Home / Natureza / Qual a Importância da Hidrosfera Para a Vida Vegetal?

Qual a Importância da Hidrosfera Para a Vida Vegetal?

Para melhor classificar cada parte do planeta e podermos estuda-la de forma completa e separada, cientistas vão e criam determinados conceitos e termos para designar esses espaços. Temos termos para o que está abaixo de nós, no meio de nós e acima de nós. Isso ajuda em todos os complexos para todos.

A Terra é estudada desde sua parte terrestre, até sua aquática. Ambas possuem limitações, pois não temos tecnologia suficiente para estuda-las completamente. Entretanto, temos plena consciência de que de forma direta e indireta, todas essas partes terrestres tem seu sentido de existência e são importantes em todos os sentidos para nossa vida.

Na ecologia, costumamos lidar com esse tipo de informação de uma forma meio aprofundada, pois são eles que nos dão uma bela ajudada a entender a ecologia do planeta. Um dos termos muito utilizados é a hidrosfera. Seu próprio nome já diz por si, mas no post de hoje iremos explicar exatamente o que é a hidrosfera, e sua importância, principalmente na vida vegetal.

O Que é Hidrosfera?

O termo hidrosfera veio do grego. Hidro significa água, enquanto que esfera, bem, esfera mesmo. Juntando os dois temos: esfera da água. Logo, a hidrosfera da Terra compreende como todas as águas que formam o nosso planeta, que formam a camada que conhecemos na superfície. Nesse termo inclui: mar, oceano, lago, lagoa, brejos, córregos, riachos, rios, ribeirões, gelo, geleiras, lençóis, vapor d’água, águas glaciais e qualquer outra água.

Juntando tudo isso, nós temos cerca de 70% de toda a superfície terrestre, o que é muito mais que a metade da Terra. Dessa quantidade, mais de 97% corresponde aos oceanos, logo, 2/3 da Terra é coberta por oceanos. O que deixa apenas 3% para a chamada água potável, que é a que a maioria dos seres vivos utilizam para sobreviver, incluindo nós seres humanos. Essa hidrosfera faz parte da biosfera, e nela inclui todos os habitats e seres vivos da água.

As três camadas principais da Terra são: atmosfera, litosfera e hidrosfera. Somente isso já mostra o quão importante ela realmente é. Por isso, que temos o costume de chamar nosso planeta de planeta da água ou planeta azul. Tem até uma música popular conhecida que é Terra Planeta Água. Quando vemos fotos de satélites lá do espaço, podemos ver o quanto de água realmente estamos lidando.

Até agora, a Terra continua sendo o único planeta do sistema solar em que descobrimos água no estado líquido, e temos diversas teorias envolvendo a parte da água com o início da vida no planeta. Quando falamos que 70% do planeta é água, estamos nos referindo a parte superficial, pois até o que sabemos, a parte de dentro do planeta corresponde a maioria rocha, mas as proporções não são tão certas, já que não temos total visão e sabedoria.

Porém, recentemente descobriram que debaixo da Terra, existe um oceano que é maior em 3 vezes que os oceanos que conhecemos. Ele fica na parte inferior da crosta terrestre. Não há muita informação quanto a esse oceano ainda, mas as pesquisas se mostram otimistas para um futuro próximo. De qualquer forma, as “águas superficiais” são extremamente importantes para a existência de vida. Isso é tão real que, quando pesquisadores buscam por evidências de vida fora do nosso planeta, a primeira coisa que eles tentam encontrar é  água líquida.

Qual a Importância da Hidrosfera Para a Vida Vegetal?

Já deu para entender basicamente sobre o que se trata a hidrosfera. Mas e quanto a sua importância? E de que forma ela afeta a vida vegetal? Vamos entender que a hidrosfera, em conjunto com a atmosfera e litosfera, permite a vida do planeta. A de QUALQUER ser vivo. Além disso, é ela que forma os combustíveis fósseis: petróleo e carvão.

A hidrosfera inclui as águas doces, encontradas nos rios, geleiras e lençóis freáticos e que é utilizada para as necessidades animais e vegetais. Nenhum ser é capaz de sobreviver sem água. Por isso que existe toda uma campanha para manter esse recurso, que não é tão grande comparado a água salgada. Apesar do ciclo da água (que você estuda nos ciclos biogeoquímicos na ecologia), e as chuvas garantirem sua renovação, ações humanas dificultam o trabalho da natureza.

As algas e fitoplânctons são vegetais responsáveis pela maior parte do oxigênio na nossa atmosfera, e para sobreviverem, elas precisam estar dentro da água dos mares e oceanos. Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que sem água não há vida. Colocando dessa forma, a hidrosfera ajuda a diluir todos os nutrientes minerais (necessários para sobrevivência das plantas), para que então as plantas consigam absorver-los. Formando então suas estrituras, e levando adiante seu ciclo.

Todos os casos, vemos que a água participa de alguma forma para que a vegetação tenha vida, seja por produzir massas de ar, chover, irrigar o solo, e drenar a água. E isso, de forma direta e indireta afeta nossas vidas. Pois, assim como sem água não sobrevivemos, sem o oxigênio que as plantas nos providenciam, também não somos capazes de sobreviver. É esse o significado da esfera, tudo está conectado, tudo tem seu sentido junto.

Esperamos que o post tenha te ajudado a entender o que é a hidrosfera e a sua importância para a vida vegetal, e para todas as outras vidas também. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajudar. Você pode ler mais sobre camadas da Terra e outros assuntos de biologia aqui no site!