Home / Animais / Comportamento do Esquilo, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Esquilo, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Alguns animais são mais conhecidos do que outros, e isso é extremamente normal quando levamos em consideração que habitamos um planeta com uma fauna muito diversificada, principalmente morando no Brasil, onde temos belos locais com faunas riquíssimas, como é o caso da Floresta Amazônica.

Apesar disso, também existem animais que possuem uma visibilidade muito grande em nosso planeta, seja porque eles são mais representados na mídia ou porque eles possuem características que acabam sendo consideradas atraentes pelas pessoas.

Nesse caso, podemos citar o  esquilo como um bom exemplo de animal que possui uma alta visibilidade, isso porque ele é adorado por muitas pessoas principalmente por ser um dos animais considerados como os mais fofos do mundo, o que acaba atraindo alguns fãs.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre a vida que o esquilo leva. Dessa forma, continue lendo o texto para saber exatamente quais são os modos e hábitos de vida que esse animal leva no seu dia a dia e muito mais!

Hábitos Alimentares

Os hábitos alimentares são uma parte essencial na rotina de qualquer animal, já que é justamente por causa dessa alimentação que o animal consegue adquirir nutrientes e, consequentemente, continuar crescendo e evoluindo firme e forte ao longo de toda a sua vida. Logo, a alimentação pode ser vista como uma forma de perpetuar a espécie.

No caso do esquilo, podemos afirmar de maneira mais específica que ele é um um animal com hábitos alimentares de um herbívoro; é importante lembrar, que um herbívoro nada mais é do que um animal que se alimenta apenas de organismos vegetais, e dessa forma, não se alimenta nunca de carne de outros animais.

Esquilo Comendo
Esquilo Comendo

Assim, o esquilo se alimenta principalmente de plantas, cascas de diversos tipos de árvores e também de diversas frutas que encontra principalmente pelo chão, sendo que as nozes são um bom exemplo da alimentação desse animal no dia a dia.

Portanto, esse é exatamente o jeito de um esquilo se alimentar no seu dia a dia e obter seus nutrientes necessários para a sobrevivência. Podemos também afirmar que o fato de ele ser herbívoro é resultado da evolução, já que seria praticamente impossível que o esquilo conseguisse caçar muitos seres para sobreviver quando levamos em conta o seu tamanho extremamente pequeno.

Comportamento e Modo de Vida do Esquilo

Entender um pouco mais sobre como a espécie se comporta também é uma parte muito importante dos seus estudos sobre ela, já que apenas dessa forma é possível ter uma maior noção de como esse animal é e, principalmente, de como ele se comporta quando está com outros exemplares da espécie.

No caso do esquilo, podemos dizer que ele é um animal que tende a viver de maneira um pouco mais isolada durante a sua vida adulta, mas isso não significa de forma alguma que ele não cuida de seus filhotes quando eles precisam. Dessa forma, podemos dizer que os esquilos criam verdadeiras ninhadas quando os filhotes nascem, e assim esses ninhos podem possuir entre 3 e 10 filhotes por vez.

Modo de Vida do Esquilo
Modo de Vida do Esquilo

Além de tudo isso, é interessante notarmos que os machos costumam sair para procurar alimento para os filhotes e para a fêmea que acabou de tê-los, de forma que todos consigam ficar saudáveis apesar do grande número de filhotes que tende a nascer por vez em cada ninhada.

Logo, o esquilo é um animal que pode por muitas vezes viver sozinho, mas ao mesmo tempo ele é muito ligado à família e por isso pode ser considerado também como um animal que vive em bando dependendo das circunstâncias em que se encontra.

Curiosidades Sobre Esquilos

Curiosidades podem ser uma excelente maneira de se aprender um pouco mais sobre um ser vivo, já que é exatamente por meio dela que obtemos mais informações de uma maneira descontraída, e por isso podemos até mesmo absorver o conhecimento de uma maneira mais simples.

Nesse caso, vamos listar agora algumas curiosidades interessantes sobre os esquilos que você muito provavelmente ainda não sabe.

Assim, continue lendo para aprender de uma maneira ainda mais divertida sobre esse animal!

  • Esquilos são roedores, o que significa que eles se alimentam basicamente por meio do ato de roer, e é exatamente isso que ele está fazendo com as nozes que associamos a esse animal;
  • Por ser um roedor, podemos dizer que os dentes dos esquilos são mais desenvolvidos do que da maioria dos outros animais, já que essa é uma qualidade adaptativa para que ele consiga justamente se alimentar de maneira própria ao longo de sua vida;
  • Os esquilos na fase adulta chegam a medir 56 centímetros, o que significa que eles são considerados animais de porte pequeno a médio (em raras exceções);
  • Não existe uma cor específica para os esquilos, mas é verdade que a grande maioria deles possui uma mistura de cores em sua pele, e por isso é comum vermos esquilos com cores indefinidas.

Portanto, essas são algumas curiosidades que você com certeza pode levar em consideração com relação a esse animal tão interessante! Você já sabia de alguma delas ou aprendeu todas agora?

Nomes Populares do Esquilo

Algo muito interessante que a maioria das pessoas não sabe é que o esquilo é um dos animais que mais possuem nomes populares no mundo, e isso se dá justamente por conta da fama que ele possui ao redor do planeta.

Assim, podemos dizer que o esquilo pode ser conhecido popularmente (ou seja, por pessoas que não são cientistas) na maioria das vezes pelos seguintes nomes: caxinguelê, serelepe, quatipuru, acutipuru, caxinxe, quatimirim e agutipuru.

Caxinguelê
Caxinguelê

Dessa forma, é possível percebemos que existe uma grande influência dos idiomas de povos indígenas quando o assunto é a nomenclatura popular do esquilo, já que termos como “acutipuru” são justamente criados por essas aldeias para que eles possam identificar o animal de uma maneira própria, e essa é justamente a mágica existente no nome popular!

Gostou de saber ainda mais informações sobre o esquilo e agora quer aprender sobre outros animais? Boas notícias! Temos uma outra opção para você: Canguru-Arborícola – Características, Extinto, Hábitos e Fotos.

Veja também

Camaleão Rhampholeon

Camaleão Rhampholeon: Características, Nome Científico e Fotos

Entender mais sobre os animais que habitam o nosso planeta é entender mais sobre nós …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *