Home / Animais / Araçari-De-Huallaga Ou Toucanet De Sobrancelha Amarela: Fotos

Araçari-De-Huallaga Ou Toucanet De Sobrancelha Amarela: Fotos

Aves exóticas é o que não faltam na natureza, mesmo que a quantidade delas tenha diminuído drasticamente nos últimos anos. Um desses exemplares é o araçari-de-huallaga ou toucanet de sobrancelha amarela, que falaremos mais a seguir, com muitas fotos (afinal, estamos falando de uma belíssima ave exótica).

Características da Ave

De nome científico Aulacorhynchus huallagae, esse pássaro é uma espécie rara que pertence à família Ramphastidae, um grupo de aves neotropicais, no qual um dos membros é o nosso conhecido tucano. A espécie toucanet de sobrancelha amarela é endêmica das florestas úmidas localizadas nas regiões andinas do norte do Peru.

Essa ave é tão pouco conhecida, e sua distribuição geográfica é tão restrita, que são conhecidos apenas três locais no Peru onde dá pra encontrar esse animal (e, praticamente todos de difícil acesso): Utcubamba na região de La Libertad, parque nacional Río Abiseo, e nas regiões de San Martín e Leymebambe .

Obviamente que pelos locais restritos de seu habitat, esse pássaro vem diminuindo a sua população, especialmente devido ao desmatamento. Por esse motivo, a espécie já é considerada ameaçada de extinção pela IUCN (ou União Internacional para Conservação da Natureza), mesmo que, necessariamente, ela não seja maciçamente caçada para tráfico de animais silvestres, como acontece com muitas espécies de tucanos.

Aspectos Físicos E Comportamento

O toucanet de sobrancelha amarela possui o corpo todo verde, e uma curta linha amarela atrás dos olhos, o que dá o nome popular a essa espécie. Também possui uma faixa azul característica localizada no peito. Já as penas da parte central de sua cauda puxam mais para uma coloração castanha.

Em termos de tamanho, podem medir entre 37 e 44 cm de comprimento, com um peso aproximado entre 250 e 278 g. Tanto em relação ao tamanho, quanto a outros aspectos físicos, essa ave se assemelha muito ao toucanet de faixa azul, diferenciando-se apenas devido a alguns tons de sua coloração.

Em geral, o toucanet de sobrancelha amarela vive em bandos relativamente numerosos, o então em pares. São animais basante calmos e dóceis na maior parte do tempo, porém, podem se tornar agressivos caso percebam algum problema as redondezas.

Essa ave usa os seus pios curtos e ecos tanto para atrair seus respectivos parceiros para acasalamento, quanto para avisar aos demais a presença de algum perigo, como a aproximação de algum predador, por exemplo.

Alimentação e Reprodução

Com relação à alimentação, essa ave aprecia bastante frutas e suas sementes. Acredita-se que, eventualmente, comam insetos e pequenos répteis também, mas, até o momento, apenas frutas foram encontradas em seu estômago.

Já em se tratando da reprodução dessa espécie, ela ocorre, preferencialmente, no início de outubro, que é quando os casais desse ave se formam, construindo ninhos no topo de grandes árvores. As fêmeas põem de 3 a 4 ovos,

O problema que essas aves ainda jovens enfrentam é o fato do habitat desses animais ser bastante reduzido (algo que vem diminuindo ainda mais). Com isso, os pequenos araçaris-de-huallaga, mesmo depois que saem dos ninhos, conseguem pouca comida. Aqueles que ainda são muito pequenos, e dependem dos pais, muitas vezes, morrem depois de alguns dias de vida.

Como relação à sua expectativa de vida, não se tem muitos detalhes a respeito.

Ameaças à Sobrevivência

Araçari-De-Huallaga Em Cima de um Galho
Araçari-De-Huallaga Em Cima de um Galho

Ao contrário de outras espécies de tucanos, o araçari-de-huallaga não corre tanto risco assim quado o assunto é caça predatória. O maior problema reside mesmo no fato dos habitats naturais dessa ave estarem sendo destruídos gradativamente.

O desmatamento é um fato que tem contribuído bastante para para a redução de indivíduos dessa espécies (que já é rara, diga-se). Por isso mesmo organizações e criadores especializados em pássaros estão trabalhando para a recuperação populacional desse animal.

Inclusive, ter essa ave como animal de estimação sem a devida licença é considerado crime ambiental, como acontece com todo e qualquer animal silvestre que se preze.

Ramphastidae: A Família Do Toucanet De Sobrancelha Amarela

Constituída por 6 gêneros e 33 espécies distintas de aves, essa família inclui tucanos, araçaris e saripocas. São pássaros basicamente frugívoros (que se alimentam de frutas), complementando sua dieta com pequenos vertebrados.

As suas caudas, geralmente, são longas, e os dedos são robustos para que possam escalar árvores sem maiores dificuldades. Basicamente vivem em bandos no topo das principais florestas do continente americano, indo do México até o sul do Brasil.

Araçari-De-Huallaga no Ninho
Araçari-De-Huallaga no Ninho

Na maior parte das vezes, não apresentam comportamento dito migratório, porém, estão sempre se deslocando dentro dos limites de suas respectivas regiões. acompanhando, em especial, a frutificação das árvores que lhes garantem alimento.

Quanto à incubação dos ovos, isso vai variar entre 15 e 18 dias, mais ou menos. Na maior parte das espécie também machos e fêmeas se revezam em seus afazeres, seja construindo seus ninhos, seja cuidando dos filhotes.

Outras Espécies De Araçaris

Araçari-Mulato (nome científico: Pteroglossus beauharnaesii)

Araçari-Mulato
Araçari-Mulato

Essa espécie de araçari vive a Amazônia, e mede cerca de 42 cm de comprimento. Uma das suas características básicas é apresentam na cabeça uma crista de penas bastante endurecidas e enroladas, tanto é que um dos seus nomes populares é araçari-crespo.

Araçari-castanho (nome científico: Pteroglossus castanotis)

Araçari-Castanho
Araçari-Castanho

Essa ave tem como distribuição geográfica desde a Colômbia até o Paraguai, passando pelo Brasil centro-meridional. Seu comprimento é de pelo menos us 43 cm, e seu bico é multicolor, apresentando bochechas, nuca e gargantas de coloração acastanhada.

Araçari-Miudinho-De-Bico-Riscado (nome científico: Pteroglossus inscriptus)

Com aproximadamente 33 cm de comprimento, essa ave possui um desenho fino e transversal no bico, cuja coloração é preta. Nas fêmeas, esse mesmo desenho termina em uma garganta de coloração acastanhada.

Araçari-Miudinho-De-Bico-Riscado
Araçari-Miudinho-De-Bico-Riscado

Outras Espécies De Toucanets

Toucanet de Wagler (nome científico: Aulacorhynchus wagleri)

Encontrada em algumas regiões do México, essa ave tem como habitats naturais planícies úmidas subtropicais e tropicais, florestas nas montanhas e alguns tipos de pântanos.

Toucanet de Wagler
Toucanet de Wagler

Tucano-De-Ponta-Castanha (nome científico: Aulacorhynchus derbianus)

Vivendo em florestas úmidas de montanhas da Colômbia até a Bolívia, essa pássaro antigamente era confundido com outra espécie similar.

Tucano-De-Ponta-Castanha
Tucano-De-Ponta-Castanha

Tucano-De-Rum-Carmesim (nome científico: Aulacorhynchus haematopygus)

Encontrada em florestas andinas do Equador, da Colômbia e da Venezuela, essa ave, em tempos passados, era colocada no mesmo gênero que os araçaris, ou seja, o Pteroglossus.

Tucano-De-Rum-Carmesim
Tucano-De-Rum-Carmesim

Veja também

Lagartixa na Parede

Dá Azar Matar Lagartixa? Ela Sente Dor? Como Espantar?

O surgimento de lagartixas nas casas é considerado um presságio de muito boa sorte no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *