Home / Natureza / Raça de Cavalo Saddlebreds: Características, Fotos e História

Raça de Cavalo Saddlebreds: Características, Fotos e História

A raça Saddlebred é popularmente chamada de American Saddlebred. Isso ocorre devido ao fato dos Estados Unidos ser um País patriota e demonstrar um orgulho ímpar por essa raça de cavalo excepcional que tem origem de nascimento exclusivas nas suas terras.

O cavalo da raça saddlebred é um cavalo criado para apresentações, pois possui um aspecto exuberante e também é um animal muito inteligente, estando sempre presente em competições internacionais de hipismo e também em apresentações de adestramento.

O saddlebred é um animal que pode ser comparado a cachorros de raças como Golden Retrievers ou Labradores, pois esses sempre possuem uma preferência em relação a outras raças em questão de comportamento e aparência.

Muitos famosos adquirem saddlebreds para os comportarem em suas fazendas e sítios, tornando-se amantes dos animais e até mesmo se tornando criadores de saddlebreds.

O saddlebred é sempre cotado para apresentações e competições, e o mesmo está presente nas 5 principais categorias: Five-Gaited (cinco-marchas: passo, trote, cantêr, slow gait e rack), Three-Gaited (três-marchas: passo, trote e cantêr), Fine Harness (presença, elegância, postura), Park (paradas, subidas e descidas) e Pleasure (obediência, comandos e postura).

O saddlebred possui uma linhagem sanguínea de grandes raças corredoras do Sul dos Estados Unidos, principalmente em Kentucky, onde outrora era chamado de Kentucky Saddlebred, e por muito tempo seus ancestrais foram utilizados por índios, mexicanos e americanos em incessantes guerras de território, sendo considerados verdadeiros cavalos de guerra.

Cavalo Saddlebreds na Guerra
Cavalo Saddlebreds na Guerra

Fizeram parte de inúmeras guerras, tanto em solo americano quanto em solo europeu, pois foram constantemente exportados para várias regiões do mundo, onde em algumas parte mantiveram sua exclusividade, enquanto outras partes disseminaram a raça dentre outras.

Características do Cavalo Saddlebred

A raça saddlebred é um raça imponente, de postura fina e comportamento pacífico, porém, adora se exercitar e também adora brincadeiras. Algumas pessoas os considera desajeitados, pelo fato dos mesmos se demonstrarem muito felizes mediante determinadas situações.

Essas características o tornam único quando se trata de atenção, concentração e fidelidade, pois os mesmos aprendem ordem e reconhecem vozes distintas, memorizando comandos que dificilmente são esquecidos.

Em relação às características físicas, a raça saddlebred possui uma variação na altura que fica entre 1,63 cm e 1,73 cm. O saddlebred saudável e adulto possui um peso que varia entre 510 kg e 540 kg.

Características do Cavalo Saddlebred
Características do Cavalo Saddlebred

Os membros da raça possuem um perfil alongado e hétero, com costas arqueadas e fortes e lombar protuberante. Sua crina não é massiva, o que contrasta com a cauda, que bem carregada de pelos.

O saddlebred possui inúmeras colorações, onde as mais comuns são os caramelos, marrons-escuro, marrons e pretos. Um pouco menos comuns, as cores cinza e branca também adentram a essa paleta.

Os amantes da raça saddlebred os consideram os cavalos mais lindos do mundo e os admiram muito, tanto que até mesmo a United States Equestrian Federation (USEF – Federação Equestre dos Estados Unidos) dizem que eles carregam “um porte superior as outras raças por onde quer que eles cavalguem”.

História da Raça Saddlebred

A origem do Saddlebred remonta as raças inglesas Galloway e Hobby, que por determinada época foram raças conhecidas como Palafrém, que eram cavalos destinados à montaria de damas, já que possuíam calma e inteligência para obedecerem ordens.

Essas raças foram trazidas para os Estados Unidos e originaram a extinta raça hoje conhecida como Narragansett Pacer (puro-sangue), sendo uma mistura dos cavalos americanos com cavalos mexicanos.

Quando colonos trouxeram os Thoroughbreds (que não eram puro-sangue, mas que eram exímios corredores) para os Estados Unidos, por volta de 1706, os mesmos cruzaram com os Narragansett Pacer ao ponto de se perder o puro-sangue dos Narragansett para sempre.

Na tentativa de tentar preservar a exclusividade do Narransett, fora introduzida nos EUA os Canadian Pacers.

Perto de 1780, quando em alguns locais dos EUA algumas guerras já haviam culminado para o acontecimento da Revolução Americana, um tipo distinto de cavalos corredores havia surgido, com um porte fino e estatura robusta, que a partir de então passou a ser chamado de American Horse.

Sua primeira aparição na história se deu através de uma carta escrita em 1776 por um diplomata americano que escreveu para o Congresso Continental pedindo que um exemplar fosse enviado para a França para Marie Antoinette, a última Rainha da França antes da Revolução Francesa.

A partir de então, o saddlebred passou a fazer parte da cultura americana, sendo utilizado na primeira e segunda guerra mundial, sendo exportados para vários Países, como a África do Sul, por exemplo, onde atualmente a raça se disseminou e não existe mais como puro-sangue.

Informações e Curiosidades Sobre a Raça Saddlebred

O saddlebred é tão apreciado nos Estados Unidos (principalmente no Sul) que em 1980, existia uma associação que se chamava Associação dos Criadores de Cavalos Americanos, criada em 1891, passou a ser chamada de Associação do Cavalo Saddlebred Americano.

Em Kentucky existe um parque chamado Kentucky Horse Park, onde há um museu chamado Museu do Saddlebred Americano, onde se é registrado e mantido inúmeros elementos relacionados ao cavalo e sua história ao decorrer das décadas.

O saddlebred passou a ser exibido e a fazer apresentações no ano de 1816, onde os mesmos movimentavam a economia dos Estados Unidos, e assim no Kentucky foi promovido o Campeonato Mundial de Corrida em 1917, que tinha como prêmio 10 mil dólares.

Foi nesse mesmo ano de 1917 que a Associação de Shows de Cavalos Americanos, hoje em dia conhecida como Federação Equestre dos Estados Unidos, começou a padronizar os tipos de apresentações de desafios, criando classes e regras que perduram até os dias atuais.

As fotos mais antigas registradas na histórias da raça saddlebred foram tiradas por John R. Horst, por volta de 1939.

Obtenha Mais Informações Sobre os Cavalos em Nosso Site Mundo Ecologia

Veja também

Fã de Poker? Aprenda a Jogar de Forma Sustentável

Todas as atividades humanas têm uma consequência ambiental, e o poker não é exceção. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *