Home / Animais / Como Tirar Cheiro de Urina de Cachorro do Sofá? O Que Passar?

Como Tirar Cheiro de Urina de Cachorro do Sofá? O Que Passar?

Todos os donos de cães criados em casa, em um momento ou outro, foram confrontados com esse tipo de inconveniência como o de suportar odor de urina no sofá. Especialmente com filhotes que ainda não adquiriram o hábito de ser limpos. Em alguns casos, isso não tem nada a ver com uma educação ainda não concluída. O cão pode ter andado ou deitado na urina antes de voltar para casa.

Qualquer que seja a causa, o cheiro de urina de cachorro ou qualquer outro animal de estimação é extremamente desagradável. A situação piora com o tempo, se uma boa limpeza não é feita, para não mencionar a aparição de manchas desagradáveis que se tornam difíceis de remover.

No entanto, existem algumas dicas muito simples que podem limpar os vestígios de urina, mas especialmente para remover o cheiro de forma que seja possível ter um interior saudável e agradável como moradia para todos. Essas soluções também fazem uso de produtos econômicos disponíveis em todos os lugares.

Produtos Milagrosos Para Tirar O Cheiro De Urina Do Sofá

Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio realmente faz milagres em casa. Utilizado para cozinhar, limpar ou higiene pessoal, é usado de mil maneiras e combina os benefícios. Além de ser poderoso como neutralizador de odores.

É igualmente útil para remover o cheiro e a mancha da urina em carpetes, tapetes, sofás ou colchões. Tudo o que é necessário para isso é: polvilhar nos lugares em questão; penetrar o produto com a ajuda da mão; passar com ferro a vácuo depois de 2 ou 3 horas e por fim admirar o resultado.

Bicarbonato de Sódio
Bicarbonato de Sódio

E, no caso de o seu cão ter deixado um cheiro de urina em um sofá de couro, não entre em pânico! Você tem a solução certamente à mão, na sua bolsa de maquiagem ou no armário. Basta seguir estes passos: Impregnar um algodão com solução de amônia; aplicar na mancha previamente umedecida por enxugamento; neutralizar o cheiro aplicando bicarbonato de sódio; deixar por 2 ou 3 horas, depois escovar tudo.

Bicarbonato de sódio e limão: A acidez do suco de limão e seu efeito desinfetante são extremamente valiosos para o saneamento e desodorização de superfícies marcadas com urina de cão. Associados com a ação do bicarbonato de sódio, eles permitem tanto desinfetar quanto desodorizar efetivamente.

Bicarbonato de Sódio e Limão
Bicarbonato de Sódio e Limão

Para explorar essas virtudes, realize a seguinte mistura: Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de suco de limão, três gotas de óleo essencial de limão, todas diluídas em um pouco de água quente. Em seguida, pulverize essa mistura diretamente na marca de urina e deixe secar (não enxágue).

Vinagre e álcool contra odores de urina: Aqui está outra mistura particularmente eficaz para eliminar os odores da urina do cão. Para realizar a mistura basta pôr: uma xícara de vinagre branco, uma colher de sopa de álcool a 70 °, uma xícara de água quente. Aplicar diretamente no local em questão, antes de enxaguar e secar.

Vinagre e Álcool
Vinagre e Álcool

Desodorante e limpador: Muito prático, os produtos desodorantes e limpadores industrializados podem ser usados em todos os lugares. Seus animais de estimação não têm limites para suas necessidades. Eles também são propensos a deixar traços involuntários em caso de doença (fezes, vômitos).

Para enfrentar este desafio, os sprays multifuncionais são muito versáteis. Eles podem: limpar completamente atacando os pontos de raiz seja aplicando em carpetes, tapetes, sofás e muitos outros. Também podem secar e desintegrar manchas velhas e novas. Em suma, uma solução rápida e eficaz para limpar e eliminar odores.

Como Tirar Cheiro de Urina de Cachorro do Sofá? O Que Passar?

Um conselho natural que é mais preventivo do que curativo, devido ao cheiro da urina do cão, é sempre deixar o cão beber em quantidades abundantes. Isto é porque é bom para a saúde, como acontece com as pessoas, e porque quando a urina está menos concentrada, cheira menos.

Quando se tratar de superfícies fáceis de lavar, talvez baste apenas enxaguar algumas vezes com água e limão, de preferência a casca de limão ou mesmo o suco puro com casca, principalmente nos casos mais críticos. Outro remédio que apresenta eficácia dupla são soluções caseiras à base de pimenta, em especial caiena.

Cheiro de Urina de Cachorro do Sofá
Cheiro de Urina de Cachorro do Sofá

Polvilhar com solução em pó ou pulverizar com solução líquida a base de pimenta não só eliminará o odor fétido da urina. Mas devido ao próprio cheiro picante da pimenta para o olfato do cão, muito provavelmente essa solução irá também desencorajá-lo de voltar ali e  o impedirá assim de urinar outra vez neste local.

Outras Soluções Preventivas

Existem remédios naturais que, além de serem de baixo impacto ambiental, também são antigos e, por isso, quase imbatíveis em termos de eficácia e praticidade. Para neutralizar o cheiro de urina do cão, também serve preparar uma infusão de ervas secas, misturando flores de manjericão, orégano, menta e lavanda, e depois despejando tudo em 1 litro de água fervente. É um excelente repelente que consequentemente desencoraja o cão mais valente em poucos minutos, a urinar onde não queremos.

Já vimos vários exemplos de remédios naturais que podem funcionar no sofá, como também em carpetes, tapetes ou até mesmo no chão. Já mencionamos e vale repetir um dos mais simples, que é baseado apenas no sumo do limão. Funciona muito se você quiser manter os cães longe, mesmo de tapetes e até mesmo das paredes externas.

Pode não deixar lá o cheiro mais agradável de todos, mas é, sem dúvida, preferível em comparação com a da urina canina. É geralmente usado nas paredes exteriores das casas também para evitar que os cães voltem a fazer suas necessidades sempre naquele mesmo local, muito perto de onde talvez passemos todos os dias ao sair de casa.

Mas a melhor solução preventiva ainda será sempre o treinamento adequado. Consulte especialistas a fim de oferecer a seu cão a forma adequada de discipliná-lo desde filhote a fazer suas necessidades apenas nos locais pré-determinados em seu ambiente, seja dentro de casa ou no quintal. Assim reduzirá significativamente seu problema com odores desagradáveis de fezes ou urinas em locais inapropriados.

Veja também

Quais os Sintomas de Piometra em Cachorros? Como Tratar?

Apesar do nome diferente, infelizmente, trata-se de um problema grave, mas muito comum em cadelas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *