Home / Natureza / Macaco Cuxiú-de-Nariz-Branco: Características, Habitat e Fotos

Macaco Cuxiú-de-Nariz-Branco: Características, Habitat e Fotos

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o macaco Cuxiú de nariz branco.
Esse animal é conhecido cientificamente como Chiropotes albinasus, é pertencente a família pitecídeos, é um animal que só é visto na parte sul da Amazônia aqui em nosso país, eles costumam ser encontrados na beira do rio Xingu e ficam entre esse rio e o rio madeira.
Em alguns lugares são chamado de piroculu, eles têm seus pelos com coloração bem escuro e com brilho, seu focinho é bem vermelho.

Locais em Que as Condições Ecológicas São Boas Para o Macaco Cuxiú de Nariz Branco

Macaco Cuxiú-de-Nariz-Branco

O local ideal para esse animal é a floresta amazônica. Mas eles podem ser encontrados no Mato Grosso, no Amazonas, no Pará e até em Rondônia.

Habitat do Macaco Cuxiú de Nariz Branco

O habitat perfeito do macaco Cuxiú de Nariz Branco é a nossa floresta amazônica, esse animal nunca é visto andando em terra firme. Ele vai estar sempre no alto das árvores protegido dos predadores.

Alimentação do Macaco Cuxiú de Nariz Branco

Esses animais costumam se alimentar de insetos, também de flores, algumas sementes e outros frutos.

Reprodução do Macaco Cuxiú de Nariz Branco

Vamos falar um pouco sobre a gestação desses animais, ela costuma durar de 152 a 162 dias no total. Dessa gestação nasce apenas um filhote, e apenas um por ano. O bebê possuem uma cauda diferente das dos seus pais, que facilita se locomover e ficam assim até os dois meses de vida.

Características do Macaco Cuxiú de Nariz Branco

Esses animais não vão pesar mais de 3,3Kg. A coloração do seu corpo é negra assim como sua causa, somente seu nariz e seu lábio de cima tem uma pigmentação bem forte de vermelho. O nome do animal foi dado por conta da sua pelagem branca ou amarela que cobre o focinho e a boca.

Ele tem uma barba negra, mas que não é tão aparente como de outros macacos que fazem parte da mesma família que ele. Outra característica física notável é que seus membros posteriores são bem mais desenvolvidos que os membros anteriores, possui uma cauda bem cheia e bastante comprida, mas não tem facilidade para pegar coisas com ela.
O Órgão sexual dos machos é cor de rosa.
Esse animal é considerado um parente bem perto dos Uacaris. O que os diferencia com certeza é o tamanho da cauda. Gostam de viver em grandes grupos, com cerca de quarenta animais.

Macaco Cuxiú de Nariz Branco em Cativeiro

É uma espécie ainda pouco estudada, é bastante rara. Sabe-se de um único caso dessa espécie em cativeiro na tentativa de reproduzir essa espécie tão rara. Aconteceu no ano de 1968 em um Zoológico da Alemanha.

Ameaça de Extinção e Fotos do Macaco Cuxiú de Nariz Branco

Esse animal infelizmente está na lista dos animais ameaçados de extinção em nosso país.

Animais Que Vivem na Floresta Amazônica e Estão Ameaçados de Extinção

Assim como o Macaco Cuxiú de Nariz Branco, diversos outros animais vivem aqui no Brasil na floresta amazônica e também estão ameaçado de extinção. As causas podem ser diversas como o desequilíbrio no meio ambiente, pesca e caça esportiva, a poluição da água, poluição do ar e também da terra. Tráfico ilegal de animais, alterações de clima, e desmatamento.

Deveríamos cuidar melhor de um lugar tão importante para o mundo, ao contrário disso o número de animais ameaçados só vem crescendo e impactando negativamente na fauna do nosso país. Vamos listar alguns desses animais:

Gato Maracajá

Esse animal é um felino nativo das Américas. É encontrado na floresta amazônica, mas também em outros ambientes do brasil.
Ele lembra bastante uma onça pintada, o que confunde algumas pessoas que acabam os caçando. Esse animal está com alerta vermelho para o seu risco de extinção.

Peixe Boi da Amazônia

Um animal tipicamente brasileiro, vive nas águas da Amazônia e é um mamífero, o menos de sua espécie. Ele é encontrados nos lagos e rios de água doce.
Ele tem uma função muito importante, pois ele se alimenta de plantas e acaba consumindo as as que ficam na parte de cima dos rios, assim ali estará sempre limpo e o sol consegue atingir a água.
Animal com alerta vermelho para risco de extinção, pois infelizmente esse animal é caçado por conta da sua gordura e da sua carne.

Ararajuba

Essa ave só pode sobreviver no Brasil, e ela costuma ser encontrada na parte sudeste da Amazônia e também ao oeste do Maranhão.
É uma ave muito bonita, a sua coloração vai do amarelo em seu corpo, e as pontas de suas asas são verdes. Infelizmente ela costuma ser capturada para o tráfico ilegal. Está com alerta vermelho de extinção.

Gavião Real

Vamos conhecer um pouco do gavião real, essa que é uma águia, inclusive considerada a mais poderosa mundialmente falando. Ele habita a floresta amazônica, ele é um excelente caçador, inclusive é capaz de caçar outras aves e até mesmo macacos. Infelizmente problemas como o desmatamento tem prejudicado o desenvolvimento dessa águia. O ambiente tem se modificado e sua sobrevivência tem se tornado difícil. Por isso ele está em alerta vermelho para extinção.

Ariranha

Esse animal é um tipo muito grande de lontra, em diversos lugares também podem ser chamadas de onça d’água. Muitas pessoas caçam esses animais, colocando em risco sua sobrevivência. Por isso ela está em alerta vermelho de extinção.

Onça Pintada

Um símbolo do nosso país, a onça pintada é um felino brasileiro que habita a Amazônia, mas não é incomum ver esses animais no pantanal por exemplo. É outro que vem sofrendo com os problemas de desmatamento, pois tem seu habitat completamente destruído. Também problemas com caça, tudo isso contribui para que esse animal seja ameaçado de extinção. Mais uma espécie brasileira com alerta vermelho para extinção.

Quanto animais sofrendo com a falta de empatia dos humanos não é verdade? Conta aqui para gente o que você achou sobre as curiosidades do Macaco Cuxiú de Nariz Branco.

Veja também

Intoxicação por Inalação

Quais os Sintomas de Intoxicação por Inalação?

Envenenamento ou intoxicação é o nome dado a lesão ou morte devido à deglutição, inalação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *