Home / Animais / Top 10 Espécies de Aranhas Mais Rápidas do Mundo

Top 10 Espécies de Aranhas Mais Rápidas do Mundo

Este post pode ser terrível para aqueles que possuem a aracnofobia — o pavor de aranhas. Imagine só: Você está sentado em sua sala quando, de repente, aparece um desses aracnídeos bem rapidamente! Só de pensar, isso dá arrepios!

Este pensamento pode se tornar ainda pior quando imaginamos que a aranha que está bem diante dos nossos olhos é uma das 10 mais rápidas do mundo! Caso ela queira, pode dar um ataque certeiro em nossas pernas, sem que haja nenhuma reação do nosso corpo!

Felizmente, a maioria das aranhas não se comporta assim. Elas, na maioria das vezes, fogem quando estão perto dos humanos. Ufa! Mas, não é porque elas não reagem à presença humana que sua velocidade é diminuída! Aqui, você conhecerá 10 das mais rápidas do mundo! Veja só!

Observação: O ranking não está na ordem de velocidade das aranhas, pois elas podem diferenciar essa rapidez conforme o clima, tamanho de suas patas, superfície onde está se locomovendo e por aí vai.

Família Selenopidae

Com toda certeza, este é o grupo das aranhas mais rápidas do mundo. Acredite só: Esta família consegue ter uma reação de — apenas — 1/8 de segundo. Isso nem dá para ser imaginado!

Se algum predador aparecer em suas costas, sua reação de vê-lo e fugir será tão rápida que ele nem verá o que aconteceu. Isso que é uma defesa espetacular!

Só para você ter noção do quanto elas são rápidas, se você piscar o olho por uma vez, ela consegue dar pelo menos três giros no seu próprio eixo. Isso mesmo! Ela é capaz de rodopiar por pelo menos três vezes durante uma piscada comum de um ser humano.

Suas patas possuem artifícios próprios, que permitem com que elas adquiram essa façanha tão impressionante. Por causa disso, elas conseguem se orientar com excelência, seja com um predador que está se aproximando ou uma possível presa para o seu jantar.

Dentro desta família, é possível encontrar diversos tipos de aranhas, como por exemplo:

Aranha Voadora

A conhecida aranha voadora (flying spider, em inglês), é um tipo muito raro de aracnídeo. Ela já foi vista no nosso país, porém, em uma quantidade quase que insignificante. Por este motivo, é pouco provável que ela seja nativa.

Seu tamanho é um pouco assustador, pois pode chegar a até 8 centímetros de comprimento. Outro fator que ela possui e que amedronta muita gente é que ela adora ficar no topo de árvores e outros lugares altos.

Ela é uma aranha que costuma ficar dentro das matas, sendo difícil encontrá-la nos meios urbanos.

Seu nome surgiu de um costume bem peculiar da espécie: Se jogar de ambientes altíssimos e, mesmo assim, não ter uma queda brusca e fatal. No caso delas, o que acontece é que elas podem manipular a aerodinâmica, fazendo com que o seu corpo caia tranquilamente. É uma técnica semelhante a dos gatos, que sempre caem de pé.

Aranha Caranguejo

As aranhas-caranguejo (Não confunda com as caranguejeiras, uma espécie de aranha muito conhecida — e perigosa — que habita nas regiões do Brasil e em outras partes do mundo), recebeu este nome por causa da sua semelhança com os caranguejos.

Agora, vamos falar de outras espécies de aranhas velozes.

Aranha Ducati

Se este sobrenome se parece comum para você, a intenção deste nome será ainda mais surreal: A aranha foi batizada de Ducati, uma famosa e importante marca de motocicletas.

Motocicleta Ducati
Motocicleta Ducati

Sua semelhança com as motos é que, sua velocidade impressiona, apesar de ser um animal de apenas 3 milímetros!

Quando esta espécie foi descoberta, três características foram seu destaque: pequena, ágil e anda muito rápido. Por causa disso, elas são quase impossíveis de serem capturadas!

Além do mais, o cientista descobridor da espécie, Robb Bennett, é um fã apaixonado de motos. Nada melhor do que unir uma paixão incontrolável com uma descoberta que marcou a sua vida para sempre.

Esta espécie é considerada como o aracnídeo mais rápido de todo o mundo, superando todas as espécies de carrapatos e escorpiões existentes.

Outras Espécies Igualmente Velozes

É um pouco complicado elaborar um top 10 das aranhas mais rápidas do mundo. Pois, dentre outras características, elas se movem de maneira ligeiramente igual. Com isso, aqui será destacada algumas das principais formas das aranhas de se locomoverem, certo?

Aranha Caranguejeira

Engana-se quem pensa que ela é uma aranha lenta. Pelo contrário! Sua corrida não é tão grandiosa, mas, seu bote é surpreendente! Ela possui um mecanismo onde seu ataque pode se tornar 4 vezes maior do que o seu tamanho, em uma temperatura de 17 graus.

E, fique espantado: No calor, este tamanho pode ser até 10 vezes maior do que o seu tamanho!

Fazendo simples contas, sabendo que o tamanho médio de uma caranguejeira é 20 centímetros:

  • Com 17 graus, ela chega até 4 vezes o seu tamanho. Isso dá 80 centímetros em um 1 segundo;
  • Já no calor, numa temperatura de 38 graus, ela alcança 10 vezes o seu tamanho. Com isso, ela pode chegar aos 2 metros de distância em apenas 1 segundo!

Não estamos falando se velocidade na corrida, e sim, do seu bote! Agora, é melhor pensar duas vezes (ou melhor, dez vezes!) antes de brincar perto de uma aranha dessas!

Aranha de Grama

Aranha de Grama
Aranha de Grama

Aranha bastante comum no Brasil, representando cerca de 20% dos casos onde há o ataque do aracnídeo. Sua velocidade é medida da mesma forma da aranha caranguejeira, porém, um pouco mais lenta.

Aranhas Planas

Todos os tipos de aranhas planas podem ser colocados neste ranking. De acordo com vários ecologistas espalhados pelo mundo, elas são os grupos onde a velocidade desses aracnídeos se destaca de forma grandiosa.

Aqui, você encontra as duas primeiras citadas no artigo (aranha voadora e aranha caranguejo) além de outras espécies como a aranha chatinha.

Além das planas, outros destaques de aranhas rápidas são: Aranha Zimiris e a aranha corredeira.

Sempre tome cuidado quando se deparar com uma aranha, pois, nunca se sabe qual delas tem veneno mortal! Muitas delas são peçonhentas, mas, felizmente, grande parte possui a toxina em níveis baixos.

Mas, sempre é bom se precaver quando encontrar alguma delas, mesmo que o tamanho seja pequeno! Como você leu no artigo, elas são bem rápidas!

Veja também

Quais São os Predadores do Flamingo e Seus Inimigos Naturais?

O flamingo é uma ave que infelizmente está com ameaça de extinção, sua reprodução é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *