Home / Natureza / Qual a Flor Mais Rara e Linda do Mundo?

Qual a Flor Mais Rara e Linda do Mundo?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje nós vamos falar mais um pouco sobre o universo das flores. Nosso planeta é recheado de flores tão lindas que fica muito difícil ter que escolher apenas uma para amar, são tantos formatos diferentes, cores vivas ou delicadas, enfim existem para todos os gostos. Para os apaixonados por flores além de tudo isso se encantam com o perfume de cada uma delas.

A natureza nos oferece todos os dias plantas e flores para iluminar o nosso dia, flores são versáteis e possuem diversas funções.

Muito úteis na hora de presentear uma pessoa querida, decoração de grandes eventos como formaturas, aniversário e principalmente casamentos. Também na decoração de jardins, ambientes internos de nossas casas, como um acessório no cabelo, entre outros.

Qual a Flor Mais Rara e Linda do Mundo?

Flor Linda e Colorida

Escolher apenas uma  flor como a mais linda do mundo é uma missão quase impossível, visto que cada uma delas possui uma beleza única, um perfume único. Além de que essa escolha é muito particular de cada um, pois leva em conta o gosto de cada pessoa.

Por esse motivo não existe uma flor atualmente eleita como a mais linda, o que não podemos negar é que a flor mais popular atualmente é a rosa, muito linda por sinal.

Chegamos nessa conclusão pois em todo o mundo a rosa é unanimidade na hora de escolher uma flor bonita para presentear. A rosa é utilizada para simbolizar o amor, a paixão coroando os momentos mais românticos, ela também pode transmitir outros sentimentos como fé, hora e beleza.

Flores Lindas e Raras

O nosso mundo é diverso em flores coloridas e em diversos modelos. Mas dentre tantas outras, qual será a flor mais rara no mundo? Dentre tantas espécies existentes, acredita-se que 369 espécies de plantas que florescem existem no nosso planeta, essas são as flores conhecidas pelos pesquisadores que já foram catalogadas.

Apesar de parecer que as plantas são infinitas, saiba que não é bem assim. Existe um estudo feito no ano de 2019 em uma revista do ramo que cerca de seiscentas espécies já desapareceram do mapa em menos de 3 séculos, no período de 1753 até 2018. Os países que mais foram impactados com essa extinção foram Madagascar, o Havaí, a Austrália e inclusive o nosso país Brasil. Esse fato não acende um importante alerta para a importância da preservação da nossa flora.

As flores cumprem diversos papéis importantes para a natureza, não apenas um papel decorativo com sua beleza estonteante. Mas são muito úteis para auxiliar na hora de dispersar suas espécies, auxilia também nessa reprodução atraindo diversos polinizadores.

Qual a Flor Mais Rara do Brasil e do Mundo?

Vamos descobrir juntos a flor mais rara do planeta e do nosso país.

Flor Mais Rara do Mundo

Middlemist's Red
Middlemist’s Red

A flor mais rara do planeta atualmente chama – se Middlemist’s Red, popularmente conhecida como rosa da primavera e faz parte da espécie Middlemist camelia. Fazendo jus a seu nome, essa flor tem uma coloração vermelha bem viva.

Essa flor é nativa da China, mas no ano de 1804 foi levada para a Grã Bretanha. Infelizmente por algum motivo no mesmo ano a Middlemist’s Red desapareceu da China.

Quando já na Inglaterra John Middlemist um profissional de restauração ecológica fez uma doação dessa espécie para o Jardim Botânico Real de Kew, e então passou a ser vendida para todos que gostariam de adquirir essa espécie. Infelizmente mais uma vez essa espécie desapareceu também daquela região. Não sabemos como exatamente, mas a flor surgiu mais uma vez cerca de 16 anos depois de seu desaparecimento. Ela surgiu no meio de uma coleção de camélias de William Cavendish conhecido também como 6.º Duque de Devonshire. Ainda hoje essa coleção é apontada como uma das maiores do mundo.

Hoje em dia ainda muito rara essa flor só é encontrada apenas em dois locais, o primeiro é um jardim que se localiza na Nova Zelândia, e também está presente dentro de uma estufa que fica no Reino Unido.

Outras Espécies de Flores Raras

Bico de Papagaio

Flor Bico de Papagaio

Algumas outras espécies também podem ser consideradas espécies raras, podemos citar o Bico de Papagaio.

Essa é uma flor do tipo rasteira e possui uma coloração vermelha e muito brilhante, ela é nativa das Ilhas Canárias.

Rosa Juliet

Essa espécie demorou quinze anos para ser cultivada, tem uma coloração lindíssima puxada para o pêssego.

Hoje em dia é considerada a rosa mais rara do planeta.

Uma curiosidade é que essa flor foi planejada e produzida por um homem chamado David Charles Henshaw Austin, o desenvolvimento dessa flor custou para ele U$3 milhões de dólares.

Qual é a Flor Mais Rara do Brasil?

Vamos agora conhecer a flor mais rara aqui no nosso país, será que existe?

Pode acreditar que existe sim! Aqui a flor mais rara é conhecida como Petúnia, da espécie exserta também chamada de Petúnia Vermelha.

Fazendo jus a seu nome, essa Petúnia possui flores vermelhas e também de cor púrpura. Podem crescer até 1 m de altura. Possui uma estrutura subdividida que ajuda demais na polinização realizada pelos beija-flores.

Uma flor tão rara e também podemos dizer relativamente recente, a espécie só foi reconhecida no ano de 2007. Essa espécie só aparece especificamente em uma região pequena do Estado do Rio Grande do Sul, que não ultrapassa 500 km2. Mas infelizmente ao longo do tempo a nossa Petúnia Vermelha foi diminuindo já que seu habitat estava sendo comprometido.

Uma das causas do desaparecimento dessa flor é o trabalho da indústria agrícola cada vez mais agressivo, causando uma destruição do ambiente vegetal, por esse motivo o habitar dessa flor foi reduzindo aos poucos.

Outro fator importante para redução das mesmas é a agressão gerada por baixas temperaturas frequentes que alcançam números negativos, além das geadas.

Além de todos esses fatores, descobrimos que ela tem dificuldade de se propagar sozinha, pois precisa de outras variações por perto.

Por esse motivo a Petúnia Vermelha é tida com uma flor rara nos dias de hoje, especialmente no Brasil.