Home / Natureza / Efeitos Colaterais Do Mamão Em Excesso

Efeitos Colaterais Do Mamão Em Excesso

Aqui no site já destacamos bem a importância de se comer frutas para o nosso bem-estar. Comprovadamente esses alimentos fazem bem à nossa saúde, e precisamos consumi-los com regularidade, até mesmo para substituirmos outros alimentos que fazer mal, como doces e frituras, por exemplo.

Mas, como tudo em excesso faz mal também, comer demais determinadas frutas pode causar o efeito inverso: ao invés de auxiliar na saúde, podem, na verdade, prejudicá-la. É o caso do delicioso mamão. Trata-se realmente de uma fruta essencial para a nossa alimentação diária, mas que em excesso pode ser bem nocivo.

Vamos descobrir por quê?

As Reações De Cada Pessoa

O mamão, assim como qualquer outra fruta que conhecemos, faz muito bem para a saúde. Isso, sem dúvida. Em qualquer pesquisa que você fizer, estarão lá os efeitos positivos desse elemento na sua alimentação cotidiana. Porém, nem todos reagem da mesma maneira aos mesmos produtos. Alguns, por exemplo, tem o que chamamos de alergia alimentar (algo que acaba interferindo diretamente no nosso sistema respiratório), e outros simplesmente não podem comer determinadas frutas por muitos motivos (como, por exemplo, acontece com quem tem diabetes, que não podem comer frutas que sejam muito ricas em açúcar).

O mamão, por sua vez, é rido em vitaminas A, B e C, além de enzimas proteolíticas (que são justamente as que digerem as proteínas, como é o caso da quimopapana e da papaína). Ou seja, indiscutivelmente, trata-se de um alimento que pode, sim, trazer muitos benefícios. No entanto, em alguns casos, comer muito mamão pode ser, em certo ponto, prejudicial, causando efeitos colaterais bem complicados.

Claro, isso não é necessariamente uma regra. Vai de pessoa pra pessoa. Alguns podem comer muito mamão durante vários dias, e não sentir nada além de uma inevitável dor de estômago. Outras pessoas, no entanto, e que estão inseridas em certos casos especiais, precisam ficar atentas ao consumo dessa fruta.

Portanto, vamos conhecer agora quais problemas são esses.

Efeitos Colaterais Do Mamão Em Excesso

Um dos efeitos mais negativos mais significativos para quem comer demais esse tipo de alimento está relacionado com quem está grávida. Pode parecer mentira, mas há uma possibilidade dessa fruta induzir ao aborto natural. Ou até mais precisamente: tantos as sementes, quanto as raízes e os chás com as folhas do mamão podem causar esse problema. É bom deixar claro ainda que mamões muito maduros possuem uma alta concentração de látex, o que pode acabar provocando contrações uterinas. Portanto, estando grávida, o ideal é evitar comer mamão (especialmente, os mais maduros).

Outro efeito que pode ser prejudicial é que essa fruta tem a tendência de reduzir os níveis de açúcar do sangue (mais especificamente o mamão fermentado). E, isso pode ser especialmente ruim caso você vá passar por uma cirurgia de qualquer tipo. Portanto, o recomendável é não comer esse alimento, pelo menos, umas duas semanas antes de fazer um procedimento cirúrgico de qualquer tipo.

Outra coisa muito séria que o mamão em excesso pode causar é constipação. Ok, ele é um remédio natural para esse tipo de problema também, mas comê-lo demais causa justamente o efeito oposto. Ao mesmo tempo, para evitar uma constipação ainda maior, você precisará beber cada vez mais água, o que, certamente, deixará o estômago muito cheio de líquido.

O bom é também ficar atento para crianças que tenham fibrose cística. Por ter uma enzima digestiva poderosa (a papaína), muitos especialistas recomendam que pessoas que tenham fibrose cística comam mamão com frequência. Menos as crianças. Ao ingerirem papaína, elas podem desenvolver colonopatia fibrosante, uma séria condição que danifica bastante o intestino grosso. . Ou seja, crianças que possuam esse problema devem ficar longe dessa fruta (e de qualquer outra que possua papaína).

Só que tem mais: além de tudo isso, o mamão pode desenvolver pedras renais. E, isso se deve por conta de uma substância que, nas doses certas, ela é bem benéfica: a vitamina C. Como sabemos, ela é um antioxidante fabuloso, que pode ajudar a fortalecer a imunidade, além de ajudar contra o câncer, a hipertensão e outras enfermidades. Porém, em excesso, essa vitamina pode ser tóxica, ocasionando cálculos renais. E, só pra lembrar: o mamão é conhecido por ser grande fonte dessa vitamina.

Por fim, podemos citar que o excesso de mamão pode reduzir a fertilidade de uma pessoa. Estudos recentes revelaram que o extrato da semente do mamão pode afetar negativamente a fertilidade dos homens, A fruta pode interferir tanto na produção de espermatozoides, quanto suprimir a motilidade do esperma. Em suma, caso você esteja tentando ter um bebê, o aconselhável é não comer esse alimento em grandes quantidades.

E, Como, Afinal, Consumir Mamão De Maneira Correta? Em Quê Quantidades?

Para que você não tenha prejuízos em seu bem-estar (sob qualquer aspecto que seja), o recomendado é consumir, pelo menos, 1 fatia de mamão formosa ou ½ fatia de mamão papaia todos os dias. É importante ressaltar que, em média, 100 g de mamão equivale a 50 calorias apenas. Ou seja, o importante é consumir essa fruta ao natural, e depois de fatia, caso fique sobrando alguma parte dele, é preciso que seja guardado na geladeira, pois somente assim ele ficará devidamente conservado.

O melhor momento de se alimentar dessa fruta é no café da manhã. Você pode tanto comê-lo fatiado, quanto de outros modos. Uma dos mais deliciosos é ele recheado. É muito simples de fazer: basta cortar um mamão pequeno ao meio, e ir “colando” amaranto ou granola em suas laterais, e depois recheá-lo com iogurte desnatado, amêndoas e um pouco de damasco. Acredite: você não vai se arrepender!

No próprio café da manhã, você pode se alimentar do mamão através de bebidas. Um das melhores é um shake com farelo de aveia e mel. Para fazer essa receita, é bem simples também. Você vai precisar de uma xícara de chá de mamão descascado e picado, uma xícara de chá de leite desnatado gelado, uma colher de sopa de farelo de aveia e uma colher de mel. Depois, é só colocar todos os ingredientes no liquidificador, e beber imediatamente. Essa receita também vale para repor suas energias após um treino cansativo na academia.

E, é isso. Vimos que tudo em excesso realmente pode fazer mal, até mesmo um alimento tão nutritivo quanto o mamão. Basta ter bom senso, e se alimentar de forma equilibrada, que a sua saúde agradece.

Veja também

Tudo Sobre o Alecrim: Características, Nome Científico e Fotos

Por causa da longa história do alecrim – literário, cosmético, culinário e medicinal – um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *