Home / Plantas / Pimenta-Dedo-De-Moça: Orígem, Doenças E Como Limpar

Pimenta-Dedo-De-Moça: Orígem, Doenças E Como Limpar

As sementes de pimenta-dedo-de-moça foram anunciadas, como um dos lançamentos previstos para o ano de 2012, nos catálogos das principais manipuladoras e revendedoras de sementes do Brasil, as variedades amarela (Leon) e vermelha (Mexicali).

A pimenta-dedo-de-moça-amarela, pertence a espécie Capsicum baccatum, e apresenta ardência entre 5.000 e 15.000 SHU. É uma ardência considerada média, daquelas que apenas adormecem a língua, emprestam sabor, sem tirar o folego, dependendo da dosagem. Manda bem em molhos,saladas, cozidos e tempero de feijão. Sua versão ressecada e moída é conhecida como pimenta calabresa.

 Origem Da Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela

Pimenta dedo-de-moça ou pimenta-aji, possuem diversas variedades reconhecidas e geralmente se estabelece como origem desta espécie o Peru, embora algumas fontes estabeleça uma origem nativa para esta espécie. Tanto a variedade vermelha, como a variedade amarela são de pungência suave, como vimos, e causam admiração entre os produtores devido sua excelente produtividade e uniformidade de frutos.

Características Da Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela

Os frutos da pimenta-dedo-de-moça-amarela são grandes e uniformes, de formato alongado, parede lisa e grossa. Tamanho médio de 10 a 12 cm de comprimento e 2 a 2,5 cm de diâmetro, coloração intensa, com ótimo padrão de mercado. Comercialmente a produção desta variedade visa seu uso como condimento, entretanto o interesse pela pimenta como ornamentação de ambientes vem ganhando espaço no mercado de flores, pimenteiras oferecem um visual diferente apresentando cores fortes e alegres e são charmosas  na decoração de ambientes. Uma de suas belezas está na mudança de cor durante o amadurecimento, que vai do verde, passa por tonalidades de laranja e se reveste de vermelho vivo.

A variedade produz uma planta compacta, com muitos ramos, de médio porte, bastante resistente, de fácil cultivo e que produz uma boa quantidade de frutos, pode chegar a 1 metro de altura, apesar de ficar com porte menor em vasos, por isso recomenda-se o plantio em recipientes com pelo menos 25 cm de altura para um bom desenvolvimento. O tempo de germinação varia de 7 a 24 dias se for plantada nas condições adequadas. Recomendável deixar as sementes por 12 horas de molho na água antes do plantio.

Comercialmente existem três variedades desta espécie: pimenta dedo-de-moça(Capsicum baccatum), pimenta-cumari (Capsicum baccatum var. praetermissum) e cambuci (Capsicum baccatum var. pendulum). A pimenta-dedo-de-moça-amarela ou Leon apresenta frutos de cor amarelo bem forte e a pimenta-dedo-de-moça-vermelha ou Mexicali apresenta frutos de cor vermelho vigoroso, e são ideais para a produção de molhos e conservas. Ambas devem ser plantadas em períodos e regiões de clima mais quente.

A planta produz flores brancas com manchas amarelas esverdeadas, típicas das variedades da espécie capsicum baccatum. Os frutos são cônicos, de tamanho médio e de pungência média. Brotam verdes escuros e enquanto amadurecem vão adquirindo sua cor amarelos brilhantes, muito bonitos.

Doenças Da Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela

As pimenteiras, enquanto organismo vivo, são susceptíveis a invasão de parasitas entre outras condições adversas impostas pelo habitat, sendo esta uma situação natural, então a proteção do cultivo requer constante atenção, que envolve conhecimento dos sintomas,  manuseio e cuidado preventivo, para que se estabeleça a causa do dano e alternativas para a rápida solução, para que o dano seja reduzido, preservando a saúde da plantação.

As doenças da pimenta-dedo-de-moça-amarela podem afetar a planta em vários níveis, desde pequenas debilidades, observáveis isoladamente em qualquer das suas estruturas, até a destruição completa de um indivíduo e até de toda a plantação.

Doenças da pimenta-dedo-de-moça podem causar grandes perdas e prejuízos, são provocadas por:

Fungos – fungos sobrevivem no solo mesmo sem a presença de vegetais, portanto podem permanecer até a chegada de uma planta sadia, são responsáveis pela esmagadora maioria de doenças na agricultura.

Fungos
Fungos

Nematoides – a ação de larvas, oriundas dos ovos depositados pelos nematoides podem danificar uma cultura ao longo de muitos anos.

rus – O desenvolvimento do vírus depende necessariamente de outro ser vivo com o qual compartilhem uma relação simbiótica, assim aproveitam-se de áreas adoecidas da planta ou de ranhuras como porta de entrada, iniciando a contaminação.

Tais agentes, que incluem ainda em menor frequência as bactérias, provocam doenças nas plantas em virtude de serem negligenciados as necessárias aplicações de nutrientes e tal deficiência nutricional é uma das principais causas para a infestação de pragas e doenças em uma plantação.

Como Limpar Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela

Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela na Banca
Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela na Banca

Doenças podem ser evitadas adotando-se medidas que promovam a boa condução da plantação, que incluem respeitar o calendário de plantio, adubação balanceada, cuidado com ferimentos nas plantas, impedir competição com plantas daninhas e a criteriosa escolha de cultivares adaptados ao clima.

Outras Medidas Preventivas Incluem:

Criteriosa seleção de sementes e mudas. Preferência por variedades adaptadas e resistentes. Escolha de solo bem drenado e boa aeração. Providenciar adubação balanceada, baseada em análise do solo;

Produzir mudas e sementeiras em telados instalados em locais separados do campo de cultivo, onde as mudas ficam protegidas de vetores de viroses;

Instalação de filtros  da água utilizada para irrigação, garantindo sua boa qualidade, impedindo que contamine sua plantação. Providencie que não haja excesso na irrigação.

Pé de Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela no Vaso
Pé de Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela no Vaso

Utilização de medidas consistentes de combate aos insetos que são os principais vetores de viroses e que provocam ferimentos nas plantas, facilitando a contaminação por vírus, principalmente nos frutos.

Adotar critérios de manuseio durante as operações de amarrio, capinas, irrigação ou outros tratos culturais, que protejam as plantas de ferimentos.

Realizar as pulverizações defensivos agrícolas, de preferência de forma preventiva, quando as condições climáticas forem, historicamente mais favoráveis a uma determinada doença. Após o seu estabelecimento, o controle de infestação da maioria das doenças torna-se impossível.

O trânsito entre os pomares deve ser evitado para que patógenos não sejam transportados e distribuídos dentro da plantação, a desinfestação de calçados pode ser feita com a colocação de cal virgem na entrada dos pomares.

Após a temporada da colheita, deve-se destruir toda estrutura vegetal remanescente onde patógenos e insetos poderiam sobreviver, são indicadas a queima controlada ou o enterro profundo.

Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela e Uma Verde
Pimenta-Dedo-De-Moça-Amarela e Uma Verde

Ao fim de cada temporada de colheita, promova a rotação de culturas, de preferência com gramíneas. Esta estratégia é muito importante para eliminar doenças de solo, mais difíceis de serem controladas.

Inspecionar diariamente a plantação para prevenir o surgimento de doença, antes que se estabeleçam, ou provoque danos..

By [email protected]

Veja também

Curiosidades Sobre a Ameixa e Fatos Interessantes

A ameixa é um membro da família das rosas e é um parente próximo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *