosas com cheiro e gosto de morango, ou então vamos ter morangos com formato e odor de rosas, claro que não.

Pesquisas científicas, como as que mencionamos aqui, visam estabelecer padrões e estudos que perseguem a melhoria, a competência e a excelência produtiva num mercado altamente competitivo e sedento por soluções que gerem maiores lucros com pouco ou nenhum desperdício. Neste sentido ao analisar quanto a tecnologia avançou a fim de tornar o cultivo, comércio e transporte de rosas uma atividade econômica mais lucrativa, tal anúncio acena para possibilidades de implantar novas técnicas no manejo do morango, tornando-o igualmente menos perecível e mais produtivo, por exemplo.

Menina Comendo Morango
Menina Comendo Morango

Estudar o genoma de indivíduos diferentes produz dados relevantes para a compreensão dos seus estágios de desenvolvimento, bem como seu grau de parentesco, no caso de nossa pergunta inicial, esta comparação revela que a sequencia do DNA dos morcegos é mais próxima dos humanos do que dos seus pares alados, e no caso de nosso tema, revela-se que os morangos são muito mais parentes da rosa do que imaginávamos.

Veja também

Flor de Pessegueiro: Época de Florada, Características e Fotos

O Brasil é um país com uma grande variedade de espécies quando nos referimos à …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *