Home / Plantas / Como Consumir Pó de Amora? Quais os Seus Benefícios?

Como Consumir Pó de Amora? Quais os Seus Benefícios?

Amora é denominação atribuída a várias frutas com formato semelhante, contudo, pertencentes a famílias botânicas distintas. Há espécies de amoras classificadas como amora branca, amora preta ou ainda, amora vermelha.

Essas frutas são consideradas medicinais, em razão das suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Podem ser consumidas frescas ou através de sobremesas e sucos. O chá de amora também é bastante popular e no mesmo são utilizadas as folhas do vegetal.

Outra apresentação da fruta é através do pó ou farinha de amora, obtido desidratando e moendo a fruta. Contudo, algumas recomendações são importantes neste processo, tais como a manutenção de baixas temperaturas, de modo a evitar a perda nutricional da amora.

Neste artigo, você conhecerá algumas dicas relacionadas à como consumir pó de amora e quais os benefícios deste alimento.

Então venha conosco e boa leitura.

Espécies e Tipos de Amora

Em relação ao tipo, há 3 categorias básicas de amora, são elas a amora branca, amora preta e amora vermelha.

Na classificação de amora branca, estão distribuídas 3 espécies a Morus alba (nativa da China), a Maclura tinctoria (nativa do Brasil) e a Rubus erythrocladus (também nativa do Brasil e conhecida como amora do mato ou amora verde).

Amora Branca

No caso da amora preta, também são 3 as espécies existentes: a Morus nigra (nativa do Japão e da China), a Rubus selowii (nativa do Brasil, também conhecida como capinuriba preta ou amora do mato) e a Rubus umilfolius (nativa da Europa e América do Norte, também conhecida como amora slvestre).

Amora Preta

Há apenas uma espécie de amora vermelha: a Rubus rosifolius, também conhecida como morango silvestre. Esta espécie é nativa da Ásia, contudo, no Brasil, é considerada um arbusto/sub-arbusto invasor.

Amora Vermelha

As espécies de amora estão distribuídas entre as famílias taxonômicas Moraceae e Rosaceae.

Como Consumir Pó de Amora? Quais os Seus Benefícios?

Cada 10 gramas de farinha de amora contém 32 calorias; 0,5 gramas de proteína; 6,7 gramas de carboidratos; e 1,3 gramas de fibra alimentar. Não existe gordura neste alimento.

Em relação aos minerais e vitaminas, estão presentes o Potássio, Zinco, Magnésio, Selênio, Ferro e Cálcio; além das vitaminas C e K.

A farinha de amora também é rica em pectina (tipo de fibra solúvel), além de muitos flavonoides (tais como a antocianina) capazes de combater os radicais livres.

Como Consumir?

Esta farinha pode ser utilizada para o preparo de muffins, biscoitos, tortas, doces, panquecas, bolos, sucos e salada de fruta. As sugestões de uso são inúmeras, inclusive em pratos salgados.

O pó de amora é uma excelente pedida para o café da manhã, polvilhando uma colher de sopa sobre a granola e adicionando ao iogurte natural.

Os nutricionistas recomendam a ingestão diária de 1 colher de sobremesa, preferencialmente com líquidos, de modo a auxiliar na eficácia das fibras.

Quais os Benefícios?

Essa listagem é bem longa. A farinha de amora é conhecida por propiciar saciedade através de poucas calorias, uma vez que é rica em fibras, assim como o arroz e pão integral. Este fator também auxilia na perda de peso, ainda mais porque é favorecido por outra característica: o bloqueio da absorção de gorduras no intestino. Há ainda um terceiro ponto neste processo, o controle da glicemia, uma vez que o gel de pectina retarda a liberação de açúcar na corrente sanguínea.

Assim como o favorecimento da sensação de saciedade, esta farinha reduz a vontade de comer doces.

A pectina, de um modo geral, auxilia na remoção de detritos alimentares da parede intestinal e previne contra a constipação.

Os flavonoides presentes na farinha de arroz atuam reduzindo os riscos referentes ao colesterol ruim (LDL) ao impedirem sua oxidação.

A presença de antioxidantes neste alimento torna este um grande aliado na prevenção do envelhecimento precoce, Alzheimer, Parkinson e até mesmo câncer.

Como Fazer Pó de Amora em Casa?

Esta farinha pode ser comprada em lojas de produtos naturais ou confeccionada em casa mesmo.

Os ingredientes são apenas 1 quilo de amoras frescas (que também estejam limpas e secas). Essas amoras devem ser colocadas em uma forma e assadas em forno baixo (temperaturas altas são prejudiciais aos nutrientes), até o ponto de estarem bem secas e praticamente esfarelando. O próximo passo é triturar essas frutas secas no liquidificador ou processador e armazenar em um recipiente (preferencialmente de vidro) hermeticamente fechado.

Passar a farinha na peneira ajuda com que ela fique ainda mais fina.

Outras Modalidades de Uso da Amora: Suco, Chá e Tintura

O chá das folhas de amora é bastante empregado para tratamento alternativo de cólicas menstruais e diarreia. Aplica-lo sobre as feridas também auxilia na cicatrização destas. O preparo consiste em juntar 1 colher (chá) de folhas secas para 1 xícara de água fervente, e deixar repousando durante 10 minutos até coar e consumir 2 vezes por dia.

Para o preparo do suco, não é preciso coar. São utilizadas 100 gramas de amora para cada 1 xícara de água. A fruta deverá ser batida no liquidificador junto com a água.

O preparo da tintura de amora consiste em colocar em uma garrafa escura 500 ml de Vodka para 150 gramas de folhas secas de amoreira, e deixar descansar durante 14 dias, período no qual deve ser agitado 2 vezes ao dia. Com 14 dias de ‘descanso’, a mistura pode ser coada e mantida em um recipiente escuro bem fechado (protegida contra a luz e o calor). A ingestão desta tintura é feita diluindo-se 1 colher (sopa) da bebida em um pouquinho de água. A recomendação é tomar duas vez ao dia.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os benefícios da farinha de amora para a saúde, nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Mundo Boa Forma. 7 Benefícios da Farinha de Amora- Como Fazer, Como Usar e Receitas. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-farinha-de-amora-como-fazer-como-usar-e-receitas/>;

Tua Saúde. Benefícios e propriedades da Amora. Disponível em: < https://www.tuasaude.com/amora/>;

Veja também

Como Plantar Vinca em Vaso em Casa?

A vinca-de-madagascar ou simplesmente vinca (nome científico Caranthus roseus) é um vegetal de fácil propagação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *