Home / Plantas / Qual é a Flor do Cerrado?

Qual é a Flor do Cerrado?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre flores, e na nossa descoberta de flores pelo mundo trouxemos hoje algumas flores brasileiras, já falamos sobre flores de algumas regiões e hoje trouxemos as flores do Cerrado.

Você sabia que o cerrado é reconhecido por ser a savana mais rica do planeta? Além disso, ainda carrega 5% de toda a biodiversidade do nosso planeta terra. O cerrado existe em alguns estados brasileiros como GO, TO, MS, MT, BA e MG. Esse bioma contém características muito próprias de suas regiões como árvores grossas e meio tortas assim como os galhos, o seu clima também é muito próprio e do tipo tropical onde existe o período de seca e o período de chuva. Quando observamos o cerrado percebemos que é um bioma realmente lindo, mas as flores encantam ainda mais.

Eles colorem o cenário, e torna tudo ainda mais belo. Com sua beleza única eles surgem tímidas e encantadoras especialmente na estação mais florida do ano, a primavera. As flores do cerrado são únicas e compõem lindos arranjos, para te deixar ainda mais encantado fizemos uma lista com algumas flores do cerrado.

Qual é a Flor do Cerrado?

Saiba que não existe apenas uma flor do cerrado, temos algumas opções aqui hoje para você conhecer melhor.

Flor da Cagaita

Essa flor própria desse bioma surge nos meses de agosto e setembro, gerando frutos entre setembro e outubro. A árvore fica totalmente cheia de flores e sem folhas.

Perpétua

Perpétua
Perpétua

Essa é uma flor rara, porém uma das mais belas. Sua flores surgem no verão e seguem lindas de novembro até março. Elas têm uma coloração laranja, e estão sempre vivas. Elas são encontradas exclusivamente no cerrado de MG, MS e GO.

Umburuçu

Essa é outra planta do cerrado única e exclusiva desse bioma, eles são vistas entre junho e julho.  Essa é uma árvore bem grande, elas podem medir mais de 8 m de altura, além disso seus troncos também são bem robustos e podem chegar a ter 1 m de diâmetro.

Elas geram uma flor muito diferenciada, com fios compridos e muito macios, inclusive muitas pessoas utilizam essas flores como forro de travesseiros e almofadas. E até  na confecção de cordas.

Ipê – do – Cerrado

Podemos dizer que essa é a flor mais famosa do cerrado de nosso país, ela se encontra abundante no estado do GO, mas pode ser encontrada também em alguns outros. Infelizmente no estado de SP se encontra na lista de árvores em ameaça de extinção.

Elas são enormes e podem alcançar entre 6 a 14 m de altura, o tronco também é robusto e podem ter cerca de meio metro de diâmetro e são meio tortos. As folhas destas árvores apresentam uma penugem dos dois lados, mas é mais comum que ocorra do lado mais claro. Elas florescem lindamente entre os meses de julho a setembro.

Flamboyant

Essa não é uma árvore brasileira, mas em nosso país ela é mais vista no cerrado. Ela é nativa de Madagascar e é uma das mais lindas do planeta. Ela floresce entre outubro e janeiro, apresenta uma coloração variada entre vermelho e alaranjado.

Sempre-Viva Chuveirinho

Essa é uma flor muito charmosa e pode ser vista em sub arbustos, elas são secas e em formato circular de coloração branca. Elas são mais vistas no estado de GO.

Fruta – de – Lobo

Uma flor muito encontrada no cerrado, oferece frutos nos meses de julho até janeiro. Sua flor tem uma coloração amarela ou violeta e em forma de estrela.

Flor do Pequi

Outra espécie encontrada no cerrado dos estados de MG, GO e BA. Essas são as flores do pequizeiro, elas são lindas e delicadas, podem ser vistas na coloração amarela e voam com o vento. As flores surgem entre agosto e novembro, os frutos estão prontos para consumo já em setembro.

Canela-de-ema

Essa é outra linda flor do cerrado que está presente em alguns estados brasileiros como SP, MG, MS, MT, GO, DF e BA. Mas infelizmente atualmente essa flor de encontra na lista de flores ameaçadas de extinção de forma grande, já está bem difícil de ser encontrada.

Essa é uma espécie bastante antiga, por isso na verdade é até incrível que ainda seja vista por aqui. Possuem lindas flores e de beleza peculiar, elas podem ser encontradas com uma variedade de cores, como brancas, lilás ou violeta, são muito procuradas para compor lindos arranjos de flores. Mas não para por aí, essa planta ainda conta com um incrível poder medicinal. Muitas pessoas utilizam-se de suas raízes para tratar algumas doenças como dor na coluna, além de reumatismo, pois ela ajuda na dor. Também é considerada uma das flores mais bonitas desse bioma.

Colestênia

Colestênia
Colestênia

Saiba que essa flor se trata de um tipo de orquídea de chão, com resistência alta ao sol. Elas são vistas na maior parte das vezes próxima de rios e em substratos rochosos. Elas surgem iluminando o cerrado entre janeiro e março.

Esponjinha-Vermelha

Esponjinha-Vermelha
Esponjinha-Vermelha

Essa é uma linda flor do cerrado, muito característica desse tipo de bioma, mas ainda assim pode ser encontrada em outros lugares. Ela se destaca muito por sua beleza única e delicada que chama bastante atenção. Elas são aparentemente frágeis, coloridas e crescem bastante, podem atingir cerca de um metro de altura, ela surge colorindo a vegetação seca da região. Elas são delicadamente pequenas e com fios compridos de uma coloração variada, entre branco, vermelho e cor de rosa, até mesmo uma mistura de cores. É tão bela que está sempre presente em decorações e paisagismo.

Pau-Terra-do-Cerrado

Pau-Terra-do-Cerrado
Pau-Terra-do-Cerrado

Esse é um tipo de planta lenhosa, in lucie uma das mais importantes desse bioma. São árvores de grande porte que podem medir entre 6 a 15m de altura. As flores começam a surgir lá pelo mês de abril quando começa o período de seca, mas ficam mais lindas quando começa a chover.

Veja também

Petúnia

Quais as Flores Mais cultivadas no RS?

Hoje vamos conhecer quais flores colorem o estado do Rio Grande do Sul, cada estado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.