Home / Animais / Porque Tem Que Colocar Ferradura No Cavalo? Pra Que Serve?

Porque Tem Que Colocar Ferradura No Cavalo? Pra Que Serve?

Os cavalos são animais populares, parceiros dos homens a muitos anos. Desde a antiguidade os cavalos são utilizados para locomoção, com o passar dos anos, eles foram grandes parceiros em comércios, na vida rural, nos esportes e com o passar do tempo tem tomado diversas funções na rotina humana. Hoje, há inúmeros motivos para se ter um cavalo e existem também muitas pessoas que os tem por estimação. Um dos animais mais procurados quando se trata de montaria. Seu tamanho, força, inteligência e coragem são atrativos para qualquer amante dos equinos. Existem diferentes raças que podem ser direcionadas para diferentes tipos de trabalho, e raças mais dóceis que são próprias para serem criadas e domesticadas. Existem raças tão inteligentes que podem ser capacitadas para fazer trabalhos terapêuticos.

Ferradura Nos Cavalos

A ferradura é uma ferramenta muito útil para quem tem cavalos, serve como proteção para os cascos, pois eles são sensíveis e precisam de proteção. Como citamos, o cavalo é um animal que desde sempre tem trabalhado a favor dos homens. Em filmes medievais já e possível vermos as pessoas usando os cavalos para simples locomoções, carga de produtos e enfim, auxilio no dia a dia. Apesar de uma convivência tão antiga, foi a partir do século X que o uso das ferraduras foi pensado para um maior cuidado com esses animais que tanto ajudam.

No início, as ferraduras eram elaboradas em couro, e com o passar do tempo, foram elaborando novas ferraduras. Hoje existem diversas opções, algumas podem ser ortopédicas e corretivas.

Essas ferraduras são extremamente importantes para os cavalos. Antigamente já eram, pois apesar de serem preparados para cargas pesadas, eles precisam do preparo e recursos para que seu corpo não sofra danos. Para entender melhor, imagine a força humana, nós somos capacitados para aguentar um peso e chegarmos ao nosso extremo. Porém, se essa carga for levantada ou carregada de forma errada, podemos por em risco a saúde de nossas costelas. Por isso, é necessário treino, postura, etc. Do mesmo modo acontece com os cavalos. Eles precisam ser treinados de modo progressivo para aguentar o serviço que os aguarda. Caso sejam expostos a grandes demandas sem nenhum preparo, poderão sofrer grandes e graves consequências.

Como Colocar Uma Ferradura No Cavalo

  • A ferradura: Primeiramente, existe um cuidado ao escolher a ferradura correta para o cavalo. A ferradura deve ser muito bem modelada de acordo com o casco do cavalo que a receberá. Não pode apresentar nenhuma rachadura ou queimadura. Uma ferradura deve estar em perfeito estado e deve ser muito bem colocada. Qualquer coisa fora do padrão pode causar danos e ferimentos aos cavalos. Cada par de ferraduras devem ser exatamente iguais. Elas devem ser bem soldadas e devem apresentar um bom estado.
  • O cavalo: A pata do cavalo tem que ser preparada para receber a ferradura. Para isso, você precisara acalmar o cavalo e deixar ele ciente de que você está lá tranquilamente sem intenção de ameaça-lo. Qualquer ferradura que já exista, é preciso que seja removida. O casco deve ser lixado e preparado para receber a nova ferradura. Para isso, utilize as ferramentas corretas sempre com cuidado para não machucar o cavalo. Lembre-se que eles são resistentes, porem seus cascos são sensíveis.
  • Aplicação: Depois que o casco estiver pronto e limpo para receber a ferradura, é preciso analisar se a ferradura esta com o tamanho ideal para colocar no cavalo. Existem diferentes tamanhos de cavalos e portanto, diferentes tamanhos de patas e cascos. Assim também segue o tamanho da ferradura. Ela deve ser exatamente do tamanho que o cavalo precisa. Nós humanos sabemos como é incômodo um sapato diferente do tamanho que precisamos. O mesmo acontece com os cavalos. Caso precisem de ajuda, conte sempre com o auxilio de um profissional.
  • Fixação: Depois que a ferradura estiver totalmente a ferradura deve ser fixada com pregos. Tudo deve ser feito com muita delicadeza e cuidado. Existem pregos específicos para isso, podem ser facilmente encontrados em casas de ração e lojas especializadas. Os pregos jamais devem ser colocados e fixados na parte mais sensível do casco do cavalo. Tudo deve ser feito sem dor.
    Cavalo Com Ferradura
    Cavalo Com Ferradura

Curiosidades Sobre Os Cavalos

  • Existem mais de 300 raças de animais de montaria, entre eles os cavalos, éguas, jumentos, mulas, etc.
  • Os cavalos passam maior parte de sua vida de pé, eles podem ate dormir nessa posição. Isso não é cansativo para eles, pelo contrario, pode ser ate melhor considerando que quando deitam, eles fazem pressão sobre suas patas com seu peso.
  • A carne do cavalo pode ser comercializada e ingerida em diversos lugares. Apesar de ser um tabu no Brasil, em muitos países trata-se de um consumo comum.
  • A força dos cavalos é um dos pontos que fazem com que eles sejam muito visados.
  • Algumas raças são mais obedientes que outras. Por isso existem raças especificas para trabalhos específicos. Entre todas elas, há uma raça chamada de cavalos selvagens, os que não podem ser domados pois são extremamente teimosos e independentes. Apesar disso, são considerados os mais fortes, mais inteligentes e mais corajosos.
  • Os olhos dos cavalos são considerados um dos maiores entre os animais. Sua visão é muito ampla e pode contemplar em aspecto panorâmico. Em contraponto, eles têm um ponto cego quando olham reto.
  • Os cavalos são animais sociáveis. Apesar de raramente demonstrar afeto, eles sofrem com falta de carinho e cuidado, conseguem distinguir emoções humanas e são muito fieis.

Reprodução E Vida Dos Cavalos

Antes de qualquer coisa, acontece um período de atração entre o macho e a fêmea, ela chama a atenção do macho urinando e expondo seus órgãos sexuais. Se ele se interessar por ela, a copula acontece. Em média, com um ano e meio eles atingem a maturidade sexual.

A gestação deve levar 11 meses, o filhote nasce com habilidades que os permite andar e ate correr com algumas horas de vida. Até os nove meses, todos os dentes dos filhotes devem ter nascido. Eles ficam por perto de sua mãe até atingirem a maturidade sexual. Desde pequenos podem e devem ser treinados e adestrados.

Veja também

Pode Dar Fígado de Boi Para Cachorro?

Os cachorros são os animais de estimação preferidos em todo o mundo. Seu sendo de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *