Home / Animais / Ciclo de Vida da Jiboia: Quantos Anos Elas Vivem?

Ciclo de Vida da Jiboia: Quantos Anos Elas Vivem?

A jiboia é um animal de origem brasileira, sendo considerada uma espécie de serpente de porte grande, podendo passar facilmente de dois a três metros de comprimento quando atingem a fase adulta, e ela também é conhecida por não ser um tipo de cobra venenosa.

A jiboia é um tipo de cobra que pode ser encontrada em todas as Américas, mas no norte só é encontrada em regiões tropicais, enquanto a América Central e na América do Sul ela se reproduz e vive facilmente em vários locais.

No Brasil, a jiboia fica em segundo lugar quando se trata de tamanho, perdendo apenas para a Sucuri, e a jiboia pode ser facilmente vista nas regiões da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, assim como nos outros biomas úmidos, mas também é possível que a mesma cresça em regiões menores, desde que sejam pantanosas e lamacentas.

Atualmente, 9 subespécies estão catalogadas, apesar de algumas ainda possuírem algumas controvérsias taxonômicas. No Brasil, existe 2 subespécies principais, a Jiboia-Comum (Boa constrictor constrictor) e a Jiboia-Amarela (Boa constrictor amarali).

A jiboia é um animal intimidador devido ao seu tamanho, e também é uma exímia caçadora, podendo caçar tanto no solo quanto na água, assim como pode caçar tanto de dia quanto durante a noite.

Ciclo de Vida da Jiboia: Reprodução

A jiboia é um tipo de serpente vivípara, ou seja, elas não botam ovos, pois seus filhotes nascem como a maioria dos mamíferos, rastejando diretamente ao lado da mãe.

Além do mais, a jiboia não é um animal que forma casais, já que são poligâmicos, onde o mesmo macho pode engravidar inúmeras fêmeas.

Em determinado ano de reprodução, os machos começam a procurar pelas fêmeas aptas para então conquista-las e as engravidar, e isso pode ocorrer várias vezes durante o dia na vida do macho, já que eles não são monogâmicos.

Em um estudo feito em 2010, a jiboia demonstrou que pode, raramente, desenvolver filhotes através da partenogênese, onde a mesma pode fertilizar um embrião sem a necessidade de copular com um macho.

Jiboia Olhos e Pele
Jiboia Olhos e Pele

Na época de reprodução, o macho é atraído pela fêmea através dos feromônios que a mesma libera através de sua cloaca, e dependendo do macho, se ele não for o ideal aceito pela fêmea, é comum ver um casal brigando no intuito de afastar o macho inadequado.

Quando o macho e a fêmea se estabelecem, o macho cobre a fêmea e insere seu órgão reprodutivo na fêmea, órgão esse chamado de hemipênis. Esse ato é muito variável, podendo durar alguns minutos ou até mesmo algumas horas, além de que ele pode se repetir durante várias vezes durante a semana.

A jiboia fêmea não fica grávida exatamente após o ato, pois a mesma consegue manter o esperma do macho durante um ano inteiro e assim fertilizar seus ovos no período em que achar mais apropriado. Quando a jiboia ovula, aí então ela libera o esperma para fertilização, e nesse momento ela fica com uma região do corpo mais larga, como se tivesse comido algo.

Nascimento e Evolução da Jiboia

Após a jiboia fertilizar seus óvulos, ela passará por um período de gestação de cerca de 100 a 120 dias até realizar o parto. Nesse processo, a jiboia troca de pele cerca de 3 vezes, num processo chamado de descamação pós-ovulatória.

A jiboia geralmente nasce com cerca de 30 a 50 centímetros de comprimento, e os filhotes variam bastante entre machos e fêmeas, onde cada ninhada pode ser de 10 a 60 filhotes, onde a média geral fica entre 25 filhotes.

Alguns filhotes podem não estar 100% desenvolvidos na hora do nascimento e os mesmos nascem em pequenas bolsas que parecem muito com pequenas lesmas, mas dentro de algumas horas eles eclodem normalmente.

Jiboia Filhote
Jiboia Filhote

Assim que nasce, a jiboia já se torna independente e seu crescimento é muito rápido nesse período, trocando de pele inúmeras vezes, até mesmo por duas vezes durante um mês.

A jiboia é considerada adulta quando atinge 3 ou 4 anos de idade, onde se tornam sexualmente maduras, isto é, já são capazes de se reproduzir. Nesse período, a jiboia já pode estar medindo mais de dois metros de comprimento.

A jiboia é conhecida por crescer a vida inteira até o dia em que morrem, por isso é muito normal que jiboias com 3 metros ou mais sejam encontradas já sem vida.

No período adulto, a jiboia troca de pele com menos frequência, com uma média de uma troca a cada 2 ou 3 meses.

Quantos Anos as Jiboias Vivem?

A jiboia silvestre, ou seja, a jiboia que vive na natureza de forma livre, tende a viver por cerca de 20 a 25 anos. No entanto, elas tendem a viver por mais tempo quando são mantidas em cativeiros, pois a jiboia é um animal muito apreciado como pet, e quando a mesma é tratada com os cuidados corretos, ela pode chegar a 30 a 35 anos de vida, onde também podem chegar a medir quase 4 metros de comprimento.

O recorde já registrado sobre a jiboia foi um exemplar que vivia em cativeiro em um viveiro natural no zoológico Filadélfia que fica na Pensilvânia. A jiboia, então chamada de Popeye, viveu por 40 anos, 3 meses e 14 dias, e morreu em 15 de Abril de 1977.

Alimentação e Predadores da Jiboia

A jiboia é um animal carnívoro e em seu cardápio estão inclusos inúmeros mamíferos, mas a mesma possui uma forte tendência a comer roedores, principalmente ratos e esquilos.

Ela é uma excelente caçadora, pois consegue identificar suas vítimas através da presença de calor nas mesmas, podendo facilmente caçar tanto durante o dia quanto durante a noite, mas ainda assim o período da noite é preferível, pois é mais fácil para as mesmas identificar as presas através da temperatura corporal.

Jiboia Alimentação
Jiboia Alimentação

Na maioria das vezes, quando há a necessidade, a jiboia envolve seu corpo enorme na vítima e as sufoca ou quebra seus ossos para então engoli-las. Após a refeição, as mesmas levam cerca de 7 dias para realizar a digestão, período esse em que escolhem determinado local para descansarem e ficarem em um estado de torpor.

As jiboias, apesar do tamanho e da excelência em caçar, ainda não está no topo da cadeia alimentar e a mesma também possui predadores ávidos. A maioria dos predadores da jiboia são aves, principalmente águias e gaviões, que as devoram durante sua infância ou juventude, antes de atingirem as suas medidas finais.

Veja também

Como Alimentar Cachorro Com Colar Elisabetano

Se o seu cão ou gato for submetido a uma cirurgia, seu veterinário poderá enviá-lo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *