Home / Animais / Tucano-de-Bico-Arco-Íris: Características, Habitat e Fotos

Tucano-de-Bico-Arco-Íris: Características, Habitat e Fotos

O tucano-de-bico-arco-íris (nome científico Ramphastos sulfuratus) é uma das espécies pertencentes à família taxonômica Ramphsatidae, e ao gênero taxonômico Ramphastos. É encontrado na Colômbia, Venezuela e Sul do México. Na costa nordeste da América Central, em Belize, esta ave é considerada símbolo.

Neste artigo, você conhecerá importantes características e informações referentes a esta espécie, assim como em relação a outras espécies de tucanos.

Então venha conosco e boa leitura.

Tucano Bico Arco Íris Sob Galho de Árvore
Tucano Bico Arco Íris Sob Galho de Árvore

Características Gerais dos Tucanos: Anatomia e Comportamento

Os tucanos são em número de 30 espécies. Possuem um bico córneo pneumático bastante resistente, pés zigomáticos (com 1ª e 4 ª falanges voltadas para trás), ausência de dimorfismo sexual (tornando a sexagem possível apenas através de exames de DNA), alimentação frugívora (que também permite a inclusão de insetos e outros animais pequenos) e ausência de hábitos migratórios.

Em relação a outros hábitos comportamentais, estas aves constroem ninhos aproveitando cavidades naturais, tais como o oco das árvores. O período de incubação dos ovos varia de 15 a 18 dias. O período de nidificação é entre a primavera e o verão. Machos e fêmeas se revezam para tomar conta da cavidade.

O bico dos tucanos é uma estrutura que auxilia bastante a intimidar outras aves, também auxilia na captura de alimentos, na emissão de sons para atrair a fêmea e até mesmo na dispersão do calor (uma vez que é bastante vascularizado).

Os tucanos possuem uma disposição diferenciada de vértebras caudais, e, por esta razão, são capazes de projetar a cauda para frente e dormir com o bico escondido sob as asas, assim como dormir com a cauda dobrada sobre o dorso, em uma posição que cubra a cabeça.

Gênero Taxonômico Ramphastos

Neste gênero, estão inclusas a maioria das espécies de tucanos mais famosas da atualidade. Dentre elas, o tucano chocó (nome científico Ramphastos brevis), o tucano de bico preto (nome científico Ramphastos vitellinus sp.), o tucano de bico verde (nome científico Ramphastos dicolorus), o tucano de mandíbula preta (nome científico Ramphastos ambiguus), o tucano grande de papo branco (nome científico Ramphastos tucanus), e, é claro, o tucanuçu ou tucano-toco (nome científico Ramphastos toco).

Tucano de Bico Arco Iris
Tucano de Bico Arco Iris

Tucanuçu

Tucanuçu Sub Plantação
Tucanuçu Sub Plantação

No caso, o tucanuçu é praticamente a maior espécie e maior representante do gênero (embora, em casos isolados, o tucano grande de papo branco posa superá-lo). Possui 56 centímetros de comprimento e peso na média de 540 gramas. Seu grande bico alaranjado de 20 centímetros possui uma mancha negra na ponta. A plumagem é predominantemente negra, com coloração branca no papo e uropígio. As pálpebras são azuis e o entorno dos olhos, laranja.

Tucano de Bico Preto

O tucano de bico preto também pode ser chamado de canjo ou tucano-pacova. Possui bico negro com reflexos e contornos azulados, com comprimento estimado em 12 centímetros. No corpo, a penugem é predominantemente negra, com exceção do entorno dos olhos (azulado), garganta e peito (branco com amarelo). Apresenta média de 46 centímetros de comprimento corporal.

Tucano de Bico Verde

 

O tucano de bico verde, como o próprio nome indica, possui bico verde com tons avermelhados na parte interna. Também pode ser conhecido como tucano de peito vermelho. Entre as cores da pelagem corporal estão o alaranjado, vermelho, amarelo, preto e bege.

Tucano de Peito Branco

O tucano de peito branco possui uma média de 55 centímetros de comprimento. O bico é castanho-avermelhado ou pode apresentar um tom bastante próximo ao preto, com coloração amarela na base da maxila e cúlmen. Também pode ser conhecido pelos nomes e pia-pouco, quirina e tucano-cachorrinho.  É encontrado nas Guianas; Norte e Leste do Pará, assim como no arquipélago do Marajó; Amapá; Leste do rio Tocantins; e litoral do Maranhão.

Tucano-de-Bico-Aco-Íris: Características, Habitat e Fotos

O tucano de bico arco-íris também pode ser conhecido pelos nomes tucano de bico de quilha e tucano de peito amarelo. Seu habitat natural são as florestas tropicais.

Em relação às características físicas, a ave possui penugem predominantemente preta com o peito destacadamente amarelo brilhante. O bico possui, em média, 16 centímetros de comprimento. Este bico possui coloração predominantemente verde, com ponta vermelha e tons laranja, azul e amarelado em sua extensão.

Conhecendo Espécies de Outros Gêneros Taxonômicos

Aulacorhynchus

No gênero Aulacorhynchus, espécies famosas incluem o tucaninho de nariz amarelo (nome científico Aulacorhynchus atrogularis), espécie amazônica medindo entre 30 a 35 centímetros; o tucaninho verde (nome científico Aulacorhynchus derbianus) e o araçari de dorso encarnado (nome científico Aulacorhynchus haematopygus).

Pteroglossus

O gênero Pteroglossus é o mais abundante em número de espécies, com 14 representantes. Dentre eles o araçari miúdo de bico riscado (nome científico Pteroglossus inscriptus); o araçari de bico de marfim (nome científico Pteroglossus azara) e o araçari mulato (nome científico Pteroglossus beauharnaesii).

Selenidera

No gênero Selenidera, espécies conhecidas incluem o araçari negro (nome científico Selenidera culik), espécie de aproximadamente 33 centímetros, grande bico e penugem predominantemente negra; e o araçari-poca ou  saripoca de bico riscado, espécie também com 33 centímetros de comprimento, com um característica bem peculiar que o diferencia dos outros tucanos, no caso, a espécie apresenta dimorfismo sexual.

Tucano Situação de Vulnerabilidade e Preservação

Dentro do bioma no qual estejam inseridos (seja Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal ou Cerrado), os tucanos desempenham um papel importantíssimo na dispersão de sementes, uma vez que são animais predominantemente frugívoros.

Tucano Voando
Tucano Voando

Em linhas gerais, possuem uma expectativa de vida estimada em 20 anos.

Algumas espécies estão classificadas como vulneráveis ou em perigo, como é o caso do tucano de bico preto e do tucano grande de peito branco. Contudo, a maioria das espécies, incluindo representantes dos outros gêneros taxonômicos, ainda é classificada como pouco preocupante.

*

Agora que você já conhece muitas informações referentes ao tucano de bico arco íris, assim como de outros representantes de seu gênero e família taxonômica; nossa equipe o convida a continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral, com artigos especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Brittanica Escola. Tucano. Disponível em: < https://escola.britannica.com.br/artigo/tucano/483608>;

FIGUEIREDO, A. C. Infoescola. Tucano. Disponível em: < https://www.infoescola.com/aves/tucano/>;

Wikipédia. Ramphastos. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ramphastos>;

Wikipédia. Tucano. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Tucano>;

Veja também

Educando um Cachorro Shih Tzu

Como Educar um Cachorro Shih Tzu? Como Adestrar?

Shih Tzus é uma raça popular, conhecida por seu tamanho pequeno e personalidade lúdica. Mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *