Home / Animais / Cachorro Rottweiler Personalidade e Comportamento

Cachorro Rottweiler Personalidade e Comportamento

Rottweilwer é uma raça conhecida por possuir cães grandes e fortes. Ancestrais dessa raça teriam sido encontrados em Roma, no entanto, a raça propriamente dita foi desenvolvida na Alemanha por açougueiros, com a finalidade de trabalhar com o gado. Dentro desse mesmo contexto, também foi empregado para tração. Apesar da raça quase ser extinta no final do século XIX, juntamente com o período de chegada das ferrovias, ela foi resgatada através do cruzamento dos poucos indivíduos restantes com cães similares.

Este cão chegou à América no ano de 1928, e foi registrado pela America Kennel Club no ano de 1931. Atualmente, é comum vê-lo sendo utilizado por forças policiais. A expectativa média de vida destes cães esta em torno de 8 a 10 anos.

Aqui no Brasil, o cão Rottweiler está entre as 10 raças favoritas dos brasileiros. O corte de sua cauda não é permitido em nosso país, contudo é uma prática frequente em alguns lugares do mundo.

Apesar de possuir uma aparência física que pode ser um pouco intimidadora, como cães domésticos eles podem ser bastante amorosos, protetores e apegados ao dono, no entanto costumam ser bastante territorialistas.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre a personalidade e comportamento da raça, além de outras importantes características.

Então venha conosco e boa leitura.

Cachorro Rottweiler Características Físicas

Os pêlos deste cão são uma característica marcante da raça, isto porque a coloração é padronizada. Os pêlos são predominantemente pretos, sendo que em regiões específicas e delimitadas, a coloração é em tom marrom-dourado. Também é possível observar subpêlos, assim como pêlos de comprimento médio, com textura densa ou rija. Os pêlos vão sendo perdidos, substituídos gradualmente durante o ano.

Em relação ao comprimento e peso corporal, estes assumem valores compreendidos entre 56 a 69 centímetros, e 35 a 60 quilos, respectivamente. Há certo dimorfismo sexual relacionado a estas características, uma vez que os machos são, na maioria das vezes, maiores e mais pesados do que as fêmeas.

Cachorro Rottweiler Características

Em relação ao formato das estruturas corporais, o peito é largo; o pescoço é musculoso e dotado de uma grande resistência física; as orelhas são de formato triangular e disposição pendular, inclinadas para frente; os lábios são pretos e as gengivas, quase sempre, escuras; as narinas e o focinho possuem cor preta.

O crânio desses cães é de comprimento médio e formato alargado próximo às orelhas. Em relação à testa, esta assume disposição arqueada.

Cachorro Rottweiler Personalidade e Comportamento

Normalmente os cães dessa raça podem manifestar dois padrões de comportamento. Para o primeiro padrão, costumam ser bastante dóceis e até mesmo desengonçados; já, de acordo com o segundo padrão, costumam ser mais centrados e focados na defesa dos seus donos e de seu território.

Para aumentar as chances de que o cão seja calmo e gentil, este deve socializar com os donos desde filhote.

Mesmo que seja bastante dócil, é importante não deixa-lo a sós com crianças pequenas. Convém lembrar que este cão é muito forte, e que pode exagerar em alguma brincadeira.

Em algumas circunstâncias o cão Rottweiler pode manifestar um comportamento agressivo. Isto ocorre na presença de pessoas ou animais estranhos à família. No entanto, o adestramento e a socialização ajudam a atenuar ou até mesmo erradicar esse comportamento.

São considerados cães de fácil treinamento, fator favorecido pela sua lealdade e apego aos donos. Eles fazem de tudo para agradar e gostam de se mostrar atentos aos comandos.  É importante treiná-lo para não agir de forma impulsiva na presença de estranhos.

Segundo o livro “Inteligência dos Cães”, escrito por Stanley Coren, a raça ocupa a 9ª posição.

Cachorro Rottweiler Saúde e Vulnerabilidades

Alguns problemas de saúde de natureza genética são comuns à raça, a exemplo dos problemas gastrointestinais, bem como da displasia coxofemoral e de quadril.

Em relação ao sistema gastrointestinal, este é considerado bastante sensível nestes cães, demandando uma alimentação equilibrada e de alta qualidade. Neste contexto, uma das doenças mais perigosas é a parvovirose, a qual pode resultar até mesmo em morte.

Em relação à displasia de quadril, esta é uma alteração formada pelo fêmur e osso do quadril, que pode prejudicar a locomoção do cão e até inviabilizá-la totalmente. Esse quadro é considerado uma predisposição genética, no entanto, pode ser favorecido por fatores como o tipo de piso da casa e excesso de atividades físicas. Os exercícios são importantes para o cão, no entanto, sua prática deve ser acompanhada de perto, uma vez que, em razão de serem fortes e pesados, os rottweiller podem sobrecarregar as articulações durante a prática.

Cachorro Rottweiler Cuidados Gerais

A predisposição da raça às doenças virais, tornam a vacinação mais que obrigatória. Alguns veterinários ainda recomendam três doses a mais da vacina polivalente (V8 ou V10).

Assim como as vacinações, antipulgas e vermífugos são importantíssimos para garantia de uma boa saúde e longevidade.

Atividades físicas precisam ser diárias, porém não intensas. Uma sugestão é a realização de caminhadas acompanhadas de seu tutor.

Juntamente com a atividade física, a alimentação deve ser equilibrada. Caso seja oferecida em excesso, o cãozinho pode engordar.

Assim como os estímulos na parte física, estímulos mentais são igualmente importantes, e auxiliam a manter a concentração, assim como a mente ativa.

Durante os adestramentos, é importante que o tutor busque sempre o equilíbrio, de modo a não deixar o cão entediado e nem ansioso.

O banho é indicado com a frequência de uma vez ao mês. Não é necessário aumentar essa frequência, uma vez que esses cães são considerados bastante higiênicos.

As escovações de pêlos devem ser regulares, e até mesmo diárias. Neste segundo caso, a necessidade ocorre durante as estações da primavera e do verão, período da troca de pêlos.

Agora que você já conhece importantes características sobre o cachorro Rottweiler, incluindo sua personalidade e comportamento, suas características físicas e cuidados necessários; o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Petz. Guia de raças Rottweiler. Disponível em: < https://www.petz.com.br/cachorro/racas/rottweiler/>;

Petlove. Tudo sobre Rottweiler. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/rottweiler/r>.

 

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *