Home / Natureza / Qual a Diferença Entre o Pintado e a Cachara?

Qual a Diferença Entre o Pintado e a Cachara?

Os peixes são muito interessantes e podem apresentar uma longa série de características curiosas, o que torna esses animais muito complexos. Além disso, os peixes também podem apresentar muitos detalhes em comum, gerando comparações entre os animais. Para quem não conhece muito sobre eles, pode ser bastante complicado definir quem é quem. Isso acontece muito, por exemplo, com as pessoas que têm dúvidas entre o peixe pintado e o peixe cachara.

Embora as diferenças entre os dois tipos de peixes sejam muitas, a grande verdade é que se torna quase impossível, para quem não entende muito do assunto, definir quem é quem e por quais motivos. Isso porque a cachara e o pintado têm detalhes corporais parecidos, com uma visual muito semelhante e até mesmo cores que se assemelham muito.

Porém, a começar pelo local em que vivem, indo para algumas diferenças presentes no corpo até chegar ao modo de vida desses dois animais, no fim das contas o peixe pintado e o peixe cachara não são tão parecidos assim. Veja abaixo mias detalhes e informações sobre a cachara e o pintado, que ajudarão a entender melhor as diferenças entre os tipos de peixes.

Conheça o Peixe Pintado

O peixe pintado está entre um dos peixes mais conhecidos de todo o Brasil, seja por quem conhece o mundo aquático ou não. Popular das bacias do Rio da Prata, do Rio São Francisco e do Rio Paraná, o pintado apresenta manchas por quase todo o corpo. Por isso, como era de se esperar, o seu nome.

Podendo chegar a 1 metro de comprimento, além de poder pesar até 85 quilos quando em fase adulta, o pintado está entre os animais aquáticos mais buscados por pescadores brasileiros. Isso porque esse peixe apresenta poucas espinhas, tendo uma carne saborosa e fácil de fazer. Além disso, o animal possui muita carne, o que torna tudo ainda mais atrativo para quem deseja pescá-lo.

Pintado na Mão do Pescador
Pintado na Mão do Pescador

Outro ponto sobre o pintado é que esse peixe apresenta hábitos noturnos, algo que torna mais complicada a sua pesca, mas apenas gera ainda mais interesse em quem deseja se divertir com a pesca esportiva. O pintado exige cuidados no manuseio, já que possui longos espinhos nas nadadeiras, praticamente a única parte do animal que tem espinhas. Essa espécie se alimenta de peixes menores, sendo, em geral, um grande predador nos rios em que habita.

Conheça o Peixe Cachara

A cachara é, à primeira vista, um animal que apresenta muitas semelhanças em relação ao pintado. Contudo, o peixe cachara apresenta listras pelo corpo, mais alongadas, e não as famosas pintas do pintado. Além disso, o cachara também tem essas listras por todo o corpo, sendo que o pintado não possui as suas manchas na cabeça.

A cachara, ademais, ainda não compartilha a mesma área de atuação do pintado no Brasil. Também um animal de água doce, o peixe cachara é conhecido por existir nas bacias hidrográficas do Rio Amazonas, do Tocantins-Araguaia e do Prata, sendo apenas a última também compartilhada com o pintado. Esse peixe costuma ser grande, com dimensões elevadas e porte muito considerável. Em geral, a cachara costuma ter muito mais gordura que o pintado, até mesmo pelo fato de ser muito maior.

Peixe Cachara
Peixe Cachara

Contudo, justamente por ter mais carne e mais gordura, a cachara também possui valor comercial bastante considerável. Vale lembrar, por fim, que até mesmo as cores do cachara e do peixe pintado são diferentes. Enquanto o pintado possui uma grande união de cores, com detalhes que chegam até o verde, a cachara possui cinza escuro mais definido e claro.

Principais Características do Pintado

Se há muitas diferenças entre os dois animais, tendo em comum apenas a bacia do Prata como ambiente compartilhado e algumas manchas pelo corpo, o certo é que o peixe pintado e o peixe cachara são muito valorizados em todo o Brasil. Dessa maneira, aprender um pouco mais sobre eles é essencial para compreender o modo de vida nas águas doces de todo o país.

O pintado, na verdade, está entre os peixes mais procurados em todo o território nacional, sendo parte dos principais pratos que envolvem peixes em todo o Brasil. Isso acontece por muitos motivos, mas, entre eles, a facilidade com a qual o animal pode ser comido e preparado. O pintado, aos poucos, também foi se adaptando muito bem à produção em larga escala, em criadouros de todo o país.

Para tal, contudo, é necessário ter um espaço amplo para guardar todos os indivíduos da espécie. Além disso, como o pintado come bastante e gosta de consumir outros peixes, o valor da alimentação do animal pode não ficar tão acessível assim. De toda forma, se o objetivo for ter acesso ao pintado de maneira mais facilitada, o criadouro é uma grande opção.

Principais Características do Cachara

A cachara pode não ser tão conhecida assim por todas as pessoas de todas as regiões do Brasil, sendo um peixe mais famoso na Região Norte.

Contudo, o certo é que esse animal também possui carne suculenta e pode oferecer uma grande quantidade de alimentos para as pessoas. Isso porque a cachara pode chegar a medir cerca de 1 metro, dando sempre uma carne com muita gordura, o que é bom para fazer o peixe grelhado ou frito, por exemplo. Assim, o sabor da cachara muitas vezes é mais acentuado do que aquele do pintado, um peixe de carne mais magra.

O peixe cachara, ademais, ainda é bastante comum também em criadouros. Logo, há muitas empresas especializadas na produção de cacharas em larga escala para o mercado nacional e internacional. A alimentação da cachara é tão vasta quanto a do pintado, já que ambos os animais gostam de consumir peixes menores e se alimentam com frequência o longo do dia.

Portanto, o criadouro do peixe cachara também pode exigir despesas altas mensalmente com a compra de comida para os animais. Vale lembrar, por fim, que a cachara é um pouco mais lenta e mais pesada que o pintado, tendo movimentos menos coordenados, o que dificulta seus ataques quando livre na natureza.

Veja também

Ácido Linoleico

Quais os Benefícios do Ácido Linoleico Para a Saúde?

Quando se fala em ácido linoleico, se fala em ômega-6, e provavelmente você já ouviu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *