Home / Animais / Como Saber se o Labrador é Puro ou Misturado?

Como Saber se o Labrador é Puro ou Misturado?

Existem diversas raças de cães espalhados pelo mundo. Muitas delas são puras, já outras, são uma mistura entre uma espécie e outra. A miscigenação das espécies — conhecida popularmente como vira-latas — são adoráveis, porém, não possui nenhum pedigree.

Os cães que possuem mais de uma raça em seu sangue não são menos queridos do que aqueles que são puros. Isso é um engano muito grande, um preconceito! Muitos deles conseguem ser tão bons e inteligentes quanto um cão sem nenhum tipo de mistura.

Mas, não é sobre os vira-latas que o nosso artigo irá tratar, não é mesmo? Afinal, você chegou até aqui para descobrir se o seu pet — no caso, um labrador — é realmente puro ou se possui um misto entre raças. Aqui você irá descobrir as características de um labrador autêntico e de um que não é!

Como Saber Se O Labrador É Mestiço?

Primeiramente, o que você deve levar em conta é de onde você tirou esse cachorro. Não é preconceito, mas, em grande parte dos canis do Brasil os cães não são separados. E, onde existem cachorros de diferentes espécies, a chance de cruzarem e terem filhotes mestiços em abundância é grande.

Mas, essa não é a única alternativa para saber se o seu labrador é realmente autêntico. Veja algumas dicas que você pode conferir:

Pedigree

Ele possui pedigree? Se sim, obviamente, o seu cão é de raça. Se não possui, a chance dele ser mestiço é de quase 100%. Mesmo que ele tenha vindo de um parente confiável ou de um pet shop muito popular e recomendado. Se você não consegue identificar o pedigree do cachorro, a chance dele ser vira-lata é praticamente certa.

Para quem não sabe, pedigree é como se fosse o “RG do cão”. Com este documento, é possível identificar quem são os pais, avós, bisavós e todos os outros ancestrais do animal. Desta forma, é possível provar que ele vem de uma ninhada de uma única família.

Isso significa que o labrador que você tem é puro, porque seus bisavôs, avôs e pais eram labradores registrados. Existem meios de falsificar um pedigree, mas isso é raro e muito pouco provável de acontecer.

E Se O Meu Cão Não Tem Pedigree?

Então, como foi dito no começo do tópico anterior, um cão sem pedigree é praticamente certo de que ele é um vira-lata, ou srd (sem raça definida).

Só para constar, um vira-lata é um cão que possui mais de uma raça em seu sangue. Não importa se você consegue identificar quais são os pais deste cão. Se ele não é puro, ele é um sdr.

Como Identificar Um Labrador Puro?

Para saber se o seu animal é puro, também existem algumas características que você pode notar, tanto comportamental quanto físicas.

O seu animal consegue passar o gene de raça para os seus descendentes: Por mais que ele se pareça com um labrador, isso não quer dizer nada. Assim como é com os humanos, os animais puxam para o pai ou para a mãe. Pode ser que, na mistura, o seu cão esteja com a aparência mais parecida com o labrador retriever, mas isso não significa que ele é puro.

Por ser um cão srd, no cruzamento ele acaba passando vários genes para os filhotes. E, assim, com pouco tempo, a aparência de labrador pode ir sumindo…

Se você, mesmo assim, ainda está com dúvidas a respeito da raça do seu labrador, veja algumas características que são em comum entre todos eles logo abaixo!

Características do Labrador

A peculiaridade mais comum é o seu equilíbrio. Por esta qualidade, ele é bastante utilizado como cão-guia, por exemplo. Se o seu animal é muito travesso, pode ser que ele não seja de raça e sim mestiço. Mas, não é só a personalidade que deve ser medida.

Existem traços físicos que são perceptíveis para qualquer pessoa. Uma ótima exemplificação disso é o seu peso. Os labradores, por mais que isso não seja regra, não passam dos 60 quilos. Ele gosta de se movimentar, então, naturalmente, queima as calorias que consome.

A sua altura também é bastante similar: Eles possuem por volta de 55 a 58 centímetros.

A orelha é outro fator inconfundível: Elas são triangulares, caídas e de tamanho médio.

Um traço dos animais mestiços é que eles são rebeldes demais. Portanto, se o seu labrador apresentar esse tipo de comportamento, já fique em alerta porque, provavelmente, ele é um srd.

Labradores são fiéis e obedientes. Todo animal desta espécie é deste jeito.

Suas habilidades cognitivas são excelentes! Já em uma mistura, isso poderia ficar bastante prejudicado.

Ele é um animal sociável: É bem raro você encontrar algum labrador tímido. Eles adoram pegar o chinelo dos donos, brincar com as visitas e ser o centro das atenções, toda hora.

Um bom indicador para saber se ele é vira-lata ou não, é que ele se mostra muito desconfiado com os amigos que você recebe em casa, por exemplo. É lógico que ele não simpatiza com todos, mas, se os seus donos estiverem por perto, não há motivo para ele se preocupar.

Cuidados Com O Labrador

Independente se o seu animal é de raça ou não, ele precisa de cuidados básicos.  O labrador, o objeto de estudo deste artigo, possui as orelhas caídas. Para um dono desatento, elas podem passar despercebidas quando for lavada.

Aí que está o problema, pois eles são animais que adoram água. Com isso, é muito provável que sempre quando sai do nado, um acúmulo de bactérias será formado nessa região tão frágil.

Além disso, seus pelos precisam de cuidados constantes para se manter limpos e radiantes.

Uma última curiosidade, é que os labradores puros são muito mais propensos a ficarem doentes. Os vira-latas possuem uma imunidade bem alta, já os puros são bem mais frágeis.

Um indicativo — infeliz — de que o seu animal é de raça, são os intermináveis resfriados que ele possui durante o ano, principalmente durante o frio.

Lembre-se de que não importa se o seu animal é de raça ou não! O que vale são os cuidados recebidos por você. Certo? Cuide bem dele!

Veja também

Furão Tourão: Características, Filhotes, Nome Científico e Fotos

O furão tourão é um nome muito comum usado para se referir ao furão, um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *