Home / Plantas / Amora Azeda, O Que Fazer? Como Deixar a Amora Doce?

Amora Azeda, O Que Fazer? Como Deixar a Amora Doce?

As amoras são frutas deliciosas! Inundam as ruas e quintas brasileiros, sempre bem apreciadas por todos. De sucos a doces, e até a fruta em si, tantas são as formas de comer amoras. Mas e quando a fruta está azeda? O que fazer? A seguir algumas dicas na hora de plantar, colher e comer as suas amoras! Venha conosco.

Poda de Amoras na Primavera

As amoras fazem parte da família Moraceae. Na primavera, as amoras devem ser cortadas, especialmente os galhos feridos, doentes e subdesenvolvidos. Devemos seguir as regras da tecnologia agrícola desta cultura, 10 a 15 sessões deverão cair por 1 metro linear da parcela. Nesse sentido, todos os brotos devem ser cortados no mato, deixando apenas aqueles que foram os primeiros a começar a crescer; eles precisam ser encurtados em 15 a 20 centímetros. Como resultado dessa poda de desbaste, a qualidade dos frutos melhora e eles também serão maiores. Tal poda pode ser feita se desejado no outono, mas de qualquer maneira, com o início da primavera, todas as hastes feridas e danificadas pelo frio precisarão ser cortadas dos arbustos.

Amoras no Inverno

É muito importante preparar adequadamente as amoras para o inverno. É opinião muito comum entre os jardineiros que as amoras para o inverno devem ser amarradas e deixadas em pé. No entanto, isso não pode ser feito em nenhum caso, porque os botões de flores não cobertos pela neve podem congelar (caso more em um local gelado como o sul brasileiro). Os arbustos são dobrados o mais próximo da superfície do solo e fixados nessa posição, amarrando-se à treliça de arame mais baixa. A partir das hastes, você precisa remover toda a folhagem, para isso coloque as luvas e corra ao longo da sessão na direção de baixo para cima. Tenha cuidado, porque se você escolher uma folhagem, passando a mão de cima para baixo, isso pode levar à remoção de botões de flores. Tente manter este arbusto completamente coberto de neve durante o inverno. Portanto, se necessário, a amora precisará ser jogada com neve.

Também é muito importante lembrar que as plantas no inverno precisam de ar e, portanto, o gelo que aparece na cobertura de neve deve ser perfurado. Se o inverno não estiver nevando, a amora deve ser coberta com material de cobertura. Na primavera, o abrigo deve ser removido do local. Examine todas as hastes e remova as que foram afetadas pela geada. Os brotos restantes podem ser elevados e amarrados à treliça.

Amoras Ficam Amarelas

Muitos jardineiros estão interessados, por que a folhagem das amoras fica amarela e voa por aí? No caso de a folhagem no mato mudar de cor para amarelo, esse caso é infectado por câncer de raiz, ferrugem ou clorose. Você pode descobrir que uma planta está sofrendo de uma doença tão incurável como o câncer de raiz, pelo inchaço que aparece na superfície das raízes, os caules ficam muito curtos, os frutos não têm sabor e as placas das folhas ficam amarelas e voam ao redor. As plantas infectadas devem ser removidas do solo e destruídas, enquanto a área em que cresceram não deve ser usada para plantio por pelo menos 8 anos. Se a planta estiver infectada com ferrugem, começará a aparecer em maio. A secagem, o amarelecimento e o vôo ao redor das folhas começarão, úlceras escuras aparecerão na superfície dos caules.

Amoras na Árvore
Amoras na Árvore

Se a doença já estiver em andamento e os arbustos forem gravemente afetados, eles deverão ser desenterrados e destruídos. O principal portador de uma doença viral como a clorose são os pulgões. Nesse sentido, para proteger as amoras da clorose, é necessário tomar todas as medidas necessárias para combater os pulgões. Nos espécimes infectados, as placas das folhas ficam menores e deformadas, as hastes param de se desenvolver, os frutos secam e perdem o sabor. Em alguns casos, a causa da clorose pode ser o uso de água fria para irrigação, uma forte reação alcalina do solo, uma quantidade insuficiente de oligoelementos no solo ou estagnação da água no solo. Tente descobrir o que exatamente causou o desenvolvimento desta doença,

Amoras Estão Secando

Amoras nas Mãos de uma Pessoa
Amoras nas Mãos de uma Pessoa

Essa cultura está entre os higrófilos; portanto, se as plantas não receberem umidade, a folhagem começará a secar. No entanto, se os arbustos são sempre regados a tempo e em volume suficiente, é necessário considerar cuidadosamente as folhas secas. Se você observar espessamentos na superfície, isso significa que as amoras são afetadas por mosquitos. Esta praga coloca suas larvas na superfície das placas de folhas de amora, resultando em espessamentos, chamados galhas. Todos os brotos infectados devem ser cortados na raiz, enquanto os tocos não devem permanecer, então são queimados. Se esse arbusto for atingido por manchas roxas, que é uma doença fúngica, os primeiros pontos de cor marrom-avermelhada aparecerão nas placas foliares e, eventualmente, secarão. Depois que todas as frutas são coletadas dos arbustos afetados, eles precisam ser pulverizados com zircão. Corte na raiz todos os caules secos imediatamente depois que ficar claro que a planta está doente e você não precisa esperar até o outono chegar.

A doença fúngica antracnose, outra doença semelhante, se desenvolve ativamente em clima chuvoso e úmido no verão. No mato afetado, na superfície das chapas, aparecem manchas de cor cinza com uma borda vermelha, os frutos secam e as pontas dos brotos morrem. Para a prevenção, você deve escolher variedades resistentes a essa doença e também cortar e queimar todas as partes infectadas das amoras.

Amoras Verdes
Amoras Verdes

Pragas

As pragas a seguir podem se depositar nos arbustos de amora: pulgões, ácaros, mosquitos da galha de amora de broto e caule, gorgulho, produtor de nozes de amora, besouro de amora e mosca de caule de amora. Durante a floração, um besouro de amora marrom-amarelo pode se instalar nesse arbusto. Esta praga come brotos, flores e folhagens da planta, enquanto as fêmeas nas flores organizam sua oviposição. A partir dos ovos, as larvas comem os frutos. Após a neve derreter, os arbustos afetados devem ser pulverizados com Nitrafen e, durante o florescimento das cerejas, eles são tratados com Fitoverm. A mosca do caule da amora faz sua oviposição nas axilas das placas apicais das folhas, as larvas que nascem comem os caules por dentro. Quebra-nozes e caule de amora, bem como mosquitos da vesícula biliar, fazem sua oviposição em brotos jovens quando as larvas eclodem, então eles os comerão. Se os pulgões pousam no mato, então na superfície dos caules e das placas das folhas, pode-se encontrar orvalho de mel, brotos são deformados e a folhagem se torce. Além disso, esta praga é o principal portador de várias doenças perigosas. Os ácaros, que preferem amoras, sugam seu suco, enquanto são portadores de doenças virais e podridão cinzenta.

Dica

Caso suas amoras estejam azedas, isso não é sinal de doença. Experimente criar um doce com elas! Com certeza irão ficar mais suculentas!

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *