Home / Animais / Cobra Jiboia Tem Dentes? Ela Ataca O Ser Humano?

Cobra Jiboia Tem Dentes? Ela Ataca O Ser Humano?

Muitas pessoas logo que ouvem falar sobre a jiboia chegam a sentir arrepios de medo! Mas, e se lhe dissermos que existe muita crença no entorno desse animal?

Primeiramente, é importante destacar que essa é uma serpente que pertence à família Boidae e também à classe de répteis. Em geral, elas são caracterizadas por possuírem um corpo bastante alongado e ainda coberto por escamas.

As cobras, obviamente, têm ausência de patas anteriores, sendo que em alguns casos podem manifestar patas posteriores vestigiais – isso levando em conta algumas espécies, bem como outras características.

Outro ponto de suma importância é que as jiboias são grandes vítimas não somente da caça como também de ações de tráfico. Isso acontece justamente por conta de seu valor comercial.

Tanto a sua pele como também a sua carne são realmente muito valiosas, bem como sua comercialização como animal de estimação!  Ao todo, pode-se afirmar seguramente que existem 11 espécies de jiboias devidamente catalogadas.

As Jiboias No Brasil!

No Brasil existem duas ocorrências de jiboias, sendo:

  • Boa constrictor amarali – Essa cobra apresenta uma tonalidade predominantemente marrom e cinza, sendo que algumas podem também ser quase todas pretas. Em geral, esse tipo de jiboia não ultrapassa o tamanho de 2,4 metros de comprimento. Ela é comumente encontrada na região bioma Cerrado.
  • Boa constrictor constrictor – sua coloração é mais variada, podendo ser do cinza claro até o marrom mais escuro. Em geral, ela pode atingir o tamanho de 4 metros e sua fase adulta. Ela pode ser encontradas em diferentes pontos do país, como no caso da Amazônia, Mata Atlântica, Restinga e também na Caatinga.

Qual O Habitat Da Jiboia?

Esse é um ponto que gera muitas dúvidas quando há a intenção de se aprofundar melhor a respeito das jiboias!

Nesse caso, vale salientar que a jiboia não possui um único habitat especifico. Isso significa que ela é capaz de viver em diferentes locais.

Na realidade, a jiboia pode ocupar domínios morfoclimáticos diversos. Isso inclui desde florestas com características tropicais até regiões semiáridas.

Ela É Ou Não Venenosa?

Uma boa parcela das pessoas tende a acreditar que a jiboia é uma animal extremamente venenoso e, portanto, um dos mais perigosos de todos!

Isso tanto é verdade que há uma forte crença de que ela se manifesta venenosa durante alguns meses específicos do ano.

Porém, é sempre importante reforçar que isso não é uma verdade absoluta! Isso porque as jiboias não possuem, de forma alguma, glândulas venenosas e muito menos dentes inoculadores.

Jiboia Enrolada no Galho
Jiboia Enrolada no Galho

O fato é que por conta de seu tamanho imponente e até mesmo outras características físicas, as pessoas tendem a associar que esse é um animal venenoso – mas, isso não é uma realidade!

Conheça As Características Da Jiboia!

Para poder entender mais sobre esse fantástico animal, é fundamenta compreender mais sobre suas características gerais!

Em geral, ela possui uma cabeça com formato triangular, que é de fato uma forte características das cobras venenosas. Mas, como mencionado anteriormente nesse conteúdo, essa não é uma cobra venenosa!

Um outro ponto que chama atenção para essa cobra diz respeito à sua cauda, que em geral, tende a ir afinando de maneira bastante acentuada.

A jiboia possui ainda dentição áglifa, ou seja, não inoculadora de veneno. Cobras que fazem parte dessa espécie possuem ainda tonalidades variadas.

São diversos tons que podem ser facilmente encontrados, indo desde o amarelo até o vermelho. Porém, a cor mais predominante dessa espécie são os tons de cinza e também de marrom!

Em alguns casos, há a presença de patas posteriores vestigiais, que até mesmo podem ser usados junto ao processo reprodutivo da espécie.

Sua locomoção é outro ponto que desperta atenção! Isso porque essa espécie de loco-me por meios de contrações junto à superfície ventral do corpo. Tal movimento tende a formas ondas regulares em sua pele.

Isso faz com que a cobra seja capaz de se impulsionar tanto para frente como também para cima!

Em suma, trata-se de uma cobra caracterizada como arborícolas e também terrestres e que ainda apresentam hábitos noturnos!

Existe Alguma Relação Entre A Jiboia E A Sucuri?

Sucuri
Sucuri Enrolada

É muito comum que muitas pessoas façam um pouco de confusão entre a jiboia e a sucuri, e isso acontece justamente porque ambas são constritoras. Isso significa que as duas cobras são capazes de matar suas presas por meio de constrição e também pertencem ao mesmo grupo familiar.

Porém, é sempre importante deixar claro que as duas espécies são amplamente diferentes!

No caso da sucuri, ela pode chegar a ter 11 metros de comprimento, ou seja, ela é bem maior do que a jiboia!

Aliás, a sucuri é considerada a maior cobra do mundo, isso levando em conta seu volume corporal!

Enquanto a jiboia se trata de um tipo de cobra terrestre e também arborícola, a sucuri se refere a uma cobra semiaquática. Ela é capaz até mesmo de permanecer cerca de 30 minutos submersa, sem a necessidade de respirar.

As sucuris também podem ser normalmente encontradas sobre árvores ribeirinhas – o que é algo de fato surpreendente levando em conta seu tamanho!

Além de todos esses aspectos, a sucuri possui hábito crepuscular e ainda noturno, enquanto que a jiboia mantém hábitos apenas noturnos!

Como ficou evidente, embora haja muita confusão, as duas são realmente bem diferentes, não somente levando em conta suas características físicas como também hábitos e comportamentos diversos!

Uma Fama Nada Positiva!

Embora a jiboia não seja dona de uma boa fama, sendo apontada como um animal extremamente perigoso e ainda agressivo, é importante validar que tal afirmação é um tanto injusta!

Muitos especialistas dedicam suas vidas para compreender mais sobre essa fantástico animal, e até mesmo indicam que a jiboia não passa de um animal injustiçado! Sim, acredite, a jiboia pode ser considerada uma cobra extremamente dócil!

Outro mito que precisa ser sanado é que o famoso “abraço da jiboia” não é tão letal assim! Segundo especialistas, a pressão que ela é capaz de exercer sobre pequenos mamíferos pode partir apenas ossos que estejam mais fragilizados.

Ou seja, está na hora de começarmos a dar a fama que essa grandalhona merece, não é mesmo? Chega de injustiça!

Veja também

Terrário para Jibóia Onde Encontrar? Qual o Tamanho Ideal?

A jibóia (nome científico Boa constritor) está entre os reptéis de estimação mais queridos. Mesmo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *