Home / Animais / A Mamba-Negra e o seu Veneno

A Mamba-Negra e o seu Veneno

Uma simples pergunta, me veio a mente no momento de escrever este artigo, e gostaria de dividir com você, então, lá vai… você temeria um animal cuja a picada é capaz de matar um ser humano adulto em cerca de 20 minutos? Pois é, para você que pretende saber mais sobre este animal, fique atento as informações que passarei neste artigo, pois aqui falarei sobre a cobra mamba-negra.

A Cobra Mamba-Negra

A cobra mamba-negra é hoje uma das serpentes mais perigosas que existem, além de ser também um objeto de inspiração para diversos mitos africanos. Ela, além de ser uma das cobras mais venenosas da África, é também a cobra de locomoção terrestre mais veloz do mundo, que quando se sente em perigo, ela se torna altamente agressiva.

O seu veneno é potencialmente fatal, e hoje já existe desenvolvido o soro antiofídico para a sua picada, porém, o mesmo não é encontrado com tamanha facilidade nas áreas da África Ocidental e África Meridional, que é o habitat natural desta espécie. E por mais esta razão, ela é considerada a cobra responsável pelo maior número de mortes ocorridas dentre os mais de 20 mil casos de óbitos registrados anualmente por serpentes em todo o planeta.

Por Falar no Habitat da Mamba-Negra

As áreas mais exatas para que esta cobra possa ser encontrada são nas savanas, florestas e pedreiras no leste e sul da África, muito provável que nos países como Angola, Moçambique, Quênia, Tanzânia e Zimbábue. Essa cobra prefere estar em ambientes abertos, preferindo “dormir” em árvores ocas e fendas de rochas.

As Características Físicas da Mamba-Negra

A mamba-negra, por mais que tenha este nome, ela possui uma superfície externa que cobre a sua pele dorsal, a qual pode variar dentre as cores marrom, verde-oliva, caqui e também cinza. Ela foi batizada com esse nome devido a sua coloração azul-escuro, tendendo a preta, presente no interior da sua boca, a qual exibe principalmente quando se sente ameaçada.

A sua cabeça é estreita e também alongada, o seu corpo pode chegar a medir em torno de 4 metros, chegando a ser considerada a segunda cobra venenosa maior que existe em todo o mundo. Solta na natureza, esta cobra pode chegar a viver mais de 11 anos. Já imaginou encontrar uma dessas por aí?

Do que Ela se Alimenta?

O comum da mamba-negra, é de se alimentar de pequenos mamíferos, podendo ser ratos, esquilos e morcegos. Quando ela caça suas presas, a mamba-negra morde a presa e em seguida, aguarda até que ela fique totalmente paralisada, isso se tratando de pequenos mamíferos. Mas em exceções, ela também ataca animais maiores, os quais ela pica e deixa a presa seguir até onde elas conseguirem, e neste meio tempo, a mamba apenas segue a vítima aguardando o momento que ela não conseguir mais se mover.

Elas conseguem engolir presas que possam chegar a ser até quatro vezes maiores que o tamanho de sua cabeça, isso pelo fato de sua mandíbula ser bastante flexível e que se desloca com facilidade. Após engolir a sua presa por completo, o processo de digestão pode levar de 8 a 10 horas.

O Comportamento da Mamba-Negra

Ao avistar uma cobra, muitas vezes a primeira intenção que você pode ter é a de correr pra bem longe, porém, se, hipoteticamente, você estiver sendo perseguido por uma mamba-negra, por favor, não faça isso! Essa será a pior decisão a se tomar. Lembra que no lá no começo do artigo, eu disse que ela era a cobra de locomoção terrestre mais rápida? Pois é, ela pode se locomover a quase 20 quilômetros por hora, o que equivale praticamente à média de um maratonista profissional.

Esta cobra possui os hábitos de caça diurnos, voltando apenas para o mesmo lugar a noite de onde saiu apenas para dormir. Essa cobra normalmente vive em pequenos grupos ou mesmo em pares.

Uma coisa até chega a ser interessante, que é a de que ela ao ver seres humanos, ela foge. Mas além disso, ela também é a mais nervosa dentre as cobras. Isso é claro que ocorre dela se tornar mais nervosa, mais agressiva, principalmente quando se sente ameaçada. Quando isso ocorre, ela levanta seu corpo a mais ou menos 1 metro do chão, em seguida, ela balança a cabeça, abrindo a sua boca, emitindo um sibilo alto de alerta. Quando ocorre isso, ela já está mostrando que está disposta a atacar!

Mamba-Negra Atacando
Mamba-Negra Atacando

Essa postura que ela possui é para que ela possa mirar melhor onde pretende atacar. Se o predador ou humano em questão não recuar, ela dá o bote ou “corre” atrás da vítima. Quando ela dá o bote, ela ataca rapidamente várias vezes e em seguida, foge.

A Mamba-Negra e o seu Veneno

Duas gotas! Duas gotas do veneno da mamba-negra é a quantidade mais que suficiente para matar um ser humano adulto. A chamada peçonha que a mamba-negra possui está carregada com neurotoxinas que desligam o sistema nervoso, de forma a paralisar a vítima por completo.

O Veneno da Mamba-Negra
O Veneno da Mamba-Negra

Para a pessoa infectada morrer, o tempo médio estimado pode variar de 20 minutos a até 4 horas. O que quer dizer que se nesse tempo a pessoa não receber o soro, a probabilidade de óbito é de 100%. Mas ainda assim, existe um, porém, isso de no caso, o soro não for aplicado nos primeiros 20 minutos, é praticamente impossível reverter o envenenamento.

O Veneno e a Medicina

Junto ao veneno tóxico da mamba-negra, porém, foi detectada uma nova classe natural de compostos que podem ser usadas para desenvolver novos analgésicos. Esses analgésicos que foram batizados como “mambalginas”, possuem peptídeos que bloqueiam a dor aguda e inflamatória em ratos tão bem quanto a morfina, de acordo com os estudos realizados.

Os pesquisadores realizaram o processo de purificação dos peptídeos do veneno e definiram a estrutura do composto. Em seguida, eles conseguiram realizar os testes com a mambalgina em ratos que tinham várias alterações genéticas e que sentiam muitas dores. Com isso, os pesquisadores descobriram que as mambalginas funcionavam bloqueando um conjunto, até então ignorado, de canais iônicos neurológicos associados a sinais de dor.

Além disso, a mambalgina não apresenta os efeitos colaterais existentes na morfina, sendo um deles, a depressão respiratória. A medida que os estudos foram avançando, foi-se percebendo que os ratos passaram a apresentar uma tolerância muito menor aos compostos do que aquelas que são típicas da morfina, e com isso, pedindo por doses cada vez maiores com efeitos cada vez menores. Todo este processo ainda se encontra em fases de testes, podendo demorar um pouco para vir a ser comercializado.

A Picada da Mamba-Negra
A Picada da Mamba-Negra

Com isso encerro mais este artigo, no qual passei algumas informações importantes sobre as mamba-negras, e lembre-se, se ver uma por aí… não corra! Até a próxima!

Veja também

Quais São as Três Modalidades do Hipismo? Como Funcionam?

Para esclarecermos, antes de abordarmos quais são as três modalidades do hipismo, muitas pessoas podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *