Home / Animais / Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O tradicional ‘padrão’ de fundo vermelho brilhante com presença de listras pretas é muito representativo para esses adoráveis insetos (embora não seja o único padrão de coloração possível). Estes insetos estão categorizados no mesmo grupamento dos besouros, e correspondem a uma quantidade aproximada de 6.000 espécies, as quais estão distribuídas em quase 360 gêneros.

Todas as joaninhas pertencem à família taxonômica Coccinellidae.

Neste artigo, você conhecerá algumas características de grande relevância sobre estes insetos, além de curiosidades.

Então venha conosco e boa leitura.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Élitro e Asas

Curiosidades Sobre a Joaninha
Curiosidades Sobre a Joaninha

As joaninhas pertencem à ordem taxonômica Coleoptera, na qual todos os seus integrantes possuem dois pares de asas.

Nas joaninhas, as asas exteriores são quitinosas e possuem como função abrigar as asas internas, as quais são finas e membranosas. As asas externas recebem o nome de carapaça ou élitre e nestas é que estão presentes as cores vibrantes (típicas das joaninhas).

As asas internas são delicadas e destinadas ao voo. Acredite se quiser, mas as joaninhas são capazes de bater essas asas a uma frequência de até 85 batidas por segundo.

Curiosamente, as joaninhas não voam em temperaturas muito baixas (no caso, quando inseridas em climas inferiores a 15 °C). São mais ativas em temperaturas acima de 16 °C.

As joaninhas também são capazes de voar em altitudes muito elevadas de 1.100 metros.

Acredita-se que as joaninhas também sejam capazes de percorrer até 120 Km de distância em um único voo, assim como alcançar uma velocidade de até 24Km/h.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Pintas na Carapaça

As espécies de joaninha podem ser diferenciadas entre si pela coloração da carapaça, bem como pela quantidade de pintas. O comprimento corporal também varia de uma espécie para outra, porém a variação nos padrões de coloração é mais representativa.

Uma das espécies mais famosas de joaninha é a joaninha-de-7-pintas (nome Coccinella septempunctata), a qual possui carapaça vermelho brilhante com 3 pintas negras em cada lado e uma pinta negra no centro, mais precisamente na abertura entre as carapaças do lado direito e esquerdo. Existe ainda a joaninha de dois pontos (nome científico Adalia bipunctata), a qual caracteriza-se por também possui carapaça de cor vermelha, todavia, apenas 2 pintas negras (uma em cada lado do élitro).

Nem sempre a carapaça será vermelha, como é o caso da joaninha de 22  pontos (nome científico Psyllobora vigintiduopunctata), a qual possui carapaça amarela, na qual estão distribuídos 22 pontos na cor negra.

Poucas pequenas sabem, mas, conforme as joaninhas envelhecem, a tendência é que as suas pintas desaparecem gradualmente, antes de sumirem por completo.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Sinais Químicos, Olfato e Visão

Características Joaninha
Características Joaninha

Apesar de possuírem dois olhos, as joaninhas não enxergam muito bem, sendo capazes apenas de diferenciar a luz da escuridão. Apesar da visão deficiente, possuem um olfato apurado. As antenas auxiliam a sentir o cheiro e a orientarem-se em termos de direção e caminho.

Além das antenas, a percepção olfativa também é auxiliada pelos pés.

A comunicação entre as joaninhas ocorre através dos sinais químicos liberados ao longo do corpo.

A respiração ocorre através do tórax e de pequenas aberturas. As joaninhas não possuem uma estrutura análoga ao nariz e nem mesmo respiram pela boca.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Participação no Controle Biológico

Algumas espécies de borboletas podem ingerir mel, pólen, folhas ou até fungos; no entanto, os principais componentes da dieta são outros insetos. Neste contexto, os insetos escolhidos são os ácaros, moscas-da-fruta, cochonilhas e afídios (também conhecidos com pulgões).

A maioria destes insetos que constituem a dieta das joaninhas é prejudicial às plantas e pode causar grandes prejuízos econômicos às culturas agrícolas. Os pulgões, por exemplo, além de drenarem a seiva dos vegetais também podem favorecer a infestação viral das plantas.

O uso intencional de joaninhas pode ser uma importante estratégia à utilização de agrotóxicos convencionais, uma vez que os alimentos orgânicos estão ganhando cada vez mais destaque no contexto comercial.

O não uso de agrotóxicos pode ser especialmente favorável até mesmo à fertilidade do solo.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Ciclo de Vida e Características das Larvas

Ciclo de Vida da Joaninha
Ciclo de Vida da Joaninha

A quantidade de ovos liberados em cada postura varia conforme a literatura consultada. Esta variação pode compreender desde o quantitativo de 50 até de 200. Embora, acredite-se que a média esteja em torno de 150 a 200 ovos.

Locais colonizados por insetos e presas de joaninha são a escolha preferencial para postura dos ovos. Geralmente, estes ovos eclodem após uma semana após a postura (ou na média, de 2 a 5 dias).

As larvas de joaninha são muito diferentes das formas adultas, uma vez que possuem aparência alongada, coloração negra e alguns espinhos. Após 10 dias, as larvas se fixam a um substrato para transformarem-se em pupa. Permanecem como pupa durante o tempo estimado de 12 dias.

Logo após a saída da pupa, as joaninhas adultas ainda apresentam um exoesqueleto bastante amolecido. Por essa razão, tendem a permanecerem imóveis até que o mesmo endureça.

Joaninha: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre o Animal- Estratégia de Defesa Contra Predadores

A coloração chamativa das joaninhas também pode ser considerada estratégia de defesa, neste caso, chamada de aposematismo. Desta forma, ao visualizar a joaninha, o predador, instintivamente, considera a mesma como venenosa ou possuidora de sabor ruim.

Mas engana-se quem pensa que aposematismo é a única estratégia de defesa das joaninhas. Estas pequeninas também são ótimas atrizes, sendo capazes de fingirem-se de mortas com maestria. No ato, as mesmas deitam com o ventre para cima e podem inclusive liberar uma substância amarelada com odor desagradável.

*

Depois de conhecer algumas curiosidades e fatos interessantes sobre as joaninhas, nosso convite é para que continue conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha na nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

BOL. 20 curiosidades redondas, vermelhas com pintinhas pretas. Disponível em: < https://www.bol.uol.com.br/listas/20-curiosidades-redondas-vermelhas-com-pintinhas-pretas.htm>;

Estudio. Algumas curiosidades sobre as joaninhas! Disponível em: < https://estudioweb.com.br/joaninhas/>;

LILLMANS, G. Perito Animal. Tipos de joaninhas: características e fotos. Disponível em: < https://www.peritoanimal.com.br/tipos-de-joaninhas-caracteristicas-e-fotos-22988.html>;

Mini Jardim e Cia. 30 curiosidades sobre as joaninhas (Coccinellidae). Disponível em: < https://www.minijardimecia.com/2019/07/30-curiosidades-sobre-as-joaninhas-coccinellidae.html>;

Veja também

Lebre na Natureza

Tudo Sobre a Lebre : Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje vamos trazer mais um animal incrível e cheio de curiosidades super interessantes para os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.