Home / Natureza / Como Cultivar Bambu? Como Cuidar da Planta Bambu?

Como Cultivar Bambu? Como Cuidar da Planta Bambu?

Cultivar bambu pode ser um desafio para quem está tentando ter essa planta em seu jardim ou quintal, pois é necessário levar vários fatores em consideração na hora de pensar em plantar o bambu.

O crescimento e desenvolvimento pleno do bambu irá depender de fatores como o clima, a temperatura, o local em que for plantado, a espécie de bambu e, principalmente, o solo e suas propriedades.

Por outro lado, cultivar bambu não exige tanto empenho e nem esforço, pois o desafio se encontra apenas em acertar a espécie, o local apropriado e ter paciência.

Plantação de Bambu
Plantação de Bambu

O aspecto mais positivo em se cultivar bambu está no fato do mesmo possuir uma beleza única e criar um ambiente extremamente atrativo e prazeroso, pois muitas espécies de bambus são usadas exclusivamente para ornamentação e climatização de ambientes até mesmo internos.

Porém, o bambu não é cultivado somente como uma planta ornamental, pois essa planta possui uma das mais ricas e resistentes madeiras presentes na natureza, e suas infindas plantações ao redor do mundo fazem seu cultivo por essa razão, para aproveitarem sua madeira para vários fins, principalmente na área da construção civil (o bambu é amplamente utilizado no Oriente e na América do Sul com propósitos de engenharia civil), e grandes plantações também servem como áreas de alimentação de vários espécies de animais, principalmente gorilas e pandas.

Na Ásia, o bambu ainda pode ser aproveitado na culinária e na área medicinal, onde muitos profissionais fazem chás de suas folhas e cozinham sua madeira.

Aprenda a Cultivar o Bambu de Forma Correta

Os bambus são plantas que se desenvolverão plenamente em clima tropical, por isso são tão comuns no Brasil, podendo crescer em qualquer parte do País.

O bambu é uma planta resistente, e por mais que prefira regiões de clima temperado, as espécies conseguem ainda crescer em climas intensos de frio, tal como no Canadá e regiões Europeias.

No entanto, para que o bambu atinja suas medidas finais em menor tempo, é aconselhável plantar nas áreas ideais com sol incidente, pouca sombra e rega regular.

O lado bom em se cultivar o bambu está atrelado ao fato de que o mesmo pode crescer até 20 centímetros por dia, sendo possível observar seu desenvolvimento em um tempo muito curto.

Na verdade, o bambu é recordista mundial de crescimento dentre todas as outras plantas existentes no mundo inteiro.

É importante saber que na hora do plantio será necessário que haja bastante espaço, principalmente para os bambus com rizoma paquimorfo, que são as espécies que criam touceiras, pois se for plantada em um local inapropriado, as raízes e touceiras podem criar deformidades e até mesmo derrubar construções.

Dicas Para Cuidar da Planta Bambu Para Que Ela se Desenvolva Completamente

Nesse tópico será proposto as dicas de locais e formas ideais para que os bambus se desenvolvam de maneira correta.

  • Clima: o bambu é um tipo de planta resistente, que pode crescer tanto no frio quanto no calor, mas as diferenças são nítidas, pois os bambus de clima frio demoram mais para crescer e a altura final não é a mesma de bambus plantados em climas quentes.
  • Incidência Solar: O local em que o bambu for plantado necessita de exposição direta ao sol pois somente assim irão florescer plenamente. No Brasil já foi registrado que regiões onde o frio chega a atingir níveis negativos, como em Santa Catarina, o bambu demonstrou ser afetado por desidratação, pois a luz solar combinada com o excesso de umidade no bambu aceleraram o processo de esgotamento da planta.
  • Solo: O tipo ideal de solo para o bambu é o solo de jardins e quintais, pois solos arenosos ou com a presença de muitos minerais de rocha dificultam ou impedem o bambu de crescer. O solo também precisa ser seco e não pode apresentar encharque na região do rizoma.
  • Espaçamento: o bambu é uma planta grande que exige uma área grande para poder se desenvolver, especialmente por causa das touceiras. Algumas espécies de bambus não possuem touceiras (rizomas leptomorfos), como o bambu mossô (Phyllostachys pubescens), por exemplo, mas esses não crescem tão alto quanto os outros. Além do mais, o bambu irá envergar bastante durante climas ventosos, o que significa que ele pode danificar telhados e áreas que estejam perto demais.

Aprenda a Fazer a Manutenção Correta do Bambu

No Brasil, é indicado que não se plante o rizoma ou sementes durante o inverno, pois isso pode prejudicar o crescimento do bambu. Em regiões de frio intenso, o bambu não se desenvolve e tanto o rizoma quanto a semente podem morrer de forma precoce.

No processo de crescimento, não é indicado fazer nenhum tipo de poda nos bambus, pois isso pode até mesmo mata-los. Essa prática é muito comum quando as pessoas acham que podem controlar o crescimento do bambu como o de outras árvores através da poda. Isso não existe com os bambus. Se a ideia for ter bambu menor, indica-se que se compre mudas de espécies específicas de ornamentação.

É importante ter em mente de que o bambu pode se desenvolver tanto que seu rizoma pode gerar touceiras durante anos, e essas touceiras podem se tornar invasivas, matando outras plantas e alterando a forma física do solo.

Nesses casos, o indicado e fazer um controle de touceiras através do corte. Apesar do trabalho ser pesado, é a única forma de fazer com que os mesmos não venham a se reproduzir constantemente e por fim tomar conta de um jardim ou quintal inteiro.

Dicas Que Todo Cultivador de Bambu Deve Saber

Os bambus são plantas que desenvolvem espinhos em sua gemas enquanto estão crescendo, e esses espinhos são tão pequenos que provocam uma dor urticante, por isso devem ser evitados. Caso haja um contato extremo com esses espinhos, será muito difícil removê-los, até mesmo com água corrente, pois os mesmos penetram na pele ainda mais. Uma dica importante é esfregar a área afetada no cabelo para que os espinhos se desprendam.

Para que o bambu não tome conta de um local, muitos cultivadores criam barreiras de proteção contra os rizomas, com placas de metal ou de ferro, fazendo um quadrado ao redor do plantio, pois dessa forma quando o bambu crescer ele ficará limitado a se expandir somente dentro daquele espaço.

Veja também

Poço de Bertha Rogers

Qual a Maior Profundidade Que o Homem Já Perfurou na Terra?

Não é novidade para ninguém que o nosso planeta e todos os fenômenos naturais que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *