Home / Animais / Tucano Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Tucano Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Muito popular, de beleza exuberante e que chama muito atenção. Os tucanos são aves conhecidas pelos brasileiros. É um dos motivos de orgulho da nossa fauna.

Portanto, é provável que você também tenha visto. O mais conhecido, é o que contém as cores preto, branco, laranja e amarelo. O que devemos entender é que, ao contrário do que muitos pensam, os tucanos não são uma espécie restrita a um só tipo de pássaro. O mais popular é realmente esse que citamos, mas ‘tucano’ se trata de uma família, ou seja, existem tucanos de várias cores e até tamanhos diferentes.

Normalmente, o mais popular é facilmente reconhecido. É comum de ser encontrado em regiões mais afastadas, é uma ave nativa brasileira e amante de clima tropical. Enfim, vamos entender melhor sobre o comportamento, hábitos e características dessa ave tão interessante.

Sobre Os Tucanos

Como nós citamos, existem diversas espécies de tucanos. Só no Brasil, já são contadas mais de 20 espécies diferentes. Para participar das famílias do tucano é preciso seguir algumas características principais. Normalmente, o bico do tucano é realmente maior do que das outras aves. A contrário do que muitos pensam, as cores exuberância do bico dos tucanos não serve somente para decoração ou beleza. Mas tem diversas funções biológicas além de serem intimidadores para possíveis predadores.

Diferente de muitas aves eles não possuem papo e seu bico faz parte do equilíbrio de temperatura do corpo.

Os tucanos mais comuns possuem cerca de 50 centímetros de cumprimento e pode chegar a 600g. O que mais chama atenção nos tucanos é seu bico que pode chegar a mais de 20 centímetros nas espécies maiores. Apesar de ser um bico grande, não atrapalha a rotina nem o voo dos tucanos. Apesar de conter 20 centímetros, o bico é oco e tem funções importantes para o pássaro.

Tucanos e Araçaris

Quando há uma discrepância no tamanho dentro da família dos tucanos são diferenciados entre Tucanos e a Araçaris. No geral, todos possuem as mesmas características biológicas. A anatomia dos dois é muito parecida, porém o que muda é o tamanho. Além disso as cores também variam de espécie para espécie. Os tamanhos maiores são os tucanos os menores são os araçaris e muitos cientistas agrupam as duas espécies, Araçaris e Tucanos, como se fosse uma só.

Uma outra diferença, que também pode ser ocasionada pelo tamanho das duas espécies, é a alimentação. Normalmente os tucanos comem frutas e podem chegar a atacar pequenos insetos e até ninhos de outros passarinhos. Porém, esse lado carnívoro não é tão comum. Por outro lado, os araçaris se alimentam somente de vegetais. Não existe nenhuma dieta carnívora para essa espécie um pouco menor do que os tucanos.

Onde Os Tucanos Vivem?

Esses pássaros são mais comuns em locais de climas tropicais, são nativos da américa do Sul entre Brasil, Argentina e outros países. No Brasil são encontrados em diversos estados, porém sempre em regiões mais retiradas e com mais presença de mata atlântica. Raramente é possível encontrar alguns tucanos em zonas urbanas, eles aparecem em busca de alimento, porém seu ninho e habitat estão localizados em áreas mais seguras para eles.

Vida e Reprodução Dos Tucanos

Primeiramente, a fêmea tem a responsabilidade de encontrar locais seguros para fazer seu ninho, pois ali será sua casa por algumas semanas. Eles podem atingir a maturidade sexual entre 2 e 3 anos, dependendo da espécie do tucano.

Após achar o ninho, a fêmea põe os ovos que ficarão cerca de 20 dias em maturação. O Brasil é o único país onde esses pássaros são mais comuns em vida selvagem do que em criadouros e zoológicos. A criação dos tucanos é mais comum no exterior.

Eles podem chegar a viver até 20 anos.

Filhote de Tucanos
Filhote de Tucanos

Domesticação De Tucanos

Apesar de ser uma ave silvestre, há uma alta procura no comercio dessa espécie de aves. Normalmente, quem busca por esses animais são pessoas que já possuem o necessário para a criação, mas há quem os procure sem saber nada sobre como cuidar e manter os tucanos. Vamos entender melhor.

O ideal para a criação dos tucanos é ter no mínimo um casal. Isso porque eles são monogâmicos, e caso adquira um macho e tente reproduzi-lo com diversas fêmeas, já será algo incomum para a natureza dele. Uma boa dica é adquirir casais filhotes, assim a domesticação é mais simples e a possibilidade de uma boa relação entre os dois pássaros é maior. O ideal é que eles fiquem em viveiros e não em gaiolas, isso porque eles são pássaros grandes e precisam de espaço para se locomoverem e viverem. O espaço precisa ser alto, precisa ter um sol filtrado, ou seja, deve ser localizado de forma que o pássaro consiga alternar entre sol e sombra. Um erro comum é pensar que por serem pássaros eles vivem sob o sol, mas eles também precisam de sombra, chuva, enfim. A ideia é proporcionar ao pássaro tudo o que ele conseguiria na vida selvagem. A altura deve ser em torno de 6 a 8 metros e o espaço deve ser amplo.

Domesticação De Tucanos
Domesticação De Tucanos

Como já citamos, a alimentação deve variar entre frutas, vegetais e alguns pequenos animais. Para um bom manejo e conforto dos pássaros, deixe-a de modo de fique a 1 metro do chão. Faça também um ninho para a reprodução dos pássaros.

Nessas condições, os tucanos estarão seguros e num ambiente saudável. A responsabilidade de criar um animal silvestre inclui muita atenção e cuidado. Apesar dessas aves não serem carentes de afeto, eles precisam ser bem cuidados. Lembrando sempre que para a criação de forma legal é preciso ter autorização do Ibama.

Ameaças Aos Tucanos

Os tucanos não são ameaçados de extinção, mas sua beleza faz com que sejam constantemente caçados. Seu bico vai além de cores chamativas, eles possuem um sistema de regulagem de temperatura. Tantos benefícios fazem com que esse bico seja extremamente valioso para caçadores e movimenta um comercio ilegal. Além disso, a destruição do habitat natural é um grande agravante do desaparecimento não só dos tucanos mas de diversas espécies de animais diferentes.

Veja também

Marreco de Pequim: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco de Pequim é considerado uma das principais raças atuais de marrecos, ao lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *