Home / Animais / Qual a Melhor Isca Para Pegar Ratos? Qual Tipo de Queijo?

Qual a Melhor Isca Para Pegar Ratos? Qual Tipo de Queijo?

Em determinadas épocas do ano, muitas pessoas acabam sendo surpreendidas pelo aparecimento mais constante de ratos! Isso é algo comum nas épocas mais frias do ano!

Como as casas acabam ficando mais aquecidas, que é um procedimento natural para nos defendermos das baixas temperaturas, os ratos também acabam tendo o mesmo objetivo – se manter aquecidos.

E é aí que a sua casa acaba sendo o local perfeito  para esses roedores! Mas, no Brasil, a infestação de ratos também pode acontecer nas épocas mais quentes do ano.

O fato é que determinadas regiões sofrem mais com esse tipo de problemas do que outras, e os grandes centros urbanos precisam lidar constantemente com esse problema!

Cada pessoa pode adotar suas próprias medidas, e uma delas consiste em fazer armadilhas que atraiam esses invasores e limitem o problema! Sim, ratos em casa é sempre um grande problema!

Afinal, esses animais podem atrair diversas doenças e gerar muitos outros impasses no nosso bem estar! Nas épocas de fortes chuvas, as enchentes também revelam como essa questão pode ser preocupante!

Melhor Isca Para Pegar Ratos

Diante de todos esses pontos, uma das maiores dúvidas é saber como conseguir pegar esses animais – e, claro, qual a isca mais eficiente! Os queijos são tipicamente usados nessa empreitada!

Mas, será que qualquer tipo de queijo pode ser suficiente para atrair os ratos para as armadilhas caseiras? Descubra mais sobre isso a seguir!

Pegar Ratos Não Precisa Ser Algo Complexo, Sabia?

A boa notícia é que pegar ratos não precisa ser um processo tão complexo como muitas pessoas podem imaginar! Na verdade, é mais fácil do que de fato parece!

Além disso, nem sempre é necessário recorrer a algum especialista para sanar esse problema – logicamente que se estivermos falando de uma infestação mais grave, essa é uma alternativa a ser considerada.

No caso, tudo o que você precisa aprender, de maneira geral, é saber como usar boas iscas em uma ratoeira! Isso pode sim resolver a questão de uma vez por todas!

Use as Ratoeiras!

Uma boa armadilha que pode ser usada para pegar ratos são as ratoeiras. Elas são simples, porém, essencialmente eficientes! Há diversos tipos de ratoeiras no mercado, sendo as mais comuns feitas de madeira ou metal.

Há também modelos que são confeccionados em plástico, que para algumas pessoas podem ser bem mais práticas para armar!

Isso porque, nessa última opção, é preciso apenas pressionar um botão para liberar o animal que foi capturado e depois, se for preciso, ela pode ser reutilizada!

Ratoeiras

Mas, é válido reforçar que todos os modelos citados acima são realmente apropriados para capturar os ratos, desde que você use a isca corretamente!

O fato é que o esforço aplicado pelo rato para remover a isca da armadilha deverá fazer com que ela seja acionada – nesse caso, o gatilho da ratoeira deverá se fechar, chegando até mesmo a quebrar o pescoço do roedor em alguns casos!

Usar Iscas Apetitosas é Importante!

Os ratos são os maiores fãs de comida! Pode acreditar! Eles comumente aceitam um cardápio bem variado de alimentos, embora os queijos sempre sejam iscas ideais!

Em grande parte dos casos, eles podem se alimentar de opções como pães, biscoitos, bolos e, claro, queijos!

O fato é que não é nada difícil selecionar algo que possa lhe parecer realmente apetitoso no final das contas, e se tratando de alimentos frescos, eles certamente ficam ainda mais tentados!

Por isso, a dica é sempre priorizar essencialmente iscas bem frescas, pois isso eleva potencialmente as chances deles serem atraídos até a armadilha que você preparou!

Os queijos são boas pedidas porque são mais “pegajosos” de certa maneira, e podem ser facilmente selecionados pelos ratos!

Isso porque comumente os ratos querem pegar as iscas que encontram e escapar para seus esconderijos. Por isso, não é ideal usar iscas que sejam muitos grandes ou que sejam muito consistentes!

Se for usar biscoitos, evite aqueles que formem muito farelo ou que sejam duros demais!

Iscas como queijos ou até mesmo manteiga de amendoim, por exemplo, eleva a dificuldade de o rato conseguir remover a isca da armadilha, o que eleva as chances dela funcionar corretamente!

Sempre procure colocar a armadilha que irá usar no chão,  de preferencia perto da base da parede! Esse é o local predileto dos ratos para se locomover, e certamente irá atrair mais a sua atenção!

Além disso, certifique de ter colocado a isca corretamente na armadilha, ou seja, na parte central do equipamento, pois somente assim o dispositivo irá funcionar corretamente!

Qual o Melhor Queijo? Aliás, Queijo é Mesmo a Melhor Solução?

Quem nunca ouviu falar que ratos amam queijo? Isso é algo que até mesmo faz parte do nosso imaginário, não é mesmo? Até mesmo os desenhos animados exploram potencialmente essa informação.

Mas, embora tenhamos indicado o uso de iscas pegajosas, como no caso do queijo, talvez essa não seja realmente a melhor ideia para capturar essas criaturas que tanto nos incomodam!

E sabe o motivo? Porque segundo alguns estudos recentes os ratos não gostam tanto assim de queijo como todo mundo sempre imaginou! – e sim, ao saber disso o mundo de muita gente por aí desmoronou!

O fato é que a dieta dos ratos é baseada por frutas e grãos, ambos alimentos que detém de uma grande quantidade de açúcar – e isso poderia justificar porque o queijo acaba não sendo o alimento predileto deles!

Vale salientar que historicamente os ratos evoluíram quase que inteiramente sem qualquer consumo de queijo ou até mesmo outros itens parecidos! Embora a textura seja ideal para uma ratoeira, pode ser que o roedor que você quer capturar não se entusiasme tanto por esse item!

Agora você pode achar que Tom e Jerry passaram metade de uma vida mentindo para você – como eles puderam?

Tom e Jerry

Brincadeiras à parte, se você perceber que o rato que anda infernizando o ambiente do seu lar não anda muito lá interessado nas iscas que você está deixando para ele, pensar sobre esse ponto pode ser uma boa solução.

Tente fazer um teste usando frutas, por exemplo! Não custa nada fazer uma tentativa diferente, não é mesmo?

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *