Home / Animais / Diferenças Entre Sapos, Rãs e Pererecas, Quais são e Fotos

Diferenças Entre Sapos, Rãs e Pererecas, Quais são e Fotos

Provavelmente você já tenha se deparado com algum sapo. Eles podem ser encontrados perto de lagoas, riachos, lagos, etc. É comum vê-los em áreas úmidas. Portanto se você acessou alguma dessas áreas, é possível que tenha encontrado um sapo. Muitas pessoas se espantam, tem medo ou nojo desses animais. Enquanto outras simplesmente admiram. Ao se deparar, você conseguiu distinguir o que realmente era? Vamos entender algumas diferenças para que você consiga distinguir sapos, rãs e pererecas.

Os Sapos

Os sapos são animais anfíbios, ou seja, eles vivem uma fase de sua vida na terra e outra fase de sua vida na água. Além disso, são animais vertebrados, possuem ossos. Existe uma grande variedade de espécies de sapos. A pele do sapo é rugosa e seca, se alimentam de insetos, e é muito conhecido por uma língua grande que captura os insetos que estão ao seu redor com um golpe certeiro. Sapo são muito representados na cultura popular. Eles podem chegar a pesar de 400g a 1quilo e meio. Seu tamanho pode chegar a 25 cm. Diferente das outras espécies, entre os sapos, as fêmeas são maiores que os machos.

Alguns aspectos diferenciam os sapos. A pele seca, o ambiente e alguns comportamentos. Eles vivem maior parte da vida em terra firme, e buscam a água somente para se reproduzir.  Uma das diferenças marcantes também é o tamanho do seu salto. Suas pernas são menores do que as das rãs e pererecas, por isso eles têm um salto menor. Além disso, existem algumas espécies de sapos que são venenosas.

Rãs

As rãs também são anfíbios. Seu habitat é preferencialmente em locais úmidos, por isso vivem perto de lagoas riachos, pântanos e ambiental largados. Se alimentam basicamente de insetos e vermes, e, assim como os sapos, capturam seus alimentos com a língua pegajosa. Elas possuem diversas espécies e subespécies. Em muitas culturas a rã é utilizada como alimento e uma especiaria na culinária. É uma fonte de proteína. Apesar de não ser muito comum, no Ocidente é possível encontrar carne de rã em alguns restaurantes, ainda assim, seu consumo é mais comum no Oriente.

O Tamanho da Rã
O Tamanho da Rã

Seu tamanho varia muito de acordo com a espécie. A principal diferença entre ela e o sapos são suas pernas. Elas dão a habilidade de saltos que quase chegam a 1 metro. As rãs são as que saltam mais alto entre os sapos e as pererecas.

Pererecas

As pererecas, assim como os sapos e as rãs, pertencem a um grupo de anfíbios ou seja, parte de sua vida é terrestre e parte de sua vida é aquática. Esse grupo também é chamado anuros. As pererecas são as menores entre eles, apesar de existirem espécies de rãs que podem ser menores que as pererecas.

As pererecas são muito utilizadas na medicina alternativa. A maior parte do tempo elas ficam na vegetação, elas caçam, se alimentam e reproduzem durante a noite. Sua alimentação consiste em insetos assim como os sapos e as rãs. Sua reprodução é sexuada, os machos copulam com as fêmeas e elas colocam os ovos em folhas protegidas.

As pererecas são as únicas que possuem ventosas em suas patas que permitem que elas se estabilizem ambientes verticais. Por isso, é fácil encontra-las em árvores.

Diferente dos sapos e das rãs, os ovos são colocados na vegetação. Ao nascerem, eles procuram pela água e iniciam sua vida aquática, até estarem desenvolvidos para a vida terrestre. Outra diferença física importante é o formato de sua pupila. Os olhos das rãs são saltados e sua pupila é vertical.

Ameaças aos Sapos Rãs e Pererecas

Assim como qualquer animal da fauna mundial, os anuros têm predadores. Os principais predadores desses anfíbios são as cobras. Dependendo de seu habitat, os crocodilos também podem ser ameaças em potencial.

Considerando sua anatomia e capacidade de fugir, a caça entre cobras e anuros é um show de agilidade. Em alguns segundos é possível perceber o bote certeiro ou a fuga rápida.

Os anuros têm como uma de suas características a pele pegajosa e sensível. Ainda que os sapos tenham a pele mais seca, ao tocar é possível perceber um muco viçoso. A pele desses animais é um dos órgãos mais importantes. Ela é responsável pela proteção e até respiração. Uma das ameaças que eles sofrem é originada pelos humanos. O aquecimento global produz raios ultravioletas mais fortes que o normal, se isso já é prejudicial para a pele humana, é ainda mais para peles sensíveis como dos anuros.

Uma das maiores e principais causas de mortes desses animais é por doenças de pele, propagação de vermes e fungos que se instalam em sua pele e os matam aos poucos. O aumento desses casos se dá principalmente pelo aumento da temperatura. Em alguns lugares, existe uma caça predatória a algumas espécies de sapos venenosos, pois eles acabam com a existência de outros animais. Na Austrália é comum encontrar grupos de extermínios aos sapos venenosos.

Utilidades dos Sapos, Rãs e Pererecas

Assim como outros animais, eles são ótimos controladores ambientais, sua participação na cadeia alimentar pode controlar pragas através de sua alimentação baseada em insetos e vermes.

Além disso, assim como outros animais exigentes, os anuros precisam de ambientes controlados e com uma qualidade ecológica. Ou seja, águas poluídas ou lugares sem vegetação não são um bom habitat para eles. Portanto, encontra-los pode significar que o lugar está em bom estado de preservação ambiental.

Sapo no Meio Ambiente
Sapo no Meio Ambiente

Há muito tempo, o muco de suas peles já era utilizado por indígenas para elaboração de remédios. Segundo a sabedoria indígena, poderia aumentar a imunidade, considerando que é um fator protetor para os animais. Hoje, as propriedades desse muco são estudadas, e cada vez mais é comprovado cientificamente a veracidade da utilização indígena do muco dos anuros.

Outro objeto de estudo é a substância que mantém as pererecas grudadas em superfícies de difícil estabilização. As fitas adesivas elaboradas por humanos não duram uma retirada e recolagem, enquanto a substância das patas das pererecas pode ser retirada e recolocada diversas vezes sem perder a aderência e precisão.

São animais extraordinários e interessantes!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *