Home / Animais / Tudo Sobre Labrador: Características Principais

Tudo Sobre Labrador: Características Principais

O cão labrador é considerado uma raça bastante simpática, companheira e brincalhona. Apresenta facilidade no treinamento e, inclusive, pode oferecer um excelente suporte para pessoas com deficiências físicas.

Não é um cão agressivo e nem tímido. Apresenta uma forte paixão por água, sendo inclusive um excelente nadador. Uma curiosidade em relação a este comportamento é que o cão labrador possui membranas interdigitais entre as patas, característica que torna o seu nado mais rápido; além disso, a sua pelagem, com textura levemente impermeável, possibilita que o mesmo se mantenha aquecido dentro da água, bem como flutue e seque com mais facilidade.

Esse cão ama correr e brincar. O seu espaço ideal são quintais amplos e espaçosos, nos quais possa se movimentar e interagir com os humanos. Possui uma expectativa de vida estimada entre 12 e 13 anos. Nos pet shops, é possível encontrar filhotes da raça por um preço médio de R$ 1.500.

Além das características apresentadas aqui, há outras importantes informações que serão descritas ao longo deste artigo. Se você é um amante desta raça tão fascinante, este artigo é para você.

Venha conosco e boa leitura.

Tudo Sobre Labrador: História da Raça

A história deste cão vem da Península do Labrador, localizada na porção leste do Canadá, mais precisamente na Ilha de Terra Nova. Neste local, os cães eram muito utilizados pelos trabalhadores com a finalidade de recuperação das redes de pesca, assim como na caça às aves selvagens.

Anteriormente a Ilha de Terra Nova era habitada por esquimós, até que os pescadores que passavam pelo local decidiram se fixar por lá. Provavelmente esses pescadores teriam trazido os cães à ilha, os quais criaram características físicas que permitiram a adaptação ao clima rigoroso da ilha.

Conforme a popularidade da raça foi aumentando, estes cães foram substituindo os demais cães da ilha.

A raça teria sido levada à Grã-Bretanha pelo conde de Malmsburry, o qual modificou o nome desse cão para Labrador Retrivier. Na Grão-Betanha, havia uma grande preocupação em manter a raça pura, de modo a preservar as características naturais de aptidão para o nado e caça.

No ano de 1903, os labradores foram reconhecidos como raça. Alguns cães foram registrados com o nome “Labrador Golden Retrivier”, e outros apenas como “labrador”.

Cães labradores possuíam forte associação à família real britânica, participando inclusive de competições e exposições.

Tudo Sobre Labrador: Características Físicas

Estes cães apresentam uma pelagem grossa e impermeável, que pode variar entre as tonalidades amarelo, preto e chocolate.

Há diferenças em peso e altura comparativamente entre machos e fêmeas. Os machos possuem de 57 a 62 centímetros de altura, ao nível da cernelha, e pesam entre 36 e 40 quilos; ao passo que as fêmeas, possuem a altura de 55 a 60 centímetros (também ao nível da cernelha) e pesam entre 25 e 36 quilos.

Apresentam certas semelhanças físicas ao cão mastim. Em relação à raça Terra-Nova (provavelmente antecessora dos labradores), os cães labradores são mais fortes e possuem os ossos mais robustos; no entanto, ambos possuem os dedos palmeados.

 Tudo Sobre Labrador: Temperamento

Esta raça é enérgica, brincalhona, inteligente, animada e obediente. É uma ótima companhia para crianças.

Em razão de sua origem histórica na ilha de Terra nova, este cão precisa de desafios diários, os quais podem incluir espaços para correr e brincar.

Gosta de atenção e não dispensa brincadeiras com a bola, incansáveis vezes.

Na ausência do dono, o cão labrador pode adoecer ou até mesmo morrer, no entanto, apesar deste grande apego, ele não se opõe a novas companhias na casa, seja através de uma criança, visitas ou até mesmo outros cães.

Cães labradores adestrados corretamente costumam ser bastante obedientes, principalmente quando exercem atividades interessantes que permitem gastar toda a sua energia. A obediência pode estar relacionada à grande necessidade de agradar o seu dono.

Tudo Sobre o Labrador: Cuidados Necessários

A principal recomendação é garantir que esses cães realizem muito exercício físico diário. Infelizmente, nos quintais, a raça possui um alto poder de destruição, cavando buracos no jardim e destruindo flores.

Assim como ocorre com a maioria das raças de grande porte, cães labradores devem ter a sua alimentação controlada, de modo a não desenvolver sobrepeso, quadro que se reflete em problemas ósseos e articulares.

Os principais problemas ósseos e articulares são a displasia de cotovelo e displasia de quadril. Embora a torção de estômago não se enquadre nesta categoria, ela também está associada ao sobrepeso. A maioria dos cães da raça apresenta propensão natural a engordar.

Quando o clima está quente, os banhos quinzenais são uma excelente recomendação, visto que o animal apresenta uma grande afinidade com a água; no entanto, pode se adaptar com facilidade tanto a temperaturas muito baixas como a temperaturas altas demais.

Detalhes Sobre a Alimentação

Do nascimento até os 40 dias completos, este cão deve alimentar-se unicamente de leite materno, caso não seja possível, aconselha-se a utilização de leite especial para bebês.

Após os 40 dias, inicia-se a fase de desmame, na qual a alimentação deve progredir de leite especial para papinhas de desmame, até chegar à ração para filhotes.

Até o terceiro mês de vida, este cão deve receber 300 gramas por dia de ração para filhotes, quantidade esta que deve ser dividida em cinco vezes ao dia. Ao completar 3 meses, a quantidade de ração sobe para 400 gramas, podendo ser ‘parcelada em três vezes ao dia. Até os 6 meses, a quantidade de ração é de 500 gramas, distribuídas em duas vezes ao dia.

O labrador adulto é alimentado em média uma vez ao dia, com 500 a 600 gramas de ração; no entanto, esta proporção pode variar de acordo com as necessidades nutricionais do animal; logo, a orientação de um veterinário é sempre a melhor opção.

*

Depois de aprender bastante sobre a raça dos cães labradores, o nosso convite é para que continue aprendendo sobre assuntos variados, ao visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade especialmente feito para os amantes dos animais e da natureza de modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Petz. Guia de Raças Labrador. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/labrador/>;

Raças de Cachorro. Labrador. Disponível em: < https://www.racasdecachorro.com.br/labrador>.

 

Veja também

Ratufa Indica

Esquilo: Classe, Filo, Família, Reino e Classificações Inferiores

Esquilos são um grupo diverso que consiste em cerca de 279 espécies e 51 gêneros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *