Home / Plantas / Astilbe: Como Plantar, Como Cultivar, Fazer Mudas E Cuidados

Astilbe: Como Plantar, Como Cultivar, Fazer Mudas E Cuidados

Amantes da jardinagem ou profissionais que queiram cultivar um jardim, precisam estudar com bastante minúcia sua localização e sua luminosidade. E para garantir um jardim colorido e extenso, o que não pode faltar é abastecê-lo com variedades de flores. 

Um exemplo de espécie vegetal bastante utilizada em jardins floridos é a Astilbe, planta que proporciona um contraste textural agradável às plantas de folhas grandes e largas. Mas como é esta planta, de onde vem ou como fazer para cuidar e cultivá-la?

Origem e Características do Astilbe

A planta Astilbe x arendsii, mais conhecida como Astilbe, pertence à família Saxifragaceae. São conhecidas por suas folhas de coloração verde-escura e por suas flores pequenas e delicadas, que variam entre brancas, rosas, púrpuras ou vermelhas.

Tem sua origem nas bordas de córregos e de vegetações rasteiras da América do Norte e Sudeste Asiático, locais em que normalmente apresentam clima úmido e frio. Muitos híbridos foram criados a partir de cruzamentos complexos provindas de suas espécies.

Tipos de Astilbe

Astilbe Japonês

Astilbe Japonês
Astilbe Japonês

De origem japonesa, existem desde o século XIX. Possuem hastes retas com muitas ramificações,tem seu contorno disforme e chegam a medir de 60 a 80 cm. Sua coloração pode variar entre rosa ou branco.

Astilbe Tunberg

Astilbe Tunberg
Astilbe Tunberg

Como a mesma origem e idade do Astilbe japonês, essa espécie pode ser encontrada na famosa ilha de Kunashir. Tem hastes mais curvas e arqueadas e seus ramos se curvam de forma a aparentar elegância. Suas cores também variam entre branco e rosa, porém, essa versão pode alcançar os 90cm de altura.  Sua aparência remete ao efeito das plumas de penas de avestruz, por serem bastante delicadas e aspecto amável.

Astilbe de Folhas Simples

Astilbe de Folhas Simples 
Astilbe de Folhas Simples

Também é facilmente encontrada no Japão. A planta possui cerca de 35 a 40cm de altura. Suas hastes são firmes e retilíneas, a imagem de suas flores são incrivelmente belas, com saliências por todos os lados e direções. Quanto às suas cores podem ser encontradas na versão rosada e na versão branca. 

Astilbe Chinês

Astilbe Chinês
Astilbe Chinês

Esta espécie é bastante alta e cerca de 1,10 metros de comprimento. Na maioria dessas plantas, as hastes são vermelhas escuras. Suas flores podem ser representadas por tons de rosa, lilás, vermelho e  branco.

Astilbe Arendsa

Astilbe Arendsa
Astilbe Arendsa

Essa espécie foi criada por George Arends (1862-1952) um alemão fora muito famoso por criar várias combinações de Astilbe Arendsa, muitas delas bastante complexas. A partir destas hibridações, estão espalhadas mais de oitenta versões de Astilbe Arendsa por todos os continentes. Dentre estes híbridos, estão:

  • Arendsa Ametista (coloração lilás)
  • Arendsa Gloria (flores são em formato de cone, na coloração lilás)
  • Arendsa Glitches (folhas suculentas verde-escuro, com flores de coloração vermelho escarlate)
  • Arendsa Diamante (coloração branca)
  • Arendsa Erica (coloração carmim)

Como Plantar a Astilbe?

Local para Plantar a Astilbe

Para preparar o local de plantio, é preciso saber que ela se dá bem em solos ricos em matéria orgânica, férteis e drenados (porém não encharcados). Para crescer corretamente, é ideal que esteja em local com sombra ou parcialmente sombreado, no entanto, é possível plantar o Astilbe a pleno sol, mas certifique-se de fornecer-lhes água em abundância. A planta varia em altura, chegando de 15 cm a 1,5 metros, portanto, é preciso de atentar ao tamanho do local ou vaso.

Escolhendo o Modo de Plantio da Astilbe

https://www.youtube.com/watch?v=IXSWPTrOAH8

Elas nem sempre são originadas do plantio de sementes, mas sim, das divisões da raiz de uma muda já adulta. Devido a isso, para plantá-las, existem três formas: a partir da semente, de bulbos ou de divisões (ou cortes), porém, o modo mais viável é pelo processo de divisões. Ela costuma crescer como uma espécie de “torrão” e suas raízes – chamadas de divisões – são separadas. Todas essas partes, devem ser separadas e replantadas para a formação de novas plantas.

Plantando a Astilbe

Para plantar a Astilbe utilizando-se de uma divisão da planta, é preciso:

  • Tesoura de jardinagem
  • Balde de água
  • Húmus ou turfa (substância com alto  teor de matéria orgânica, utilizada para melhorar as propriedades físicas do solo e aumentar a atividade microbiana)
  • Pá de jardinagem
  • Mangueira de jardim ou regador
  • Fertilizante
  • Pesticidas (caso julgue necessário)
    Plantando a Astilbe
    Plantando a Astilbe

Faça um buraco de 10 a 15 cm de profundidade, espaçoso o possível para que caiba um torrão e suas raízes, de modo que elas se espalhem e que não haja nenhum estrago. Após ajustá-los no buraco, coloque o solo que foi retirado, tomando cuidado para que não tenha bolsas de ar.

Dê um espaço de 30 cm a 1 m entre uma divisão e outra, para que as raízes se espalhem e a planta tenha espaço suficiente para crescer. Após o processo, molhe bastante o local de plantio. 

Quando Plantar a Astilbe?

Prefira plantá-las na primavera ou outono. A maioria das Astilbes são plantadas no meio da primavera (setembro), depois que a ameaça de frio severo tenha passado. Ela também poderá ser plantada entre o começo e o meio do outono (março e abril), pois é um modo de se evitar o calor intenso do verão. As flores aparecem, normalmente, entre dezembro e começo de janeiro.  

Como Cultivar e Cuidar da Astilbe?

Para um cultivo efetivo, é preciso que o plantio da Astilbe esteja correto. Após o Astilbe florescer, é necessário o replantio das divisões da planta em solo com vasta matéria orgânica, regando de 2 a 3 vezes por semana. Durante a época das chuvas, reduza a quantidade de água.

Fertilize a planta com um produto de ação lenta no começo da primavera e dê uma dose extra de seis a oito semanas depois. Pode ser aplicado no começo da manhã ou no final da tarde, porém, o solo deve estar úmido para que o fertilizante não queime a planta.

Os astilbes são plantas perenes, ou seja, têm um ciclo de vida longo e vivem por mais tempo. Normalmente estas plantas vivem por dois ou mais ciclos sazonais (um ano).

Mudas de Astilbe: Onde Encontrar no Brasil?

Muda de Astilbe
Muda de Astilbe

Mudas dessa planta podem ser encontradas em maior abundância na região Sul do país, pois o local tem clima como muito locais da América do Norte e Sudeste Asiático.

É possível também, adquirir sementes importadas de seus continentes de origem, ou comprar mudas com raízes em lojas especializadas in loco, para serem plantadas em jardins ou vasos.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *