Home / Animais / Curiosidades Sobre o Rottweiler e Fatos Interessantes

Curiosidades Sobre o Rottweiler e Fatos Interessantes

Desenvolvido na Alemanha, na região de Rottwell, o Rottweiler foi cuidado e criado por açougueiros dessa região. O objetivo era para que o cão trabalhasse com o gado, o que o fez se tornar um ótimo cão boiadeiro e de guarda, e também ele pode ser útil em funções como tração.

Com um forte instinto de proteção, sendo robusto e muito forte, o rottweiler é também muito resistente. Dependendo da criação que ele tiver, vai crescer sendo ou muito gentil, carinho e brincalhão, como também um guarda protetor, feroz, bravo e sério.

Com uma tendência maior a ser um cão calmo, sereno e alerta, o rottweiler é um cão muito leal a sua família e um excelente companheiro.

Entre os cães, o rottweiler é provavelmente um dos que são reconhecidos mais facilmente. Com um corpo de pelagem preta e muito curta, com algumas manchas e marcas de cores avermelhadas ou laranjas, e um corpo musculoso e com uma cabeça grande, quem bate o olho no rottweiler, logo já sabe de qual raça se trata.

História

O cão molosso é provavelmente o ancestral do rottweiler, um cão romano, que também era criado para proteger e guardar os rebanhos. Junto as legiões romanas, os molosso foram até os Alpes Suíços, e chegaram tempo depois em volta da Floresta Negra, que fica na parte sudoeste da Alemanha, e foi lá que o molosso teve o primeiro contato com os cães do local.

A partir de uma miscigenação dos molossos com os cães locais dos moradores, surgiu uma das primeiras e mais primitivas versões do que hoje conhecemos como rottweiler. Em um local com muitos pastos e campos, a versão primitiva do rottweiler começou a ser utilizada para ajudar na proteção e guarda dos rebanhos, além de auxiliar na tração de carroças ou cargas.

No entanto, no final do século XIX, começou a surgir as ferrovias, e os rebanhos pelas estradas foram prontamente proibidos, o que fez com o que os “cães de açougueiros”, o termo conhecido do rottweiler na época, desaparecesse do mapa, quase sendo extintos.

Em uma cidade com o nome Rottweil, vários admiradores e fãs do cão, se reuniram e começaram a traçar um plano para salvar essa raça canina. O que eles fizeram? Com uma única fêmea de raça pura que restava, eles fizeram cruzamentos muito bem selecionados com esta e com outros cães semelhantes, e com sucesso, conseguiram evitar a extinção do rottweiler.

Um tempo depois, foi fundado um clube e a raça canina recebeu o nome de Rottweiler, como conhecemos hoje, em homenagem à cidade de Rottweil que conseguiu salvar e recuperar o prestígio do cão. Seu significado hoje é “cão de açougueiro de Rottweil”.

Curiosidades

O rottweiler possui várias curiosidades que podem ser ditas, algumas delas são:

  • Quando se trata de mordida, é sabido que quanto maior a cabeça do cão, mais forte será sua mordida. Com uma força de 148 quilos, uma das maiores cabeças entre os cães, o rottweiler tem uma mordida mais forte que a do Pastor Alemão e do que do pitbull.
  • Diferente de outros cães, que podem possuir diversas variações na pelagem, cor, e outros, o rottweiler tem lábios de cor sempre pretos, assim como o seu pelo que possui algumas cores castanhas em volta dos ombros, boca ou patas, e às vezes, manchas pelos olhos.
  • Em muitos lugares no mundo, incluso o Reino Unido, a prática de cortar a cauda do rottweiler foi totalmente banida. No entanto, em alguns países, como os Estados Unidos, essa prática ainda é permitida. Se antes, o corte era baseado para facilitar o trabalho dos cães, hoje a motivação é totalmente estética.
  • Will Smith, um ator famoso e reconhecido internacionalmente, é um tutor de um grupo que possui 4 rottweilers. Ele aparece muitas vezes posando para fotos, dando dicas e contando histórias sobre os seus cães.

Como Cuidar Do Rottweiler?

O rottweiler possui uma pelagem dupla, então durante o ano é comum soltarem pelos de forma moderada. Escovações na semana uma ou duas vezes já são suficientes para manter o pelo saudável.

Os banhos devem ser dados pelo menos uma vez no mês, ou então, apenas quando ele ficar realmente sujo. Limpe as orelhas com algodão, corte as unhas ocasionalmente, escove os dentes e sempre verifique odores ou feridas pelo corpo.

Sendo um cão forte e trabalhador, o rottweiler precisa ser exercitado diariamente. Caminhadas longas, brincadeiras ou esportes para cães, são ideais para manter o seu cão fisicamente e mentalmente saudável.

O rottweiler tem uma tendência forte a engordar, por isso, na hora da alimentação, a mesma deve ser balanceada e moderada. As principais doenças que ele pode pegar, são: artrose no ombro, doenças endócrinas, cardíacas, oftálmicas ou dermatológicas, ou displasia coxofemoral e falência hepática.

Fatos Interessantes

A partir de pesquisas feitas no início do século XX, em 1910, diversas raças de cães passaram por testes, avaliações e treinamentos, para verificar qual seria a mais indicada para a função de cão policial.

Durante a avaliação do rottweiler, ele se mostrou extremamente capaz e adequado às tarefas do meio policial. Desde então, ele passou a ser reconhecido como um excelente cão de guarda, permanecendo até hoje com um dos mais conhecidos e populares do mundo.

Com essa fama, não é de se estranhar histórias onde o rottweiler foi protagonista como guardador e protetor.

Uma história muito conhecida, por exemplo, se trata de Jake, um rottweiler de 2 anos. Em 2008, Jake caminhava junto com a sua dona Liz Maxted-Bluck, quando os dois escutaram gritos de uma mulher por perto, Jake prontamente localizou de onde vinha os gritos, e em um matagal alto, ele conseguiu espantar o homem que estava molestando a mulher, trouxe sua dona à cena, e ficou no local como protetor até que os policiais chegassem. O homem foi condenado e mandado para a prisão por 4 anos, enquanto Jake recebeu uma medalha e um prêmio de bravura pelos policiais do local.

Com um preço que varia entre 2000 até 6000 reais, o rottweiler o cão ideal para você que possui uma casa com quintal, e grande espaço, e queira um cão companheiro e protetor.

Veja também

Morcego Frutífero: Características, Fotos E Nome Científico

Os morcegos possuem tantas histórias, mitos e curiosidades, que muitas vezes, fica difícil dizer o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *