Home / Animais / Raça De Cavalo Cleveland Bay – Características, Fotos E História

Raça De Cavalo Cleveland Bay – Características, Fotos E História

O cavalo é um animal que acompanha a humanidade em várias atividades há muito tempo. Ele serve como ganha pão, como meio de transporte para algumas pessoas e como animal de estimação para outras. Se trata de uma espécie complexa, que possui várias raças.

O Cleveland Bay é uma das mais bonitas e que ganha destaque nesse artigo. Um cavalo de origem Inglesa que ganhou o coração do homem. Estima-se que há mais de 4 mil anos pessoas e cavalos mantêm uma relação bem próxima.

O Cleveland Bay sempre esteve ligado a serviços diversos, mas o número de exemplares acabou diminuindo severamente com o processo de industrialização, e conforme o animal passou a ser cada vez menos requisitado para o campo.

Se trata de uma raça corpulenta, forte e de características bem particulares. Para qualquer amante de cavalos essa é uma das raças mais interessantes de pesquisar e estudar.

História Da Raça – Tudo Sobre O Claveland Bay!

Como o próprio nome sugere, Cleveland Bay surgiu na cidade de Clavelend, na Inglaterra. “Bay” é o nome que se dá a coloração de sua pelagem. Uma curiosidade interessante é que o pelo se mantém no mesmo tom desde o nascimento até a morte do animal.

Isso, no entanto, é notado apenas em exemplares de sangue puro. Qualquer mistura que se faça com um cavalo dessa raça poderá gerar alterações em sua coloração.

Segundo pesquisas, o seu desenvolvimento se deu peça necessidade de obter um cavalo de porte grande, e que tivesse força suficiente para auxiliar os comerciantes no transporte de suas mercadorias. Então, durante os séculos XVII e XVIII ele foi utilizado como animal de tração.

Conforme a revolução foi substituindo o uso do animal para certas atividades, caiu bastante a quantidade de exemplares dessa raça, chegando a uma ameaça de extinção.

Na Europa inteiro o número de Cleveland Bay diminuiu, sobretudo após a Primeira Guerra Mundial, já que esse cavalo era o preferido dos europeus para o campo de batalha – e também, consequentemente, era uma vítima dos combates.

A popularidade e a preocupação em voltar a ter exemplares de Cleveland Bay em grandes quantidades surgiu a partir do momento em que a Rainha da Inglaterra disponibilizou o seu cavalo para haras públicos. Os ingleses passaram novamente a admirar e desejar a raça, o que contribuiu para que novos cavalos chegassem ao mundo.

Características Físicas Do Animal!

Exposição Com um Cavalo da Raça Cleveland Bay
Exposição Com um Cavalo da Raça Cleveland Bay

O Cleveland Bay Bay se tornou um animal perfeito para saltos, exposições e competições, alcançando inclusive um nível olímpico. O animal é caracterizado pela cabeça grande assim como seu dorso.

É um cavalo considerado alto, e possui uma musculatura muito definida. No decorrer dos anos sofreu influências de cruzas com outras raças, como o Puro-Sangue Inglês, o que faz com que ocorra variações de um animal para o outro, às vezes.

A altura varia de 1,52 a 1,61 m para ambos os gêneros. O pelo é representado por um castanho escuro, brilhosos, de onde origina o “bay” de seu nome, que seria “baio” em português.

Ele possui pernas muito fortes e resistentes – o que fez com que fosse muito utilização na tração – mas que são consideradas razoavelmente curtas com relação ao padrão de outras raças. No entanto, isso não compromete a sua agilidade.

Comportamento Do Animal – Como Age O Cleveland Bay?

Já com relação ao seu temperamento, o Cleveland Bay é reconhecido por ser um animal muito inteligente e extremamente dócil.

É importante destacar que se trata de um animal que foi desenvolvido especificamente para a convivência com seres humanos. o Cleveland Bay nunca teve uma fase selvagem, o que com certeza contribui muito para esse comportamento mais ameno e gentil.

  • Utilizações atuais:

Hoje em dia esse animal já não é mais utilizado para tração e muito menos para trabalhos pesados. O Cleveland Bay hoje é considerado um cavalo perfeito para montaria e também é excelente para exposições.

Nos Estados Unidos eles podem ser encontrados realizando tarefas em campos, mas a sua tarefa mais comum é servir de transporte para caçadores. Isso graças ao seu corpo robusto, capaz de carregar até 250 quilos.

Mas, uma das formas mais comuns de utilização é mesmo para geração de animais mais potentes. Os aranhões costumam gerar filhotes muito potentes, fortes e bonitos, o que desperta o interesse de muito criadores.

Por isso muitas raças carregam o Cleveland Bay em sua ancestralidade. Uma das características mais marcantes desse animal é justamente a prepotência de seu gene. Ou seja, numa cruza mista, as características do Cleveland Bay tendem a prevalecer na cria.

Apesar de ser um animal pesado, é importante considerar que durante a criação da raça ocorreram cruzas com animais de origem árabe e cavalos andaluzes, que são originalmente mais leves.

Muitos Países Aproveitaram As Características Desse Cavalo Para Melhorar As Suas Próprias Raças!

A questão da prepotência dos genes é tão forte nessa raça, que alguns países chegaram a importar os animais da Inglaterra para melhorar os cavalos nativos. América, Japão, Índia, Austrália e Nova Zelândia são algumas das regiões que fizeram isso.

No fim das contas, essa atitude também acabou contribuindo para que o Cleveland Bay não sucumbisse ao seu período de extinção, e continuasse a sua linhagem.

Raças muito populares na Europar como Gelderlander, Oldenburg, Holstein e Hanoverian possuem influência genética direta do Cleveland Bay. Outros como Irish Draft, o russo Vladimir e o dinamarquês Schienswig também carregam esse cavalo em sua ancestralidade.

Raça de Cavalo Gelderlander
Raça de Cavalo Gelderlander

Com certeza a maior característica dessa raça é a sua versatilidade. Se trata de um animal dócil e capaz de servir a diferentes atividades. São excelentes para competições, o que os mantém na lista de preferidos dos britânicos até hoje.

Encontrar essa linhagem no Brasil pode ser uma missão difícil, no entanto. Eles continuam existindo em maior quantidade na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito raros em outras regiões.

Além disso, grande parte dos criadores prefere fazer as vendas somente pessoalmente, e não costumam realizar anúncios virtuais dos animais.

Cleveland Bay é um animal altivo, bonito, elegante e muito dócil. Não a toa se torno um dos cavalos preferidos da rainha, e até hoje é admirado pelos ingleses.

Veja também

Tracajá Como Criar? O que Eles Comem?

Você já ouviu falar do tracajá? Pois bem, tracajá (nome científico Podocnemis unifilis) é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *