Home / Natureza / Termos da Ecologia com os Conceitos Básicos de Cada um

Termos da Ecologia com os Conceitos Básicos de Cada um

Antes de adentrarmos diretamente nos Termos da Ecologia, precisamos antes entender o que é Ecologia, afinal. Até os dias de hoje a Ecologia é uma área científica da Biologia que não é muito simples de explicar por ser muito complexa e por levar em consideração diversos fatores e elementos do meio ambiente. Sendo assim, você poderá encontrar uma explicação completa do que é Ecologia clicando aqui.

Agora que você já leu o artigo anexado e compreendeu exatamente o que é Ecologia, podemos prosseguir com os Termos da Ecologia que são mais comuns e que você deve e tem que saber para passar nas provas escolares ou para prestar vestibulares e até mesmo concursos públicos.

Termos da Ecologia: Conceitos Básicos

Imagine que a Ecologia seja uma caixa de ferramentas com diversos compartimentos e que nesses compartimentos há diversos tipos de ferramentas que possuem diferentes funções. Um pouco confuso à primeira vista, não? Mas não se preocupe, no decorrer deste artigo ficará claro e se tornará mais simples a compreensão de todos estes termos ecológicos.

Sendo assim, usando a analogia da caixa de ferramentas, os estudos da ecologia são como uma caixa de ferramentas onde há diversas áreas e diversas óticas para observar um mesmo objeto de estudos. No início dos estudos da Ecologia, eram examinadas somente as interações dos animais com o ambiente em que se encontravam, prática que passou a ser chamada de Ecobiose. Porém, com novos estudiosos, surgiram também os estudos relacionados à interação dos animais com outros animais, e nomearam essa área de Alelobiose. Estes dois termos são essenciais para separar qual ótica o estudioso está enfatizando, se ele está observando a interação do organismo com o meio ambiente (Ecobiose) ou se está priorizando a interação dos organismos (Alelobiose).

Bióticos x Abióticos

Além destes dois termos citados acima, é necessário destacar os elementos Bióticos e Abióticos. Estes são vistos com muita frequência em estudos de Ecologia, porém, apesar de serem dois termos simples, ainda assim são muito confundidos.

Para uma simplificação menos complexa, sempre que falarem ou você acabar lendo sobre elementos Bióticos, saiba que estão se referindo aos seres vivos do nosso Planeta. Ou seja, animais, plantas, insetos, etc.

Em contrapartida, quando se deparar com os elementos Abióticos, saiba que estes são todos aqueles elementos que não são vivos, ou seja, a luz solar, a temperatura, os ventos, umidade do ar, etc.

Estes termos básicos são essenciais para a compreensão de termos mais complexos da Ecologia. Sem eles, poderá ocorrer dúvidas ou até mesmo causar uma confusão na sua aquisição de conhecimentos relacionados aos Termos da Ecologia.

Termos da Ecologia: Habitat x Nicho Ecológico

Habitat e Nicho ecológico são termos que até os dias de hoje causam uma grande confusão na cabeça de estudantes no mundo todo. Mas hoje isto ficará claro de uma vez por todas e esse artigo sanará todas as dúvidas relacionadas aos Termos da Ecologia.

Portanto, vamos em busca de exemplificações para tentar explicar o que é Habitat e o que é Nicho Ecológico.

  • Habitat: O habitat é um termo utilizado dentro da área da Ecologia quando se tem a intenção de falar sobre o ambiente onde uma determinada espécie habita. Não é relacionado à sua população ou à sua comunidade, mas sim a uma espécie específica. O habitat é basicamente onde certo indivíduo é encontrado na biosfera, é como se fosse um CEP deste animal. Basicamente, onde fica a casa deste animal e onde o mesmo é encontrado.
  • Nicho Ecológico: Sendo um pouco diferente do habitat e ainda assim causando estranhamento entre ambos para muitos, o Nicho Ecológico é um Termo da Ecologia utilizado quando estamos nos referindo à função de determinada espécie em um habitat. É como se fosse um emprego deste animal, o que ele faz e qual sua função na manutenção do ecossistema inteiro. Por exemplo, os animais podem ser controladores de pragas, como as aves, ou até mesmo podem ser grandes felinos que estabelecem limites da representação de outras espécies mamíferas devido à sua predação. Tudo isto, claro, em uma determinada região onde ambos se encontram.

Agora que ficou claro os Termos da Ecologia relacionados às interações entre si ou com o meio ambiente e também sobre os termos utilizados para descrever o ambiente e suas funções, podemos partir para os termos que são utilizados para nos referirmos aos os organismos de forma individual ou em grandes grupos.

Termos da Ecologia: Citologia

Todos sabemos que somos formados por células, que formam tecidos, que formam órgãos, que formam sistemas e que todos estes elementos compõem os organismos por inteiro. Por fim, em uma escala maior, estes organismos são os animais, plantas, seres humanos, etc. Porém, assim como são formados em camadas os organismos, o mesmo acontece com os organismos em relação a outros organismos ou ao meio ambiente.

Citologia: Ramo da Biologia que Estuda as Células
Citologia: Ramo da Biologia que Estuda as Células

Como há uma vasta gama de diferentes organismos, se faz necessário a utilização de termos para classifica-los.

  • Indivíduo: O indivíduo é um exemplar específico de um determinado organismo. Por exemplo: Um coelho é um indivíduo de uma população de coelhos.
  • População: A população, entretanto, é formada por diversos indivíduos da mesma espécie. Ou seja, diversos coelhos da mesma espécie que habitam a mesma região.
  • Comunidade: A comunidade pode ser chamada também de Biocenose ou Biota e é formada por diferentes populações que vivem na mesma região. Aqui se inclui os animais e também as plantas de determinada região, excluindo a influência de elementos abióticos.
  • Ecossistema: Quando nos referimos ao ecossistema, até a simplificação se torna um pouco complexa. Mas o ecossistema não é nada mais que diversas comunidades habitando uma mesma região. No ecossistema leva-se em consideração também os elementos abióticos, como os ventos, as chuvas, a luz solar, etc. É necessário ressaltar que um conjunto de ecossistemas, formam os biomas.
  • Biosfera: Biosfera são os locais do Planeta Terra que é possível encontrar vida. Ou seja, a biosfera é o termo da ecologia mais abrangente e que engloba todos os demais já citados.

Veja também

Onça-Parda

Tamanho do Território da Onça-Parda e da Onca Pintada

Com que freqüência as onças e pumas se encontram na natureza? Raramente nariz a nariz, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *