Home / Animais / Alimentação do Coala: O Que Eles Comem?

Alimentação do Coala: O Que Eles Comem?

Você sabia que o coala é um animal que associa de maneira natural a sua fonte de alimentação as folhas de eucalipto?

A grande dúvida, na verdade, é entender de fato porque eles têm essa preferência por esse tipo de folha, afinal, elas são caracterizadas por serem tóxicas!

Os hábitos alimentares desses simpáticos animais é algo que realmente chama muita atenção, e é justamente isso que desperta tantas dúvidas de uma maneira geral!

Mas, para entender isso de maneira mais efetiva, é importante se aprofundar um pouco sobre o comportamento dos coalas! Isso é algo que ajudará a justificar seu comportamento alimentar.

Quer saber mais detalhes sobre isso? Então não deixe de acompanhar o conteúdo a seguir agora mesmo! Você certamente irá se surpreender com as informações que irá descobrir!

Os Coalas Não Se Alimentam Somente de Eucaliptos – E Também Não é Qualquer Eucalipto! Entenda!

Mesmo que em grande parte dos casos a alimentação desses animais seja composta por algumas variedades de folhas de eucalipto, é importante destacar que há outras opções na sua dieta diária.

Vale salientar que os coalas são animais estritamente herbívoros, e diante disso, eles também se alimentam de matéria vegetal de algumas árvores existentes no seu habitat natural.

Esse habitat refere-se a zona oriental do continente australiano, que é justamente onde eles são capazes de sobreviver em seu estado plenamente selvagem!

Coala se Alimentando

Outro detalhe importante e que merecer ser evidenciado, é que as folhas de eucaliptos são tóxicas para grande parte dos animais, mas se tratando do coala isso acaba mudando um pouco de figura!

Isso porque ele acaba sendo considerado um animal  até mesmo diferenciado diante de outros vertebrados, e por isso acaba tendo certas vantagens em poder se alimentar de um tipo de folha que nem mesmo lhe gera concorrência!

De qualquer maneira, eles sabem selecionar as folhas que podem consumir na sua dieta! De 600 tipos de variedades de eucaliptos, os coalhas basicamente se alimentam de somente 50 delas.

Além disso, foi comprovado por meio de estudos e pesquisas que os coalas possuem uma maior preferência em consumir as variedades de folhas de eucaliptos que são mais abundantes no ambiente em que foram criados.

Entenda O Aparelho Digestivo dos Coalas! Você Sabia Que Ele é Diferenciado?

Um dos aspectos que confirma que o aparelho digestivo dos coalas é de fato especial é evidenciado ainda quando ele coloca o alimento na sua boca.

Por conta de seus incisivos, eles primeiramente apertam bem as folhas, usando ainda os dentes posteriores para fazer o processo de mastigação!

Além disso, os coalas são donos de um intestino cego, algo semelhante aos ratos e também aos humanos! Porém, neles esse intestino cego é de maior  proporção.

Nesse há uma única zona de entrada e também de saída de alimentos. Nesse caso, as folhas já relativamente digeridas permanecem por muitas horas – nesse meio tempo elas são submetidas à uma ação efetiva da flora bacteriana especial.

Tal processo permite que o animal seja capaz de ter um aproveitamento de até 25% de energia – e essa energia é concentrada justamente nas fibras vegetais existentes nos alimentos!

Preguiçosos ou Diferenciados? O Que a Alimentação Impacta Nesse  Comportamento?

Muitas pessoas definem os coalas como animais muito preguiçosos, e isso se dá por um motivo bastante simples: eles chegam a ter de 16 até 22 horas de sono diariamente!

Isso acaba sendo ocasionado em detrimento de sua alimentação, que  é estritamente herbívora e ainda voltada em  matéria vegetal com baixa porcentagem nutritiva e também hipocalórica.

As folhas mais consumidas pela espécie são formadas basicamente por água e fibras, porém, muito pobres em nutrientes considerados essenciais!

Por todos esses aspectos, os coalas precisam dedicar esforços para ingerir uma média de 200 até 500 gramas de folhas na sua rotina diária!

Se pararmos para pensar que um coala em idade adulta pesa aproximadamente 10 kg, é realmente impressionante que ele dependa de uma quantidade tão pequena de alimentos, principalmente levando em conta que essas folhas são pouco nutritivas.

Por meio dessa contribuição proveniente da matéria vegetal, os coalas são capazes de obter toda a água que de fato precisam para sobreviver – e é importante salientar que dificilmente alguém verá um coala bebendo água, com exceção dos períodos de seca!

Essa Dieta Pode Colocar os Coalas Em Constante Risco, Sabia?

Considerando que os coalas investem em uma alimentação de uma folhagem venenosa para seus concorrentes na cadeia alimentar, pode-se pensar que essa é até mesmo uma enorme vantagem, não é mesmo?

Os coalas, embora comam outras variedades de matéria vegetal, basicamente relaciona sua existência aos consumo de folhas de eucaliptos – o grande problema é que seu habitat natural está passando por um constante problema de desmatamento.

Nesse caso, sua existência não está comprometida pelo tipo de alimento que ele opta na sua rotina alimentar, mas sim nos impactos ambientais que estão afetando o planeta!

Outro detalhe importante é que os coalas tendem a competir diretamente com seus próprios congênere, não somente pelo alimento em si, mas também  pelo espaço.

Em alguns casos, os coalas podem viver em espaços bem reduzidos, e por isso podem ser acometidos por problemas relacionados ao estresse, o que acarreta até mesmo brigas!

O Grande Problema Em Defender a Espécie é Uma Realidade!

Por conta do hábito do coala em comer junto aos ramos das árvores (e se movimentar apenas de uma árvore para a outra) os programas realizados para estimular seu deslocamento para outras florestas não foram tão positivos quanto o esperado.

E infelizmente atualmente o coala simplesmente desapareceu de muitas regiões que naturalmente era o principal ocupante – e  o pior é que os números estão cada vez mais desanimadores.

É importante destacar que o coala é uma espécie extremamente vulnerável, e isso fica ainda mais evidente diante da desflorestação das florestas de eucalipto.

Além disso, em décadas a espécie foi acometida foi uma intensa descida populacional por conta das caças – sim, eles foram muito caçados por conta de sua pele!

Hoje em dia, mesmo protegidos, há ainda uma grande quantidade de coalas que vivem próximos de núcleos urbanos, e isso faz com que eles acabem morrendo por conta de acidentes!

Veja também

Cachorro Passando a Pata no Rosto e no Focinho: o Que Fazer?

Você é capaz de analisar como seu cachorro está se comportando? Algumas condutas podem indicar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *