Home / Animais / Tubarão Galha Branca Oceânico: Ele Ataca? Características e Fotos 

Tubarão Galha Branca Oceânico: Ele Ataca? Características e Fotos 

Os tubarões são estrelas famosas em filmes de terror, e sempre são vistos como os vilões que atacam os personagens quando estão perdidos e geralmente no meio de um extenso oceano que parece que não tem fim. Para algumas pessoas, ele pode ser considerado o verdadeiro terror, já para outras, apenas grandes animais marinhos que não querem que ninguém invada o seu espaço.

O tubarão galha branca faz parte da espécie dos tubarões e também é um mamífero. Ele é conhecido também como tubarão de areia marrom ou tubarão marrom. Sua espécie é Carcharhinus longimanus.

Estão entre os três tipos de tubarões mais abundantes nos oceanos, juntamente com o tubarão-azul e o lombo-preto. Também é um dos tubarões que mais atacaram humanos por engano. Essa espécie ficou conhecida, através das histórias, como “devoradores de homens”. Ele está entre os cinco tubarões mais perigosos do mundo, mesmo fazendo parte desse grupo, ele é o menor tubarão branco existente.

Características

O tubarão galha branca oceânico ganhou esse nome devido às partes brancas de seu corpo, como por exemplo, suas nadadeiras dorsais, seu peitoral, suas partes pélvicas e sua parte inferior da cauda. Dependendo da localização geográfica em que esse tubarão se desenvolveu, a cor de seu corpo pode variar, como por exemplo, ela pode ser marrom, cinza, bronze ou bege.

Ele vive em zonas tropicais e de águas quentes dos Oceanos Pacíficos, Índico e Atlântico. Possui a primeira nadadeira dorsal grande, longa e arredondada, e suas nadadeiras peitorais também são largas e em formato de remo. Possuem olhos pequenos e mandíbulas muito poderosas, seus dentes superiores são triangulares e os inferiores são pontiagudos. Os dentes inferiores são usados para agarrar sua presa e os superiores são usados para cortar e rasgar a carne da presa. Essas feras podem chegar a medir até 4 metros e pesar até cerca de 170 kg.

Características do Tubarão Galha Branca Oceânico

Apesar de ser um tubarão, seu nado é lento e calmo, porém ele é bem ativo quando está à procura de alimento e se estiver com muita fome pode se alimentar de carniça e até mesmo de lixo. Normalmente ele vive solitário e só faz parte de algum grupo quando há abundância em sua oferta alimentar, que geralmente é composta por peixes oceânicos e raias, raramente eles comem aves, tartarugas, crustáceas ou lulas.

Esse Tubarão Ataca?

Nos raros momentos em que esse tubarão tem contado com o homem seu comportamento geralmente é sempre de indiferença, não apresentando nenhum pouco de medo. Essa foi a primeira espécie de tubarão a ser encontrada com muita frequência nas imediações após acidentes de aeronaves ou embarcações com vítimas.

Mesmo com tudo isso, se eles atacarem um ser humano, provavelmente vai ser por se sentirem ameaçados ou algo do tipo, pois as maiorias das espécies de tubarão não gostam do sabor que a carne humana tem. Portanto, eles não matariam um humano para se alimentarem e sim para se protegerem. Alguns biólogos dizem que os tubarões atacam os humanos por os confundirem com focas. Pois eles usam principalmente as ondas elétricas do fundo do mar para detectar suas presas e às vezes pode ocorrer um encano e o tubarão achar que está mordendo uma foca e na verdade estar mordendo um humano.

Então se você estiver nadando no meio do oceano e por acaso aparecer um tubarão, tente não fazer movimentos bruscos, até que a ajuda chegue, para que ele não se sinta ameaçado. Essa técnica nem sempre da certo, porém é melhor do que você tentar lutar com o animal e acabar parando dentro da boca dele.

A convivência dessa espécie de tubarão com outros animais marinhos é considerada boa, porém ocorre um interesse da parte do tubarão. Muitas vezes ele opta por nadar junto com baleias-piloto, desconfia-se que essa associação esteja relacionada á alimentação, pois esse tipo de baleia é ótimo em localizar cardumes e lulas. Então se eles nadarem juntos com as baleias-piloto consequentemente eles irão conseguir achar seu alimento de maneira mais fácil.

Eles Podem Estar Em Extinção

Mesmo esse tubarão parecendo um predador terrível, grande e muito perigoso, ele está em perigo. Todas as espécies de tubarões são vulneráveis a pratica de sobre pesca, em geral, por terem um crescimento lento, sua maturidade sexual começa tarde e ocorre baixa fecundidade. Isso quer dizer que as populações dos tubarões se renovam pouco e por conta disso, eles estão entrando cada vez mais em extinção. Os tubarões também não conseguem se recuperar com facilidade.

Essa espécie de tubarão é uma espécie epipelágica, ou seja, que vive apenas em alto mar e baixas profundidades (150 metros em média). Considerando que essa é uma área de pesca, um grande número de tubarões galha branca oceânico acabam sendo capturados como acompanhantes em pescarias com espinhel para pegar atuns e outros tipos de peixes.

Além de esses tubarões serem capturados como acompanhantes em pescas, eles também são capturados de forma direta, pois suas características biológicas e suas barbatanas possuem um elevado valor comercial. Por conta disso, a International Union For Conservation Of Nature (IUCN) classificou essa espécie de tubarão como vulnerável e com grande tendência de ser ameaçada.

Curiosidades Sobre o Tubarão Galha Branca Oceânico

A reprodução do tubarão galha branca oceânico costuma ocorrer durante o início do verão, ao longo do Oceano Atlântico e do Oceano Índico. Essa espécie de tubarão alcança sua maturidade sexual entre seus 6 e 7 anos, tanto para a fêmea quando para o macho. A reprodução dessa espécie é vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe em uma placenta ligada a parede uterina através dos cordões umbilicais, que irá lhe oferecer os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. A gestação dura em torno de 5 meses. A fêmea pode dar a luz em uma só gestação de 1 a 5 filhotes. Na maioria das vezes esses filhotes medem aproximadamente 60 a 65 cm, e seu crescimento é lento. Eles só se tornam adultos ao alcançarem 5 anos de idade, um tubarão dessa espécie adulto mede em cerca de 2,5 m e pesam aproximadamente 70 kg. Sua média de vida é de 25 anos.

Quem saber mais sobre os tubarões brancos? Então acesse este link: Ocorrência de Tubarão Branco no Brasil: Praias Que Eles Ficam

Veja também

Cisne: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Subfamília e Gênero

Cygnus é o gênero taxonômico com o qual as maiores aves aquáticas da família anatidae …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *