Home / Animais / Como Cuidar de um Pastor-da-Anatolia Filhote: Cuidados

Como Cuidar de um Pastor-da-Anatolia Filhote: Cuidados

Os ancestrais dessa raça já estavam percorrendo a Turquia e a Ásia Menor em 2800 a.C. Eles eram animais grandes, fortes e pesados ​​que eram usados ​​como cães de guerra e para a caça de enormes animais.

Para quem deseja ter um exemplar desse, saber como cuidar de um pastor-da-anatolia filhote é essencial.

Neste artigo, vamos dar as principais dicas à respeito do cachorro e de como trata-lo da melhor maneira possível.

Comportamento do Pastor-da-Anatolia

Essa raça é leal, protetora, territorial, vigilante, sensível, estável e séria. Apesar de ser um animal inteligente e fácil de treinar, também é independente e pode não reagir imediatamente às ordens do proprietário.

Ele é paciente com crianças, mas devido ao seu grande tamanho e força, não é aconselhável brincar com os pequenos, correndo o risco de, acidentalmente, derrubá-los.

Esse animal é carinhoso com sua família, mas desconfia de estranhos. Ele é um bom guardião que alertará com seus latidos sobre qualquer irregularidade. Gosta de correr com total liberdade e alguns podem gostar de cavar. Por isso é tão importante saber como cuidar de um pastor-da-anatolia filhote.

Aparência do Animal

O pastor da Anatólia é um cão musculoso e bem proporcionado. Possui cabeça larga, focinho alargado e orelhas triangulares arredondadas no final. A cauda é longa e fica para baixo quando em repouso, e, em alerta, levantada para o alto, com a ponta enrolada nas costas.

Aparência do Pastor-da-Anatolia
Aparência do Pastor-da-Anatolia

Seu pelo é curto, denso e liso. Existem muitas cores disponíveis, mas os exemplares com o rosto e orelhas pretas são mais comuns.

Características da Raça

  • Altura: de 74 a 81 cm em machos e de 71 a 79 cm em fêmeas;
  • Peso: 50 a 65 kg nos machos e 40 a 55 kg nas fêmeas;
  • Pelo: variadas cores;
  • Habilidades: cão de guarda de rebanho, cão da família, excelente guardião.

Educação e Treinamento

Para ter como cuidar de um pastor da anatolia filhote é preciso saber que ele é obediente e inteligente. Seu objetivo principal de vida se mostra sempre sendo servir ao seu tutor. Assim sendo, o treinamento deve produzir ótimos resultados.

O treino deve iniciar o mais rápido possível, sendo que a atenção especial quanto à precoce socialização é essencial. Um filhote precisa vivenciar e interagir com outras pessoas, dar um passeio fora de casa, conhecer outros animais, etc.

Pastor-da-Anatolia Filhote
Pastor-da-Anatolia Filhote

Nos treinamentos do pastor-da-Anatólia, é possível usar o método de motivação. O tutor tem que ser confiante, firme, deve respeitar o pet. Um cachorro aparentemente severo e grande literalmente se “derrete” ao receber uma boa quantidade de elogios e afeto.

Mas a humilhação, a crueldade, a grosseria geralmente anulam todo o resultado e pode amargurar o animal. Além do mais, se ele for mais sério e ficar sendo ameaçado pelo seu dono, pode tentar atacar para sua defesa.

A maioria parte dos exemplares da raça é sensível a mudanças na entonação de voz do dono. Por isso pode ser fácil treinar sem correções muito severas. A forma de como cuidar de um pastor-da-Anatolia é simples: Basta trata-lo com amor que ele assimilará perfeitamente os ensinamentos básicos.

Como Cuidar de um Pastor-da-Anatolia Filhote

O pastor da Anatólia não se adapta bem à vida da cidade ou a pequenos espaços. É um cão que resiste ao frio e ao calor, portanto, não há problema em morar nas residências que possuem um grande jardim, onde ele pode correr e se divertir à vontade.

Dicas para Cuidar do Pastor-da-Anatolia Filhote
Dicas para Cuidar do Pastor-da-Anatolia Filhote

Este cão pode ser teimoso e dominante, é necessário que o dono seja firme, paciente e ofereça uma educação constante e respeitosa. O pet é bastante sensível à punição, como citado acima. Devido ao seu pelo grosso, é aconselhável escová-lo com frequência.

Saúde

Uma das formas de como cuidar do pastor-da-Anatólia filhote é tratar bem da sua saúde. Ele é um cão robusto, mas pode sofrer de:

  • Displasia da anca;
  • Entrópio;
  • Hipertireoidismo;
  • Criptorquidia;
  • Monorquídea;
  • Boca torta;
  • Prognatismo superior.

Nutrição

Um filhote de pastor da Anatólia deve comer três a quatro vezes por dia até atingir seis meses de idade. Então, você pode mudar para duas refeições maiores. Também é um bom momento para fazer a transição da comida de cachorro pequeno para uma boa fórmula para adultos.

Cuide bem do Pastor-da-Anatolia Filhote
Cuide bem do Pastor-da-Anatolia Filhote

O veterinário será seu aliado para ajudá-lo a definir suas porções diárias de acordo com a idade, nível de atividade física e tamanho.

Evite petiscos de baixa qualidade, se possível. Eles contêm muito material sem nutrientes, como milho. Assim, devem ser consumidos em grandes quantidades para atender às necessidades do cão. Uma dieta premium será melhor para sua saúde e, como ele comerá menos, não será muito mais caro.

Seu sistema digestivo também é mais forte do que muitos cães do seu tamanho e o torna menos suscetível a problemas de estômago. Ainda é recomendável tomar suas precauções, pois doenças podem ser fatais.

Por fim, retire outras alimentações entre as refeições principais, mas verifique se ele sempre tem acesso a uma tigela de água fresca.

Requisitos de Exercício

Mesmo que não exija tanto exercício quanto outras raças grandes, os tutores precisam levar seu pastor-da-Anatólia para muitos passeios e dar muito espaço para correr. Esta raça não quer gosta muito de jogos de captura ou busca. Precisa de um desafio, como puxar um objeto ou carrinho, até mesmo rastrear determinadas coisas.

Não Deixe o Filhote sem Praticar Exercícios
Não Deixe o Filhote sem Praticar Exercícios

Por causa de seu instinto de guardar rebanhos, existe grande influência em como cuidar do pastor-da-Anatolia filhote. Dessa forma ele funciona melhor em fazendas. Se você tem filhos pequenos, essa pode não ser a melhor raça para se ter em casa, pois o cão pode não se dar bem com crianças que não conhece.

Filhotes da Raça e Onde Comprar um

Os cães pastor são cautelosos com estranhos. Portanto, como filhote, você deve apresentá-lo a novas pessoas e situações o mais cedo possível. Para adquirir um exemplar, pode-se pesquisar bem.

Filhotes da Raça Pastor-da-Anatolia
Filhotes da Raça Pastor-da-Anatolia

No Brasil não têm para vender, nos EUA são poucos criadores que possuem esse cachorro, geralmente fazendeiros. Para comprar um bichinho desses tem que aguardar em uma lista de espera, até que tenham filhotes disponíveis. Mas nos sites já há avisos que não é um cão para qualquer um.

Gostou de aprender como cuidar de um pastor-da-anatolia filhote? Ele é mesmo um cão grande, mas amoroso, não?

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *