Home / Animais / Galinha Pescoço Pelado: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Galinha Pescoço Pelado: Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Criar galinhas com certeza é uma atividade ainda muito desenvolvida pelo homem ao redor de todo o mundo, principalmente porque em muitos lugares esse hábito na verdade faz parte da cultura da população, e o que seria estranho é o fato de alguém não criar galinhas.

Por esse motivo, as espécies de galinha existentes vem ganhando cada vez mais visibilidade entre os seres humanos desde os tempos antigos, principalmente entre as pessoas de áreas rurais mais afastadas de grandes centros urbanos, já que nessas áreas é mais simples e existe mais espaço para cuidar desses animais.

Logo, muitas pessoas também estão pesquisando cada vez mais sobre essas espécies que vem ganhando maior visibilidade, e isso faz com que muitas vezes seja bem difícil encontrar informação de qualidade e verídica pela internet, sendo necessário fazer muita pesquisa.

Pensando nisso, iremos focar esse artigo na galinha pescoço pelado, uma variedade que também está se tornando bem famosa e comum atualmente. Continue lendo para saber quais são as características físicas dessa variedade, como você pode criar uma, como são seus ovos e qual é o seu habitat natural!

Características Físicas

Essa galinha é muito conhecida e vem fazendo grande sucesso por conta de sua aparência incomum, que faz com que ela seja diferente da maioria das espécies de galinha que conhecemos atualmente. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre as características físicas desse animal.

A galinha pescoço pelado é chamada cientificamente de Gallus gallus domesticus e também chamada popularmente de galinha pescoço nu. Assim, já podemos entender qual é a característica física que torna essa galinha tão diferente: ela não possui penas no pescoço.

Galinha Pescoço Pelado Características

Além disso, essa raça possui um corpo resistente, o que faz com que ela seja imune a diversas doenças. Quanto às suas cores, elas variam muito: preto, lustro, branco, azul, vermelho etc, tudo irá depender de qual região a galinha foi encontrada.

Engana-se quem pensa que por não ter penas no pescoço essa galinha vive apenas em climas quentes, pois apesar de ser um pouco depenada ela aguenta climas frios com grande facilidade!

Como Criar a Galinha Pescoço Pelado

Como já dissemos, criar galinhas é uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente de pessoas que possuem bastante espaço e disposição para cuidar de animais domésticos um pouco mais inusitados.

Porém, antes de comprar uma galinha para cuidar é importante você saber bem como criá-la, assim você não terá surpresas desagradáveis no futuro e também irá economizar muito com veterinário, já que vivendo em um ambiente saudável a galinha quase nunca ficará doente.

Por isso, continue lendo e entenda quais são os cuidados necessários para que você consiga cuidar da sua galinha pescoço pelado com facilidade!

  • Alimentação

A alimentação da galinha pescoço pelado deve ser feita por meio de ração para que ela cresça saudável e com todos os nutrientes necessários. Caso você queira economizar, vale intercalar ou misturar a ração com algumas folhagens.

  • Clima

O clima para criação dessa galinha deve ser ameno; é interessante não expor o animal a um sol muito forte ou a muito vento, assim você evita que a galinha fique doente com muita facilidade, já que o clima altera muito a saúde do seu exemplar.

  • Espaço

É importante notar que apesar de ser um animal de porte pequeno a galinha precisa de espaço principalmente por conta de suas asas; por isso, preste muita atenção no espaço que você está deixando disponível para sua galinha.

  • Outras galinhas

Caso a sua intenção seja criar outras galinhas, deve-se prestar atenção a uma coisa: galinhas (macho) maiores de outras raças não devem se misturar com as fêmeas, pois isso pode acabar machucando-as, principalmente se a raça do macho for maior.

Ovos da Galinha Pescoço Pelado

A galinha pescoço pelado, apesar de sua aparência diferente, não é considerada uma ave ornamental, e por isso possui outras “funções” que chamam mais a atenção do ser humano, como os ovos e a carne.

Essa galinha bota ovos castanhos ao longo do ano, o que conhecemos como “ovo caipira”, mas a verdade é que esse não é um grande diferencial dessa raça, já que muitas outras botam uma quantidade maior de ovos ao ano.

Ovos da Galinha Pescoço Pelado

A verdade é que um grande destaque da galinha pescoço pelado é a sua carne, e por isso muitas pessoas a criam e retiram seus ovos até que ela chegue ao tamanho desejado, para que depois ela seja utilizada na culinária pela própria pessoa que criou ou por alguém que comprou o frango.

Por isso, apesar de ser uma variedade bem interessante ela pode não ser a melhor opção para quem quer uma galinha que bote muitos ovos ao ano ou para quem está buscando uma galinha ornamental. Caso você goste muito da raça, vale a pena ter várias para que em conjunto elas acabem gerando muitos ovos.

Habitat Natural

Essa variedade é muito interessante e por isso você pode estar se perguntando onde ela pode ser encontrada na natureza, e a verdade é que essa resposta não é exata.

Originalmente, a galinha do pescoço pelado surgiu na Hungria, o que significa que seu habitat natural é a Europa Central. Porém, a verdade é que ela foi muito criada e ganhou ainda mais visibilidade nas regiões rurais da Alemanha.

A verdade é que ela é bastante comum na Europa e bem rara no norte da América, mas engana-se quem pensa que não existe nenhuma galinha parecida no Brasil, já que vivemos na América do Sul.

Para ser uma substituta, a variedade Label Rouge é presente em nosso país e também possui o pescoço pelado, mas você provavelmente não encontrará uma galinha pescoço pelado original da Hungria aqui, principalmente porque essa raça está acostumada com tempos frios, e aqui temos um clima tropical ao qual ela muito provavelmente não conseguiria se adaptar.

Quer saber muito mais informações sobre galinhas e não sabe onde encontrar? Não se preocupe, temos o texto para você! Leia também em nosso site: Galinha Dominique – Características, Ovos, Como Criar e Fotos

Veja também

Reprodução da Perereca: Filhotes e Período de Gestação

A reprodução das pererecas, sapos e rãs pode parecer bastante anormal à primeira vista, mas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *