Home / Animais / Raça de Cavalo Paso Fino: Características, Fotos e Historia

Raça de Cavalo Paso Fino: Características, Fotos e Historia

O Paso Fino é sem dúvida uma das raças de cavalos mais bonitas do mundo . Conhecida por seus movimentos atraentes e ação rápida nas pernas, esta raça se tornou extremamente popular na América Latina. Atualmente, a Associação de Cavalos Paso Fino tem mais de 50.000 cavalos registrados e 9.500 membros.

O Paso Fino é uma raça de cavalo amplamente considerado um cavalo espanhol, mas é popular em muitos outros países, incluindo Colômbia, Estados Unidos e Porto Rico.

O cavalo Paso Fino foi criado a partir de dois tipos de cavalos espanhóis – andaluzes e Jennets espanhóis – e o norte da África Barb, ou cavalo berbere. O Jennet espanhol, conhecido por suas andanças suaves, foi cruzado com os andaluzes para formar a raça Paso Fino.

História e Origem da Raça de Cavalo Paso Fino

Mais de 500 anos atrás, quando Colombo fez sua segunda viagem ao Novo Mundo, ele desembarcou no que é agora a República Dominicana. A bordo de seus navios havia éguas e garanhões de descendência Barb, andaluza e espanhola Jennet. Esses cavalos e seus filhotes formaram a remessa de cavalaria para os conquistadores que exploravam território desconhecido em Porto Rico, Cuba, Colômbia e México.

Em relativo isolamento, as gerações de cavalos que se seguiram desenvolveram características distintivas representando seus ancestrais: a durabilidade e resistência do Barb; o carisma e a elegância do andaluz; e, talvez o mais precioso de todos, a marcha naturalmente suave e uniforme da Jennet espanhola. Esses cavalos ficaram conhecidos como Los Caballos de Paso Fino – os cavalos com o passo fino.

Séculos se passaram e o Paso Fino permaneceu um segredo latino-americano bem guardado. Isto é, até a Segunda Guerra Mundial, quando soldados americanos estacionados em Porto Rico “descobriram” os cavalos. Depois que a guerra terminou, os entusiastas americanos não perderam tempo importando Paso Finos de Porto Rico.

Características do Cavalo Paso Fino

O cavalo Paso Fino varia de 13 a 15,2 mãos de altura e normalmente pesa entre 300 e 500 kg.  Esta raça pode ser encontrada em qualquer cor, com ou sem manchas brancas na cabeça e nas pernas. De acordo com a Associação de Cavalos Paso Fino , o cavalo Paso Fino ideal começa com uma cabeça refinada, com um rosto inteligente. Deve ser proporcional, a mandíbula bem definida, mas não extrema.

O pescoço deve arquear graciosamente, nem muito longo nem muito curto, permitindo um transporte alto. Os ombros devem se inclinar para dentro da cernelha com grande profundidade através da lareira.  A linha superior deve ser mais curta que a sublinhada, mas proporcional, enquanto as costas devem ser musculosas e fortes. A garupa deve ser levemente inclinada, arredondada pelos lombos, com quadris fortes e largos, terminados com jarretes fortes.

As pernas devem ser retas, refinadas de osso, com tendões bem definidos, antebraços largos e longos e ossos de canhão mais curtos. A coxa e o cotovelo devem ser densamente musculosos, mas não exagerados. Os metacarpos desejados devem ser inclinados e de comprimento médio.

Esta raça linda e delicada é um cavalo de tamanho médio, com uma cabeça delicada e olhos bem espaçados. Eles são muito gentis e gentis em temperamento, além de tipicamente serem muito leais e amorosos com seus senhores.

Padrão de Marcha do Cavalo Paso Fino

Cavalo Paso Fino Marchando
Cavalo Paso Fino Marchando

O Paso Fino é usado em muitas disciplinas, incluindo exibição. É especialmente popular para passeios a cavalo.  Além dos outros andamentos de cavalos naturais (caminhada, trote e galope), o cavalo Paso Fino é conhecido por sua marcha única. É realizado em três velocidades à frente, enquanto os graus de coleta podem variar. Independentemente da velocidade, o cavaleiro deve parecer imóvel na sela, e o movimento para cima e para baixo da garupa do cavalo deve ser imperceptível.

Nessa marcha, o cavalo deve estar em plena coleção, com velocidade de avanço muito lenta. Espera-se um passo rápido, enquanto os passos e a extensão permanecem extremamente curtos.  A coleta está cheia a moderada enquanto a velocidade de avanço é moderada. Os passos não são apressados, mas cobrem o chão. Essa velocidade da marcha deve ser executada com extensão e passo médios.

Executada com uma extensão e passo mais longos, essa é a velocidade mais rápida da marcha. Deve ser realizada com coleta moderada a mínima. A velocidade de avanço varia de acordo com cada cavalo individual, porque cada cavalo deve estar em harmonia com seu próprio passo e cadência naturais quando atingir a velocidade máxima.   Eles são populares para andar em trilhas por causa de suas andanças agradáveis.

A marcha de Paso Fino é natural, exibido desde o nascimento. É uma marcha uniformemente espaçada, com quatro batidas, onde cada pé atinge o solo sozinho em intervalos regulares e precisos que causam um ritmo rápido e ininterrupto. Apesar de como soa, é um passeio notavelmente suave.

Cavalos Marchadores

Cavalos marchadores se referem a certas raças que foram criadas seletivamente para ter tendências naturais, ou a capacidade de executar qualquer marcha intermediária de velocidade, suave para andar e com quatro tempos. Estes são referidos como andadores ambulantes. Outras raças de cavalos são: American Saddlebred, Icelandic Horse, Marwari , Missouri Fox Trotter, Paso Peruano e Tennessee Walking Horse. O Paso peruano é relatado para ter a marcha mais suave.

Os cavalos originais Paso Fino, criados como montarias para exploradores que criam novas trilhas no deserto, tinham que ser incrivelmente duros e seguros para a tarefa. Mais de 500 anos de criação seletiva mantiveram essas características, bem como outras que os proprietários de Paso Fino hoje valorizam: disposições doces e orientadas para as pessoas; mentes inteligentes e treináveis; conformação robusta; versatilidade incrível; e, claro, uma marcha naturalmente suave.

Quanto Custa um Cavalo Paso Fino

O Paso Fino pode ser encontrado por praticamente qualquer preço, variando de grátis a mais de 100.000 dólares, dependendo da qualidade do cavalo. Alguns Paso Finos de elite, com qualidade de espetáculo internacional, estão bem acima desse valor, mas o cavalo Paso Fino de nível médio de prazer ou casual está disponível por menos de 8.000 dólares.

Procure evidências de bons cuidados (e, inversamente, negligencia) e peça para revisar os registros de saúde do cavalo. Examine os pés. A maioria dos cavalos espanhóis herda pés duros e bem formados. Verifique as costas do seu prospecto animal em busca de sinais de dor em uma sela pouco adequada. Quando você encontrar o seu cavalo perfeito, tire lições de um treinador completamente familiarizado com a raça.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *