Home / Animais / Sagui-Una: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Sagui-Una: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

O sagui-una é um primata facilmente reconhecível com mandíbulas pontudas. Este animal também exibe caninos curtos e incomuns, como uma adaptação ao seu comportamento alimentar. 

É uma espécie de Callitrichidae, pertencente ao grupo dos macacos do Novo Mundo. Este primata é endêmico das florestas tropicais da bacia oriental da Amazônia (Brasil). Embora bastante pequenos, esses animais são criaturas muito inteligentes. Seus dedos, exceto alucinações, são equipados com garras, devido às quais esses primatas se distinguem de outros macacos do Novo Mundo, que geralmente têm unhas em todos os dedos.

Habitat e População

Saguis-una são primatas sociais, formando grupos de cerca de 4 a 11 indivíduos. Cada grupo é composto por um par adulto e seus filhotes. Eles são animais que vivem em árvores, passando o tempo em cavidades de árvores. Saguis-una levam estilo de vida diurno, sendo ativos durante o dia e dormindo à noite. Os membros do grupo estão quase constantemente juntos. 

Eles exibem um comportamento altamente territorial em relação aos forasteiros, afastando-os do território doméstico da comunidade. Se o invasor não sair, ele se moverá rapidamente nas árvores até que ele se afaste. Indivíduos de ambos os sexos usam a marcação de perfume como uma exibição territorial e uma forma de comunicação. Eles também socializam através de várias vocalizações, normalmente usadas quando tocadas, animadas e ameaçadas. Esses animais passam muito tempo brincando e cuidando socialmente, que são as duas atividades principais, melhorar o relacionamento interpessoal entre os membros do grupo. 

Sagui Una em seu Habitat

A higiene permite que eles mantenham seus casacos limpos, além de contribuir muito para o desenvolvimento infantil. Exibem um sistema de acasalamento monogâmico com um único par reprodutor dominante por grupo. No entanto, algumas populações praticam poliandria, o que significa que cada fêmea acasala com vários machos. 

Os membros do grupo geralmente exibem cuidados comunitários, ajudando o casal a criar seus filhos, carregando e protegendo os recém-nascidos. 

As fêmeas em estado selvagem normalmente produzem filhotes em novembro-março, enquanto indivíduos em cativeiro podem produzir filhotes ao longo do ano. O período de gestação dura 140 – 145 dias, produzindo 1 a 3 jovens com média de 2. 

O desmame completo ocorre aos 6 meses de idade e a maturidade é alcançada entre 1 e 2 anos de idade.

Ameaças Populacionais

Atualmente, esses animais sofrem com a perda de seu habitat natural. Por exemplo, a população ao longo das rodovias Transamazon e Santarém-Cuiabá, bem como ao sul do baixo Rio Amazonas, está enfrentando uma terrível perda de habitat como resultado da exploração madeireira, agroindústria, pecuária e desenvolvimento de estradas. Além disso, em algumas partes do seu alcance, os saguis-una são capturados e mantidos como espécies de animais de estimação.

O sagui-una difundido em toda a sua extensão e adaptável, mas nenhuma estimativa populacional geral está disponível. Atualmente, esta espécie é classificada como Menos Preocupante (LC), mas seus números estão diminuindo.

Fatos Divertidos para Crianças

  • Quando se sente em perigo, esse animal normalmente abaixa as sobrancelhas e bate nos lábios enquanto passa rapidamente com a língua.
  • sagui-una é um pequeno primata, classificado no grupo de saguis-una ‘de orelhas vazias’.
  • Assim que um bebê nasce, todos os membros do grupo (e principalmente o pai) participam da criação do bebê.
  • Esses animais têm uma glândula de cheiro especial, usada na marcação de aromas, cujo objetivo é definir limites territoriais da comunidade e afastar invasores.
  • As orelhas dos saguis-una  s exibem a cor da carne, devido à qual esses animais são apelidados de sagui.
  • Alguns indivíduos desta espécie passam a vida inteira nas árvores. Nem uma vez eles desceriam ao chão, exceto em circunstâncias extremas.
  • Juntamente com os micos, os saguis-una exibem características únicas, distinguindo-os de todos os outros macacos do Novo Mundo. Assim, esses animais são primatas muito pequenos. Então, todos os dedos das mãos e dos pés (exceto alucinações) são equipados com garras em vez de unhas.
Sagui Una Filhote

Suas características também incluem um crânio que possui uma mandíbula que se afina a um ponto, em vez de uma boca mais larga, o que provavelmente é uma adaptação aos seus hábitos alimentares, que incluem ovos, frutas, insetos e também seiva de árvores. Por acaso, a seiva das árvores é a parte principal de sua dieta e é provavelmente a adaptação bucal acima mencionada. 

Eles são diferentes dos outros saguis-una, pois o sagui-una é restrito ao habitat e muito isolado devido a muitos fatores. O sagui-una também é um dos menores macacos do mundo, pois é do tamanho de um esquilo. Além disso, ao contrário de outros macacos do novo mundo que têm garras / unhas em todos os dígitos (mãos e dedos dos pés), o sagui-una possui garras em todos os dedos, exceto no dedão do pé

Eles passam a maior parte de suas vidas nas árvores e os guardam com inveja. Seu habitat original era uma floresta tropical densa, no entanto, devido à exploração madeireira e à criação de plantações, o sagui-una adaptou-se a um novo estilo de vida, em vez de mudar para a extinção. 

Eles se enrolam em cavidades de uma árvore à noite para se abrigar e dormir, além de aproveitar estruturas em antigas plantações ou áreas abandonadas que não são mais cultivadas. 

O sagui-una pertence ao subgênero Mico, que contém o restante dos saguis-una da Amazônia, o gênero Callithrix, que possui três outros subgêneros de saguis-una, a subfamília Callitrichinae, que possui outros três gêneros (dos quais os tamaris fazem parte), a família Cebidae ( dos quais os macacos-esquilo e muitos outros fazem parte) e pertencem à Parvorder of Platyrrhini – que são todos os novos macacos do mundo que vivem no hemisfério ocidental. 

Outros fatos interessantes sobre os saguis-una:


  • saguis-una  s usam uma glândula de perfume estranha para marcar seus territórios e manter os outros fora.

  • Eles são chamados de saguis-una de orelhas nuas por causa de suas orelhas cor de carne.

  • Eles também são chamados de ‘sagui de cauda preta’ por causa de suas caudas pretas ou escuras.

  • Alguns saguis-una- s podem nunca deixar as árvores a vida inteira e, se alguns o fazem, é apenas por causa de uma circunstância rara ou por fugir para outra árvore.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *