Home / Plantas / Cacto Rhipsalis De Flor Amarela: Características, Cultivo E Fotos

Cacto Rhipsalis De Flor Amarela: Características, Cultivo E Fotos

Essa espécie de cacto é muito comum em locais urbanos, centros de cidades ou locais que foram arborizados. Isso porque eles são muito presentes em galhos de árvores antigas. Para que mora em São Paulo é comum encontrar em algumas avenidas, árvores gigantescas. Seus galhos podem cobrir toda avenida. Elas atraem pássaros, algumas florescem, e muitas servem como base para o crescimento desses cactos Rhipsalis.

Diferente de tantas outras espécies, não é muito fácil identificar esses cactos. Isso porque o cacto que conhecemos, tem um crescimento retilíneo, vertical e possui muitos espinhos. Essa espécie se diferencia em alguns aspectos que veremos logo abaixo.

Características: Cacto Rhipsalis

Os cactos existem em diversos locais do mundo. É difícil de categorizar como sendo de um lugar específico, considerando que ha muito tempo eles já foram encontrados em todos os continentes, menos nas antártica, por motivos óbvios. Normalmente poucas espécies de vegetação são encontradas na Antártica.

Essa espécie de cacto é, por muitos, considerado uma suculenta. Isso porque suas folhas armazenam água e nutrientes fazendo com que essa planta seja muito resistente. Chega a ser indicada para pessoas que amam a beleza das plantas, porém não conhecem muito sobre o assunto e não sabem como cuidar.

É uma planta que pode sobreviver a baixas temperaturas, falta de rega, tempo seco e ventos fortes.

Existe outro nome que faz essa planta conhecida, chama-se cacto-macarrão. Essa espécie específica, diferente dos cactos comuns, não tem espinhos. Suas folhas são cilíndricas, finas e muito ramificadas. Existem muitas variedades, apesar de somente uma estar tão popular entre os projetos paisagísticos.

Há também, outros exemplares mais escuros, com folhas mais achatadas, com flores diferentes e até alguns exemplares avermelhados.

Apesar de existir em todos os continentes, acredita-se que essa planta tenha sido originária de locais tropicais. Portanto a criação dessa planta no Brasil é muito confortável para ela.

Longe dos cuidados humanos, essa espécie de cacto cresce sobre troncos das árvores. Divide espaço com trepadeiras e algumas orquídeas fazendo com que o tronco perca sua tonalidade marrom e seja coberto por uma capa esverdeada e cheia de vegetação.

Onde Plantar Cactos Rhipsalis

Temos algumas dicas para você que pretende ornamentar um local interno ou externo com a presença desses cactos. Tenha em mente que é uma planta muito resistente, porém os cuidados básicos sempre são necessários. Se desenvolve bem em locais internos ou externos, porém precisa de muita iluminação caso fique dentro de algum lugar. Certifique-se, portanto, que ele tenha a iluminação necessária.

Normalmente, projetistas, arquitetos e paisagistas utilizam essa planta para comporem jardins verticais. Os jardins verticais são arranjos de plantas que tem seu crescimento para baixo ou para cima, sem muitas ramificações ou crescimentos horizontais. Esses jardins diferenciados, estão sendo muito usados para compor pequenos espaços, trazendo mais vida e mais verde aos diferentes ambientes.

Uma composição de um jardim vertical somente com cactos Ripsális é muito vantajosa. Isso porque um bom arranjo bem cuidado pode formar uma cortina verde e elegante.

Cacto Rhipsalis De Flor Amarela no Vaso
Cacto Rhipsalis De Flor Amarela no Vaso

Os jardins verticais não são as únicas opções para a criação de cactos. Eles podem ser colocados em vasos em locais suspensos para que suas folhas contornem e caiam verticalmente. Eles precisam ser podados ao crescer muito pois não devem chegar ao alcance de crianças e animais. Lembre-se que apesar de sua beleza, são plantas tóxicas.

Cultivo de Cacto Rhipsalis

  • Solo: O solo ideal para o plantio dessa espécie de cacto, deve ser um solo bem drenado para que a água escorra. É importante que o solo seja misturado com compostos orgânicos ideais para cactos e suculentas. Essa planta também gosta dos compostos orgânicos utilizados para a plantação de orquídeas. Então, para preparar o solo, misture terra, pó de osso, carvão ou qualquer substância que torne a terra mais drenada e compostos orgânicos de cactos ou de orquídeas. Faça uma mistura homogênea e prepare para a plantação do cacto.
  • Água: Assim como a maioria dos cactos e suculentas, não é uma planta que gosta muito de água. É um dos exemplos de planta onde a água em excesso pode matá-la. Para algumas pessoas leigas no cuidado com as plantas, acreditam que tudo que uma planta precisa é sol e água. Porém, um pouco de estudo e pesquisa já serão suficientes para entender que algumas plantas simplesmente não se dão muito bem com muito sol. Esse é o caso dos cactos Ripsális. Eles precisam de um local iluminado, água moderada, e um solo bem preparado.
    Portanto, para crescimento e desenvolvimento regue no mínimo duas vezes por semana. Em dias mais frios ou úmidos analise as condições do solo antes de regar. Se estiver úmido não há necessidade de rega.
  • Luz: Como já citamos, nem todas as plantas precisam da luz solar direta. O cacto Ripsális se dá muito bem com a luz moderada ou meia sombra. A luz solar direta pode, às vezes, ser prejudicial para o desenvolvimento da planta. Podendo queimar suas folhas. O lado bom de encontrar um lugar externo e com meia sombra é que a floração em geração de frutos dessa planta pode atrair pássaros para seu jardim.

Os frutos que os pássaros ingerem não são comestíveis para humanos.

É uma planta perene, ou seja, ela pode viver por muito tempo. Algumas pessoas conseguem cultivá-las por mais de cinco ou seis anos. Seu tamanho pode chegar alguns metros e como já citado ao chegar no chão ela deve ser podada. Para a propagação do cacto Ripsális, é muito simples. É necessário somente uma ponta de um dos ramos de 15 a 30 cm. Essa ponta deve ser plantada no substrato preparado que ensinamos.

O plantio deve ser feito entre a primavera e o inverno.

Cacto Rhipsalis: Curiosidade

Além do plantio por hobbies, existem pessoas que cultivam algumas espécies de cactos confiando e acreditando em seus significados místicos. Antigamente, era comum que as pessoas pensassem que cactos carregam um significado ruim por isso ele foi por muito tempo evitado como presente ou como simples cultivo. Existia até um ditado popular que dizia “Quem dá cactos quer desacatos” Porém hoje, ele embeleza muitos ambientes. Pode simbolizar resistência sobrevivência e resiliência em tempos difíceis.

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *