Home / Animais / Tempo de Vida do Leão e Ciclo de Vida

Tempo de Vida do Leão e Ciclo de Vida

O leão (nome científico Panthera leo) é um grande felino pertencente à ordem dos carnívoros. Conhecido como o rei da selva, esse animal é o segundo maior felino existente, estando apenas atrás do tigre.

Possui oito subespécies reconhecidas, das quais duas já estão extintas. As outras subespécies estão classificadas pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) como em situação de vulnerabilidade ou ameaça.

Esses animais atualmente são encontrados no continente asiático e na porção da África Subsaariana.

O homem tem uma história curiosa com o leão, uma vez que desde o império romano, uma vez que desde o império romano existe a prática de prendê-los em jaulas e exibi-los em apresentações de gladiadores, circos ou zoológicos. Embora, a caça aos leões também tenha sido realizada durante muitos anos, a contínua diminuição desta população implicou na construção de parques nacionais para a proteção da espécie.

Neste artigo você conhecerá algumas importantes características sobre esse animal, incluindo o tempo de vida do leão e o ciclo de vida.

Então venha conosco e boa leitura.

Leão Características Físicas

O corpo do leão é alongado, com pernas relativamente curtas e garras afiadas. A cabeça é grande, e nos machos a juba se torna uma diferenciação importante em relação às fêmeas. Essa juba é formada por pêlos espessos que crescem sobre a cabeça, o pescoço e os ombros.

A maioria dos leões possui pelagem de coloração amarelo-acastanhado.

Leões adultos possuem um grande comprimento corporal, o qual está compreendido entre 2,7 a 3 metros, incluindo a cauda. A altura ao nível do ombro (ou cernelha) é de 1 metro. O peso fica compreendido entre 170 a 230 quilos.

O dimorfismo sexual não se manifesta apenas na presença ou ausência de juba, visto que as fêmeas também possuem menor altura e peso corporal do que os machos.

Leão Classificação Taxonômica

A classificação científica para o leão obedece à seguinte ordem:

Reino: Animalia;

Filo: Chordata;

Classe: Mammalia;

Infraclasse: Placentalia;

Ordem: Carnivora;

Família: Felidae;

Gênero: Panthera;

Espécie: Panthera leo.

Leão Padrão Comportamental

Na natureza, os leões são felinos gregários encontrados em bandos com de 5 a 40 indivíduos, condição considerada uma exceção às demais espécies da família Felidae, as quais vivem mais isoladamente.

Nesse bando, a divisão de tarefas é bastante nítida, uma vez que é de responsabilidade da fêmea os cuidados com o filhote e a atividade de caça, ao passo que o macho é responsável por demarcar território e defender o seu bando de outras espécies maiores e mais numerosas, como é o caso dos búfalos, elefantes, hienas e até mesmo leões machos de outros bandos.

O leão é um animal carnívoro com preferência alimentar por grandes herbívoros como é o caso da zebra, gnu, búfalo, girafa, elefante e rinoceronte, no entanto, ele também não dispensa animais menores.

A estratégia de caça é baseada em táticas de emboscada e de ação em grupo. A quantidade mínima de ingestão diária de carne por esse animal equivale ao quantitativo de 5 quilos, no entanto, o leão é capaz de ingerir até 30 quilos de carne em uma única refeição.

Assim como as fêmeas, os machos também caçam, no entanto, com menos frequência, visto que são menos agéis em decorrência do maior porte e apresentam um gasto energético maior relacionado à necessidade de patrulhamento do território.

Um grande desafio para as fêmeas é conciliar o tempo de cuidado com os filhotes com o tempo das caçadas. Realizam a caça em bandos formados por dois a dezoito indivíduos.

A comunicação entre leões acontece por meio de gestos táteis que envolvem atrito entre cabeças ou lambidas. O atrito pode ser uma forma de saudação quando algum indivíduo retorna ao grupo, ou um movimento executado após a realização de algum confronto.

Em relação á comunicação por vocalização, sons frequentes incluem o rosnado, rugido, tossidela, sibilação, latido rosnado e miado. O rugido é um som muito característico dos leões e é capaz de anunciar a presença do animal a uma distância de até 8 quilômetros, fator extremamente útil na defesa do território e na comunicação para coordenar caçadas.

O Simbolismo do Leão ao Longo da História

Segundo a mitologia grega, um dos trabalhos de Hércules foi lutar contra o leão de Nemé. Após a morte do animal, ele foi colocado no céu, tornando-se a constelação de leão. Essa constelação também era muito valorizada e até mesmo adorada na cultura egípcia, a qual correlacionava o momento de sua ascensão anual no céu com a ascensão anual do rio Nilo.

Outro ponto em comum nas culturas gregas e egípcias era referente à figura mítica da esfinge, caracterizada como meio-leão e meio-humano, de natureza extremamente sábia, porém perigosa.

Tempo de Vida do Leão e Ciclo de Vida

Tempo de Vida

A expectativa de vida dos leões varia de acordo com o ambiente no qual estão inseridos. Na natureza, eles não costumam ultrapassar a média dos oito ou dez anos, porém em cativeiro podem atingir até mesmo 25 anos.

Ciclo de Vida

O ciclo de vida de cada leão inicia-se após o seu nascimento. A fêmea possui uma gestação com média de três meses de duração, que resulta em um a seis filhotes, os quais são amamentados até os seis ou sete meses de idade.

Ao nascerem, os filhotes apresentam manchas ou listras (dependendo da subespécie) que desaparecem em torno dos 9 meses de idade.

Cabe à mãe vigiar os filhotes e ensiná-los a caçar até alcançarem a idade de um ano e meio de vida.

A competição por alimentos pode ser a responsável pela alta taxa de mortalidade entre os filhotes, segundo apontam os especialistas. Essa mortalidade antes da maturidade alcança a marca de 80%. No entanto, outra justificativa para essa situação reside no fato de que a criação dos leões está amplamente ligada a fatores de competição e caso um macho assuma, poderá matar todos os filhotes do sexo masculino.

*

Agora que você já conhece importantes características sobre o leão, incluindo o seu tempo e ciclo de vida, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Leão. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/le%C3%A3o/481752>;

EKLUND, R.; PETERS, G.; ANANTHAKRISHNAN, G.; MABIZA, E. (2011). «An acoustic analysis of lion roars. I: Data collection and spectrogram and waveform analyses». Proceeding from Fonetik51: 1-4

Portal São Francisco. Leão. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/leao>;

Wikipédia. Leão. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o>.

Veja também

Lula Animal: Filo, Nome Cientifico, Família e Classificação

Os animais marinhos por muito tempo causaram uma certa adoração e medo para os seres …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *