Home / Animais / Comportamento Da Iguana, Hábitos E Modo De Vida Do Animal

Comportamento Da Iguana, Hábitos E Modo De Vida Do Animal

As iguanas são répteis que se tornaram uma ótima alternativa para quem quer ter um animal de estimação exótico. Porém, você sabe alguma coisa sobre ela, como comportamentos, hábitos e por aí vai?

Bem, a seguir, vamos falar um pouco a respeito da iguana nesses aspectos.

Iguana: Comportamentos Mais Comuns

Se comparada a outros répteis, podemos dizer que as iguanas são animais tranquilos, e até, de certo modo, fáceis de domesticar (tanto é que são criadas como pés por muita gente). Caso esteja perfeitamente acostumada com pessoas, deixa-se manipular sem ficar agitada. Contudo, caso ela não esteja acostumada a qualquer tipo de manejo por seres humanos, ela pode ser um tanto quanto arisca, e até mesmo agressiva, podendo fazer uso dos seus dentes, garras e cauda como mecanismos de defesa.

Inclusive, em caso de ter uma iguana de estimação, o mais recomendado é ter fêmeas, pois, em geral, os machos são mais agressivos; tanto é que não é recomendado juntar dois machos em um mesmo ambiente, devido a disputas territoriais.

Outro comportamento bem peculiar desses animais é que eles exploram o ambiente ao seu redor através da língua, como acontece mais ou menos com as cobras. Apenas quando elas param de colocar a língua para fora é que relaxam. Ao mesmo tempo, caso elas se sintam ameaçadas, geralmente, avançam para morder seu algoz. Lembrando que os dentes das iguanas são pequenos, mas podem machucar bastante..

Outra forma de defesa que esses animais usam é usarem a cauda como chicote, mais um comportamento quando esses animais sentem a presença de algum perigo. Ela faz isso quando também quer intimidar outro animal. E, mais uma vez, esse comportamento é mais comum nos machos do que nas fêmeas.

Porém, em termos de agressividade, quando é época do cio, ambos, tanto o macho, quanto a fêmea ficam violentos.

Hábitos Quanto À Reprodução

Após ocorrer a cópula, as iguanas colocam ovos num prazo entre 50 e 100 dias mais ou menos. Interessante que antes de colocar esses ovos, as fêmeas deixam de comer, mas continuam a beber água (até mais do que o normal). Assim, isso ajuda na sua postura, pois deixa tudo mais úmido, e auxilia em um melhor desenvolvimento dos embriões.

Importante salientar que as árvores são alguns dos locais preferidos pelas iguanas, porém, para a postura dos ovos, o chão é o lugar escolhido por elas. Isso acontece porque, para esse processo específico, esses animais necessitam de pum local que seja tranquilo e sossegado. especialmente para não ficar à mercê de predadores.

Não é à toa que na natureza esses animais, em muitas ocasiões, nadam grandes distâncias para encontrarem locais desertos para, enfim, botarem seus ovos. O procedimento que elas fazem nessa postura, inclusive, é bem simples, apenas cavando um buraco na terra, e, em seguida, enterrando os ovos que acabou de colocar. Em geral, a quantidade que colocam são em torno de 40.

Lembrando ainda que a mãe não incuba os ovos (já que eles se encontram enterrados), e quando os filhotes nascem, eles ficam à própria sorte, não sendo cuidados nem pela mãe, nem pelo pai. Quando estes saem dos ovos, inclusive, fazem sozinhos em um processo que pode durar cerca de 1 dia.

Outros Hábitos E Comportamentos Interessantes Desse Réptil

Com relação à alimentação, a iguana é até um pouco eclética. Pode comer tranquilamente insetos, pequenos roedores e lesmas, mas também exercer seu lado vegetariana, e comer frutas, vegetais dos mais variados e até mesmo flores. E, com essa alimentação tão variada, elas podem viver entre 10 e 13 anos, mais ou menos.

Outro comportamento curioso que esses animais possuem é quando estão sob algum tipo de perigo. Por exemplo, se caso um predador qualquer estiver prendendo sua cauda, elas têm a capacidade de soltar um pedaço delas, assim como as lagartixas fazem. O “membro decepado” irá crescer novamente do mesmo jeito, sem prejuízo ao animal.

Iguana se Alimentando
Iguana se Alimentando

Durante a noite, as iguanas procuram qualquer tipo de abrigo, sejam buracos na vegetação, sejam tocas em pedras, cujo intuito é manter a temperatura corporal, visto que nessa parte do dia, geralmente, o clima é mais frio. Não é à toa, por exemplo, que a maior parte dos habitats desses animais são em locais secos das Américas.

Ah, e é importante frisar também que se tratam de animais de hábitos diurnos, deixando a noite para descansarem e dormirem.

Pra Finalizar: Curiosidades Referentes Às Iguanas

Interessante notar que o sexo desses animais, enquanto ainda são embriões, é determinado pela temperatura do ambiente onde os ovos são depositados. Por exemplo: quanto mais fundos os ovos estiverem enterrados e for mais quente, a probabilidade de nascerem machos são maiores. Já, quanto mais estiverem na superfície, e o ambiente estiver mais frio, é provável que nasçam fêmeas.

Como se tratam de animais de sangue frio, e que precisam manter a temperatura do corpo estável, é importante que, para quem for criar esse réptil como animal de estimação, coloque luz ultravioleta em seu terrário para que ele possa se esquentar de vez em quando.

As iguanas são répteis que nadam muito bem. Na verdade, elas são excelentes mergulhadoras, e podem descer a grandes profundidades com certa facilidade, especialmente quando se trata de buscar comida, ou mesmo ´para ir a um ponto mais deserto da região onde vive para desovar.

E, você sabia que machos de certas espécies de cobras e lagartos possuem 2 pênis? É o caso da iguana, por exemplo, no qual o macho delas só usa um deles na hora da cópula com as fêmeas.

Pra finalizar, são répteis que mudam de coloração com o passar dos anos. Quando são jovens, as iguanas, via de regra, possuem uma coloração mais verde escura. Porém, com o passar do tempo, ocorre uma variedade nesse sentido, e iguanas adultas passam a ter outras cores, e até listras no decorrer do corpo.

Como podemos ver, os comportamentos e hábitos desse animal são bem interessantes, e talvez até lhe incentivem a ter um de estimação. Não é um “pet” muito usual, mas, certamente, é bem peculiar ter um bicho desses em casa.

Veja também

Quais São os Predadores da Mariposa e Seus Inimigos Naturais?

Mariposas Esses insetos muito parecidos com as borboletas, possuem algumas pequenas diferenciações do inseto mais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *