Home / Animais / Sapo Preto Características

Sapo Preto Características

Ao pensarmos em sapos, logo pensamos nas características do sapo comum, também chamado de sapo europeu. Com aquela coloração amarronzada ou verde escuro, pele bem seca e rugosa, cheia de verrugas. Porém, ao redor do mundo existem uma quantidade absurda de espécies de sapos.

Isso porque, eles são animais que facilmente conseguem se adaptar a qualquer ambiente. Prova disso, é o fato de que podem ser encontrados em qualquer continente, exceto pela Antártida. Com essa enorme variedade, existem sapos de todas as cores, amarelo, azul e outras. Porém existe um, que é muito raro e diferente.

O sapo preto, é bem mais difícil de se ver e também causa ainda mais terror nas pessoas. Muitos brincam que ele é o sapo mais mau humorado existente por aí. Por ser completamente preto, ele gera desconforto e faz com que muito de seus predadores se afastem. Sendo assim, hoje iremos falar um pouco mais sobre esse animal tão diferente e suas características principais.

Os Sapos em Geral

Apesar de existir um total de mais de 5.000 espécies de sapos espalhados pelo mundo, cada um tendo suas características físicas e químicas próprias que os diferencia, para serem considerados da mesma família, é preciso que tenham semelhanças. Essas semelhanças você pode entrar mais afundo nesse post: Tudo sobre sapos.

Fisicamente, eles possuem uma pele sempre bem fina, pois é a partir dela que eles realizam as trocas gasosas, assim como sua respiração, chamada de respiração cutânea. Para se alimentar, eles contam com sua língua que é extensa e flexível, que os ajuda a capturar insetos. Um sapo adulto pode chegar a comer até 100 insetos por dia.

A coloração dessa pele varia muito de espécie para espécie. A maioria dos sapos também é produtora de veneno, cada um com uma força diferente da outra, assim como a forma que ele é excretado. Em alguns sapos, o veneno é guardado em bolsas de veneno nos dois lados de sua cabeça, enquanto que em outros o veneno é excretado diretamente pela sua pele.

Os sapos precisam estar próximos de água doce para que consigam se reproduzir, e depositar os ovos. Os girinos, ao nascerem, vivem completamente dentro da água, até se desenvolverem em sapos. A partir dai, não é mais necessário estar sempre próximo da água, até a hora em que começarem a se reproduzir novamente.

Seu tamanho também varia de espécie para espécie, mas de forma geral, não passam de muito mais que 25 centímetros de comprimento e 1,5 quilogramas de peso. Na maioria das espécies, as fêmeas costumam ser ligeiramente maiores que o macho, o que ajuda na própria reprodução deles.

Ao engolirem um inseto, eles não mastigam, pois não possuem dentes. E seus olhos, que quase sempre são esbugalhados, saem do local, e descem para ajudar a engolir. Pode não ser um ato muito legal de se ver, mas acontece sempre de forma muito rápida.

Sapo Preto e suas Características

Apesar de todo o fato de serem animais completamente diferentes e interessantes, não há muita coisa por aí sobre eles. De forma geral, os estudos compreendem que eles possuem os hábitos e comportamentos da maioria dos outros sapos presentes no mundo. Por se encontrar em somente um continente, isso diminui as pesquisas para nós.

O sapo preto, também chamado de sapo preto da chuva, é um anfíbio como os outros sapos. Seu nome científico é Breviceps fuscus. Eles são considerados anfíbios buraqueiros, pois escavam túneis com mais de 15 centímetros de profundidade, que utilizam durante o período de acasalamento para depositar e cuidar dos ovos.

Além de ter toda a pele preta, ele ficou com apelido de ser mau humorado devido a sua cara de emburrado. Seus olhos junto com a circunferência de sua boca fazem com que ele parece estar sempre zangado e que sejam ranzinzas. Entretanto, essa não é de fato a realidade. A maioria deles é extremamente atenciosa com seus outros parceiros e companheiros.

Exemplos são, as fêmeas secretarem substâncias pegajosas durante o ato sexual, para evitar que os machos não caiam. Ou durante o acasalamento em que os machos ficam próximos dos ovos protegendo-os de predadores e ao mesmo tempo se comunicando com eles. Ele é majoritariamente encontrado na costa sul-africana, mas também é achado em outros lugares da África do Sul.

Esses animais são bem competitivos. Após saírem da fase de girinos e viverem como sapos na parte terrestre, eles costumam sempre estar em competição com seus próprios irmãos. Seja por território, fêmeas ou comida. Essa competição acaba sendo ruim para a espécie, a deixando mais fraca aos olhos de seus predadores.

Breviceps Fuscus
Breviceps Fuscus
Ele é um animal que infelizmente está em risco de extinção de acordo com a IUCN. O principal motivo é devido a destruição de seu habitat por ações humanas. Isso faz com que muitos morram, ou tenham que migrar para outros lugares onde acabam sendo mortos também. As queimadas são sempre o maior caso da perda desse habitat.
Esperamos que o post tenha te ajudado e ensinado um pouco mais sobre esse diferente animal que é o sapo preto da chuva. Não esqueça de comentar o que achou e de tirar suas dúvidas, ficaremos felizes em responde-las. Leia mais sobre sapos e outros assuntos da biologia aqui no site!

 

Veja também

Top 10 Raças de Cachorros Mais Cheirosos Que Existem?

Há ocasiões em que os cães amados emitem odores desagradáveis, e isso é especialmente verdadeiro …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *