Home / Plantas / Tudo Sobre a Erva-Gateira: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Erva-Gateira: Características e Nome Científico

A erva-gateira, de nome científico, Nepeta cataria é a espécie classificada no gênero Nepeta. É pertencente à família Lamiaceae, que é  nativa do sul e leste da:

  • Europa;
  • Oriente Médio;
  • Ásia Central;
  • Partes da China.

É amplamente naturalizada:

  • No norte da Europa;
  • Nova Zelândia;
  • América do Norte.

O nome “erva-gateira” é derivado da intensa atração que cerca de dois terços dos gatos têm por essa planta. Além de seu uso com gatos, essa erva “estranha” é um ingrediente popular em chás de ervas e é valorizada por suas propriedades sedativas e relaxantes.

Características da Erva-Gateira

Essa é uma planta curta, perene, herbácea, que cresce em torno de 50 até 100 cm de altura, bem como de 20 até 40 cm de largura. Ela floresce do final da primavera ao outono.

Em termos de aparência, a Nepeta cataria se assemelha a um membro típico da família de plantas da hortelã. Ela apresenta folhagem verde-marrom com o caule quadrado, característico da família de plantas Lamiaceae.

As folhas de dentes grossos são de forma triangular a elíptica. As flores pequenas e bilabiadas da erva-gateira são bonitas e perfumadas, apresentando-se nas cores rosa ou branco, com manchas finas de roxo pálido.

Usos Desse Tipo de Planta

nepetalactona terpenóide da planta é o principal constituinte químico do óleo essencial da erva-gateira. A nepetalactona pode ser extraída dessa planta através da destilação a vapor.

Cultivo da Erva-Gateira

A Nepeta cataria é cultivada como planta ornamental para uso em jardins. Também é cultivada por suas qualidades atraentes para inebriar gatos, bem como borboletas.

A planta é tolerante à seca e resistente a vários tipos de pragas. Pode repelir certos insetos, incluindo pulgões e formigas. A erva-gateira é melhor cultivada sob a luz do sol e cresce como uma planta perene pouco ramificada.

Controle Biológico

Descobriu-se que o composto iridodial, extraído do óleo da planta, atrai lagartas que comem pulgões e ácaros.

Como um Repelente de Insetos

A nepetalactona  é um ótimo repelente de vários tipos de insetos, especialmente o mosquito. O óleo isolado da erva-gateira por destilação a vapor é capaz de afastar até baratas e cupins.

Efeito em Humanos

Essa planta tem um histórico de utilização na medicina tradicional para uma variedade de doenças. A erva foi consumida como chá, suco, tintura, infusão ou emplastro, e também foi fumada. No entanto, seu uso medicinal caiu em desuso com o desenvolvimento de medicamentos farmacêuticos mais comuns.

Efeito em Felinos

Os efeitos da erva-gateira na maioria dos gatos incluem rolagem, esfregação, arranhadura. Para felinos não biologicamente afetados por essa planta, existem várias alternativas, incluindo raiz e folhas de valeriana, vinha de prata e madeira de madressilva tatariana.

A erva contém a nepetalactona atrativa felina que é conhecida pelos efeitos comportamentais na família dos felinos, não apenas nos domésticos, como também em outras espécies.

Gato Abraçado a Uma Erva-Gateira
Gato Abraçado a Uma Erva-Gateira

Nos gatos domésticos, ela é usada como substância recreativa para a diversão, bem como os produtos derivados disponíveis para os consumidores. Comportamentos comuns que gatos mostram quando sentem o cheiro das folhas maceradas ou as hastes na narina, como citado, incluem:

  • Esfregar-se na planta;
  • Rolar pelo chão;
  • Lamber;
  • Arranhar;
  • Mastigar.

Consumir grande parte da planta é seguida por baba, sonolência, ansiedade, pulos e ronronado. Alguns rosnam, miam, arranham ou mordem a mão que a segura.  O principal período de resposta após a exposição é geralmente entre 5 e 15 minutos, após o qual a fadiga olfativa geralmente ocorre.

Felinos Não Afetados

Cerca de um terço dos gatos não se afetam pela erva-gateira. O comportamento se mostra como hereditário. Outras plantas que têm esse efeito nesses pets incluem:

  • Raiz e folhas de valeriana (Valeriana officinalis);
    Valeriana officinalis
    Valeriana officinalis
  • A videira de prata (Actinidia polygama), que também é chamada matatabi, e é o atrativo felino mais popular da Ásia;
  • A madeira da madressilva tatariana (Lonicera tatarica).

Como Plantar a Erva

Plante a erva-gateira em um lugar onde seus gatos possam esfregar e rolar nela sem machucar as plantas adjacentes. Alguns animais gostam tanto dessa planta que dormem sobre ela, rolam e mastigam até o ponto de destruição. Se você achar que é esse o caso, coloque algumas varas de bambu de 30 a 60 cm de comprimento ou cavilhas finas a cada 60 a 90 cm onde quer que você esteja cultivando. Isso tornará impossível que um pet se deite em cima da planta.

Essa erva cresce como uma planta perene pouco ramificada, o que significa que ela morre no inverno na maioria das áreas e depois volta na primavera. Em um canteiro de flores, você pode plantar essa maravilha na frente da flor roxa, que floresce na mesma época.

A planta apresenta pequenas flores brancas que não são muito vistosas. Você também pode cultivá-la em vasos. Para gatos que ficam dentro de casa, cultive vários vasos que você pode alternar entre ambientes externos e internos.

O cultivo da erva-gateira requer muita luz, então você precisará mover os vasos internos de volta a cada duas semanas e renovar sempre que possível. Considere também cultivar a planta perto da horta como uma maneira de atrair seu gato e, assim, reduzir a população de roedores.

Solo, Plantio e Cuidados

Plante suas mudas após o inverno, espaçando-as entre 45 a 60 cm uma da outra. Para obter melhores resultados ao plantar no solo, melhore-o misturando um pouco de fertilizante comercial. Pode ser aquele usado para outros tipos de ervas e legumes.

Ao cultivar a planta em vasos, encha-os com uma mistura de envasamento de qualidade premium. Mantenha as plantas podando as hastes e brotos de flores quando eles aparecerem. As pequenas flores brancas que aparecem no verão formarão sementes que brotam.

A planta também se espalha por corredores subterrâneos. É possível proteger suas mudas com um arco de arame. As hastes podem crescer através dos orifícios, mas a base e as raízes da planta ficarão protegidas. Você pode tentar também intercalar as estacas de bambu para impedir que os gatos rolem sobre a erva e a estrague.

Solução de Problemas

Colha as folhas cortando as hastes a qualquer momento durante a estação de crescimento. A folhagem mantém seu perfume melhor quando seco ao ar.

Colheita e Armazenamento

Você pode encher sachês e travesseiros de gato com folhas secas da erva-gateira. Folhas secas também são populares para o chá de ervas.

Veja também

Qual o Princípio Ativo da Canela? Como Ela é Usada?

As especiarias e temperos são, em geral, vistas de forma negativa pela visão popular. Isso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *