Home / Plantas / Benefícios e Malefícios do Arroz Para A Saúde do Homem

Benefícios e Malefícios do Arroz Para A Saúde do Homem

Um dos grãos de cereais mais antigos, acredita-se que o arroz (Oryza sativa) tenha sido cultivado por pelo menos 5000 anos.  É um alimento básico para mais da metade da população mundial, especialmente aqueles que vivem no sul e no leste da Ásia.

O arroz branco é o tipo mais comumente consumido, mas o arroz integral está se tornando cada vez mais popular em alguns países ocidentais devido a seus benefícios para a saúde.

Vários produtos são feitos de arroz. Estes incluem farinha de arroz, xarope de arroz, óleo de farelo de arroz e leite de arroz. É geralmente de cor branca, mas o arroz integral pode vir em uma variedade de tons; marrom, avermelhado, arroxeado ou preto.

Benefícios do Arroz Para a Saúde do Homem

Regula Pressão Arterial

Arroz branco é um alimento sem sódio, portanto, consumir arroz branco será bom se você quiser trabalhar na regulação de sua pressão arterial.  Assim arroz integral para além de ajudar na perda de peso também fornece uma plenitude de outros benefícios de saúde como regulação da pressão arterial, evitando o risco de câncer de cólon e mama, ajuda na prevenção de pedras na vesícula, fortalecimento dos ossos, reduz o risco de doenças cardíacas.

Medindo a Pressão Arterial
Medindo a Pressão Arterial

Controle da Diabetes

Ele também ajuda as pessoas a evitar ou ajudar com diabetes tipo 2, como o arroz integral tem um índice glicêmico muito baixo e não contribui para o aumento dos níveis de açúcar no sangue no corpo.le também contém selênio, que ajuda no fornecimento de ação anti-oxidante para o corpo e manganês, que ajuda na redução do colesterol e na realização de diferentes reações metabólicas no corpo. Geralmente é comido como uma preparação do Leste Asiático.

Medindo a Diabetes
Medindo a Diabetes

Malefícios do Arroz Para a Saúde do Homem

Por que não há unanimidade quanto ao se atribuir ao arroz os benefícios de controlar a diabetes e regular a pressão arterial, por que alguns teorizam que o efeito é até o contrário?

Outra opinião, embora o o arroz “integral” seja extremamente leve no estômago e digerido com muita facilidade, a pessoa que está tentando se livrar de quilos a mais, recebe o conselho mais comuns de várias pessoas: pare de comer arroz completamente. Mas por que as pessoas dão esse conselho? Por que o arroz é considerado o principal culpado frustrando todos os esforços de perda de peso? Vamos por parte.

Arroz Integral no Prato
Arroz Integral no Prato

Malefícios do Arroz Para a Saúde do Homem

Digestão

Para entender o papel do arroz na perda de peso, primeiro você precisa entender alguns fatos básicos sobre a ingestão de arroz. O arroz é um grão alimentício com um índice glicêmico significativamente alto e que, na verdade, dá má reputação ao arroz… mas o arroz não é de forma alguma um grão de alimento para engorda. Na verdade, é uma fonte muito saudável de carboidratos.

No entanto, devido ao seu alto índice glicêmico, o arroz pode adicionar muito excesso de glicose à corrente sanguínea, levando a picos súbitos de açúcar e eventualmente fazendo com que o excesso de açúcar seja armazenado como ‘gordura’ em seu corpo.

Além disso, como o arroz é digerido rapidamente, você começa a sentir a fome logo após consumir arroz e isso pode incitá-lo a comer alimentos não saudáveis ​​e ricos em calorias, fazendo com que você ingira calorias extras em seu corpo. Então, se você está planejando perder peso, o arroz pode não ajudar muito com a perda de peso.

Malefícios do Arroz Para a Saúde do Homem

Constipação

Constipação
Constipação

Quando você consome arroz branco regularmente, pode levar a problemas de constipação ou também ao sistema digestivo. É devido a menos fibra no arroz branco, que não fornece um bom movimento intestinal.

Diabetes Tipo II

Diabetes Tipo II
Diabetes Tipo II

Um dos benefícios para a saúde de não comer arroz branco é prevenir o diabetes tipo II. Como sabemos, a maior parte do arroz não tem glúten na dieta. Atenção! Como dissemos, o arroz integral é a melhor escolha que você pode tomar para prevenir o diabetes. É apenas no caso de você tender a comer arroz branco todos os dias, o alto consumo de arroz branco (especialmente arroz pegajoso) tem sido associado a um aumento do risco de diabetes tipo 2.

Obesidade

O arroz é provavelmente rico em carboidratos que desempenham um papel no ganho de peso. Para aqueles que querem perder peso mais rápido, não comer arroz por um período de tempo é uma ótima opção. No entanto, você deve equilibrá-lo por consumir outros alimentos saudáveis ​​e, além disso, consultar um médico também é recomendado.

Açúcar no Sangue

Açúcar no Sangue
Açúcar no Sangue

O nível de açúcar no sangue está sob controle quando você não está comendo arroz. Além disso, pode não levar você a alguma doença que ocorre devido ao alto nível de açúcar no sangue, como ataque cardíaco. O arroz branco tem um alto índice glicêmico, é facilmente dividido em açúcares simples no corpo e eleva o nível de açúcar no sangue do corpo, por isso, se você for diabético, tente evitar tomar muito arroz branco em sua dieta

Reação Alérgica

Reação Alérgica Com Coceira no Braço
Reação Alérgica Com Coceira no Braço

Algumas pessoas provavelmente têm reação alérgica em comer arroz. Para aqueles que estão nesta condição, o arroz pode ser substituído por milhos, batatas, trigo e tubérculos.

Insaciedade

Mulher Com Fome Insaciável
Mulher Com Fome Insaciável

Carboidratos e amido no arroz branco aumentam suas dores de fome. Então essa é provavelmente a razão pela qual você vai comer mais e isso faz com que você ganhe peso, um dos benefícios para a saúde de não comer arroz é reduzir a fome.

Falta de Concentração

Homem Com Falta de Concentração
Homem Com Falta de Concentração

Ter um peso ideal provavelmente pode levar ao aumento de sua função cerebral. É devido à grande circulação de sangue que traz o oxigênio e nutrientes essenciais para o cérebro.

Herói ou Vilão

Com alguns benefícios para a saúde de não comer arroz, não é uma má escolha substituir o arroz por outros alimentos ricos em carboidratos por um período de tempo. Mas, cuidado! Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez.

É necessário equilíbrio pois as proteínas são grandes moléculas que nossas células precisam para funcionar adequadamente. Eles consistem em aminoácidos. A estrutura e função de nossos corpos dependem de proteínas. A regulação das células, tecidos e órgãos do corpo não pode acontecer sem eles.

Veja também

Arroz Branco na Tigela

Arroz Branco Tem Açúcar? Quais os Seus Nutrientes?

O arroz é um grão rico em amido usado como ingrediente básico por mais da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *