Tempo de Vida do Leão e Ciclo de Vida
O leão (nome científico Panthera leo) é um grande felino pertencente à ordem dos carnívoros. Conhecido como o rei da selva, esse animal é o segundo maior felino existente, estando apenas atrás do tigre.
Possui oito subespécies reconhecidas, das quais duas já estão extintas. As outras subespécies estão classificadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como em situação de vulnerabilidade ou ameaça.
Esses animais atualmente são encontrados no continente asiático e na porção da África Subsaariana.
O homem tem uma história curiosa com o leão, uma vez que desde o império romano, uma vez que desde o império romano existe a prática de prendê-los em jaulas e exibi-los em apresentações de gladiadores, circos ou zoológicos. Embora, a caça aos leões também tenha sido realizada durante muitos anos, a contínua diminuição desta população implicou na construção de parques nacionais para a proteção da espécie.
Neste artigo você conhecerá algumas importantes características sobre esse animal, incluindo o tempo de vida do leão e o ciclo de vida.
Então venha conosco e boa leitura.
Leão Características Físicas
O corpo do leão é alongado, com pernas relativamente curtas e garras afiadas. A cabeça é grande, e nos machos a juba se torna uma diferenciação importante em relação às fêmeas. Essa juba é formada por pêlos espessos que crescem sobre a cabeça, o pescoço e os ombros.
A maioria dos leões possui pelagem de coloração amarelo-acastanhado.
https://www.youtube.com/watch?v=N4exs7UhZXU
Leões adultos possuem um grande comprimento corporal, o qual está compreendido entre 2,7 a 3 metros, incluindo a cauda. A altura ao nível do ombro (ou cernelha) é de 1 metro. O peso fica compreendido entre 170 a 230 quilos.
O dimorfismo sexual não se manifesta apenas na presença ou ausência de juba, visto que as fêmeas também possuem menor altura e peso corporal do que os machos.
Leão Classificação Taxonômica
A classificação científica para o leão obedece à seguinte ordem:
Reino: Animalia;
Filo: Chordata;
Classe: Mammalia;
Infraclasse: Placentalia;
Ordem: Carnivora;
Família: Felidae;
Gênero: Panthera;
Espécie: Panthera leo.
Leão Padrão Comportamental
Na natureza, os leões são felinos gregários encontrados em bandos com de 5 a 40 indivíduos, condição considerada uma exceção às demais espécies da família Felidae, as quais vivem mais isoladamente.
Nesse bando, a divisão de tarefas é bastante nítida, uma vez que é de responsabilidade da fêmea os cuidados com o filhote e a atividade de caça, ao passo que o macho é responsável por demarcar território e defender o seu bando de outras espécies maiores e mais numerosas, como é o caso dos búfalos, elefantes, hienas e até mesmo leões machos de outros bandos.
O leão é um animal carnívoro com preferência alimentar por grandes herbívoros como é o caso da zebra, gnu, búfalo, girafa, elefante e rinoceronte, no entanto, ele também não dispensa animais menores.
A estratégia de caça é baseada em táticas de emboscada e de ação em grupo. A quantidade mínima de ingestão diária de carne por esse animal equivale ao quantitativo de 5 quilos, no entanto, o leão é capaz de ingerir até 30 quilos de carne em uma única refeição.
https://www.youtube.com/watch?v=FzdedHIFM5M
Assim como as fêmeas, os machos também caçam, no entanto, com menos frequência, visto que são menos agéis em decorrência do maior porte e apresentam um gasto energético maior relacionado à necessidade de patrulhamento do território.
Um grande desafio para as fêmeas é conciliar o tempo de cuidado com os filhotes com o tempo das caçadas. Realizam a caça em bandos formados por dois a dezoito indivíduos.
A comunicação entre leões acontece por meio de gestos táteis que envolvem atrito entre cabeças ou lambidas. O atrito pode ser uma forma de saudação quando algum indivíduo retorna ao grupo, ou um movimento executado após a realização de algum confronto.
Em relação á comunicação por vocalização, sons frequentes incluem o rosnado, rugido, tossidela, sibilação, latido rosnado e miado. O rugido é um som muito característico dos leões e é capaz de anunciar a presença do animal a uma distância de até 8 quilômetros, fator extremamente útil na defesa do território e na comunicação para coordenar caçadas.
O Simbolismo do Leão ao Longo da História
Segundo a mitologia grega, um dos trabalhos de Hércules foi lutar contra o leão de Nemé. Após a morte do animal, ele foi colocado no céu, tornando-se a constelação de leão. Essa constelação também era muito valorizada e até mesmo adorada na cultura egípcia, a qual correlacionava o momento de sua ascensão anual no céu com a ascensão anual do rio Nilo.
Outro ponto em comum nas culturas gregas e egípcias era referente à figura mítica da esfinge, caracterizada como meio-leão e meio-humano, de natureza extremamente sábia, porém perigosa.
Tempo de Vida do Leão e Ciclo de Vida
Tempo de Vida
A expectativa de vida dos leões varia de acordo com o ambiente no qual estão inseridos. Na natureza, eles não costumam ultrapassar a média dos oito ou dez anos, porém em cativeiro podem atingir até mesmo 25 anos.
Ciclo de Vida
O ciclo de vida de cada leão inicia-se após o seu nascimento. A fêmea possui uma gestação com média de três meses de duração, que resulta em um a seis filhotes, os quais são amamentados até os seis ou sete meses de idade.
Ao nascerem, os filhotes apresentam manchas ou listras (dependendo da subespécie) que desaparecem em torno dos 9 meses de idade.
Cabe à mãe vigiar os filhotes e ensiná-los a caçar até alcançarem a idade de um ano e meio de vida.
A competição por alimentos pode ser a responsável pela alta taxa de mortalidade entre os filhotes, segundo apontam os especialistas. Essa mortalidade antes da maturidade alcança a marca de 80%. No entanto, outra justificativa para essa situação reside no fato de que a criação dos leões está amplamente ligada a fatores de competição e caso um macho assuma, poderá matar todos os filhotes do sexo masculino.
*
Agora que você já conhece importantes características sobre o leão, incluindo o seu tempo e ciclo de vida, continue conosco e visite também outros artigos do site.
Até as próximas leituras.
REFERÊNCIAS
Brittanica Escola. Leão. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/le%C3%A3o/481752>;
EKLUND, R.; PETERS, G.; ANANTHAKRISHNAN, G.; MABIZA, E. (2011). «An acoustic analysis of lion roars. I: Data collection and spectrogram and waveform analyses». Proceeding from Fonetik. 51: 1-4
Portal São Francisco. Leão. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/leao>;
Wikipédia. Leão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o>.