Home / Natureza / Relação Entre Biogeografia e Ecologia

Relação Entre Biogeografia e Ecologia

A Biologia é a área da ciência responsável pelo estudo da vida e dos processos que ocorrem dentro dela; por isso, dentro dessa matéria existem muitos conceitos que são essenciais na hora de entender melhor o assunto que está sendo tratado.

Por conta disso, todos os termos utilizados na Biologia são extremamente importantes para a contextualização e entendimento mais aprofundado dos seus estudos, já que eles servem como guias para que as pessoas entendam melhor todos os assuntos que estão sendo tratados.

Porém, muitas vezes alguns termos p Nuncaodem acabar se confundindo, e esse é exatamente o caso dos conceitos de “biogeografia” e “ecologia”. A verdade é que esses termos são muito parecidos mas ao mesmo tempo são diferentes, portanto, a relação dos dois pode ser confusa para algumas pessoas.

Portanto, neste artigo falaremos sobre a relação existente entre a biogeografia e a ecologia. Primeiro, faremos uma introdução onde explicaremos a definição de cada um dos termos separadamente e depois explicaremos a relação entre esses dois conceitos tão famosos na Biologia.

O Que é Biogeografia?

A biogeografia é a parte da ciência que mistura os estudos da biologia com os estudos da geografia, portanto, é uma área interdisciplinar que relaciona estudos de espaço geográfico e dos seres que habitam esse espaço.

Isso significa que a biogeografia estuda elementos como a distribuição de uma espécie animal em um determinado espaço do globo, as condições biológicas daquele local e como aqueles seres se relacionam com essas condições.

Além disso, todo o estudo fica mais complexo, já que a biogeografia estuda tudo isso enquanto também analisa as mudanças dos espaços com o passar do tempo. Ou seja, estudar como uma espécie modificou sua condição de vida por conta das mudanças no espaço em que ela vive com o passar do tempo (como ocorre muito na natureza), isso é trabalho da biogeografia.

Essa área da ciência é extremamente importante, já que o espaço geográfico tem uma influência gigante na forma que uma espécie se comporta, e a biogeografia demonstra de forma clara como isso ocorre.

Portanto, a biogeografia é mais focada em conceitos que abrangem uma área específica do globo terrestre e nos animais que vivem nessa área; e é aí que ela se diferencia da ecologia e ao mesmo tempo a completa.

O Que é Ecologia?

A ecologia é a parte da Biologia que analisa um ecossistema, por exemplo. Isso significa que ela analisa como os seres vivos de um ecossistema se relacionam entre si, ou então com outros elementos naturais externos como o clima e a vegetação.

É trabalho da ecologia estudar como o comportamento dos seres vivos muda de acordo com as condições climáticas, com o aparecimento de novos seres humanos e etc. A ecologia também estuda as relações de poder entre os animais, como a predação.

Além disso, a ecologia estuda como espécies diferentes ou iguais se relacionam, além de perceber quais são os efeitos da ação humana na vida natural dessas espécies, por exemplo em processos como a desmatação e o desenvolvimento urbano desenfreado, que afetam a vida dos animais muito negativamente.

Portanto, fica claro que a ecologia é uma parte da Biologia que estuda conceitos muito abrangentes na natureza humana. Ela é extremamente importante para entendermos melhor os animais com os quais vivemos e como nós possuímos influência sobre eles (de maneira negativa na maioria das vezes).

Fica claro que ecologia e biogeografia estão longe de ser a mesma coisa, mas ao mesmo tempo possuem uma relação que é essencial para completar os estudos interdisciplinares dentro da Biologia e entender melhor conceitos que poderiam ser intrigantes para a ciência.

Qual a Relação Entre Ecologia e Biogeografia?

Apesar de parecerem áreas completamente distintas quando não observadas de perto, a ecologia e a biogeografia possuem uma relação intrínseca que acaba aparecendo nos estudos feitos por essas duas áreas; isso porque é praticamente impossível fazer algum estudo de uma área sem citar a outra.

Como já vimos, a biogeografia estuda o espaço geográfico e suas mudanças com o passar do tempo; isso significa que ela estuda todos os fatores que foram modificados naquele espaço e como as espécies reagiram.

Por exemplo: estudar como os animais lidam com o processo de urbanização de seu habitat natural com o passar dos anos, isso é uma tarefa para a biogeografia. Por isso, ela é também muito importante para os mais diversos estudos de extinção de espécies e condições de existência.

Ao mesmo tempo, a ecologia estuda a relação que os seres vivos desenvolvem dentro de um habitat específico e também como eles lidam com fatores como mudanças climáticas, pH do solo, salinidade da água e outras condições naturais que afetam diretamente o modo de vida deles…

Não sabemos se você já percebeu, mas é agora que entra a relação entre essas duas áreas que antes pareciam completamente diferentes. As mudanças estudadas em um espaço geográfico pela biogeografia afetarão diretamente no comportamento animal e na relação entre as espécies habitantes de um espaço, estudado pela ecologia.

Um exemplo: o processo de urbanização e a mudança do espaço geográfico de diversas espécies com o passar do tempo, é pesquisa para a biogeografia. Ao mesmo tempo, estudar como essa urbanização afetou o comportamento e a relação existente entre os seres vivos de forma biológica, é trabalho para a ecologia.

Ou seja, um estudo acaba completando o outro: como a física e a matemática, é impossível fazer contas físicas sem os números matemáticos e é impossível estudar as relações entre as espécies sem entender as mudanças em seus espaços geográficos naturais.

Nós podemos ver claramente que ambos são extremamente importantes para o entendimento da natureza que está ao nosso redor e também para completar estudos de outras áreas, além disso, é muito interessante notar o quanto elas são distintas e ao mesmo tempo muito parecidas.

Mas e então, ficou interessado por esse assunto e quer entender um pouco mais de tudo mas ainda não sabe onde? Não se preocupe! Leia também : Termos da Ecologia com os Conceitos Básicos de Cada Um