Home / Natureza / Orquídea Da Terra ou Capuz De Freira: Fotos e Características

Orquídea Da Terra ou Capuz De Freira: Fotos e Características

A Phaius tankervilleae, chamada comumente de orquídea da terra, e também sendo conhecida como orquídea terrestre, capuz de freira ou freirinha, é uma orquídea terrestre, que vive plenamente em regiões tropicais, se adaptando bem aos climas de algumas regiões do Brasil, sendo que a mesma é de origem asiática.

São consideradas orquídeas terrestres os tipos de orquídea que se adaptam a crescerem apenas no solo, diferentemente das orquídeas com raiz epífitas, que podem crescer em troncos de árvores, no meio de rochas, dentro de troncos e etc.

Assim como todas as outras orquídeas, a orquídea da terra é um tipo de flor que não possui aroma, e é amplamente utilizada com intuito de decoração de casas e jardins.

As orquídeas são flores ornamentais que combinam muito com todo tipo de decoração, seja interna ou externa, e sua requisição no mercado da floricultura movimenta muito dinheiro, sendo um fator bastante importante para a economia do País.

A orquídea da terra, ou a capuz de freira, chama bastante atenção por suas características únicas, como sua cor legitimamente violeta e com suas folhas com tons marrons cor de terra, sendo esses um dos motivos da origem de seu nome comum no Brasil.

A Phaius tankerville foi primeira catalogada como Limodorum tankervilleae pelo botânico inglês Joseph Banks no ano de 1788. Porém, em 1859, o nome da flor foi renomeado para Phaius tankerville, pois sua classificação botânica oficial foi realizada pelo botânico alemão Carl Ludwig Blume, que renomeou e catalogou a flor em homenagem a Lady Emma Tankervile, um nobre da realeza britânica, já que a flor foi cultivada em seu jardim, na cidade de Walton on Thames, em Londres.

Fotos e Características Físicas Da Orquídea Da Terra

A orquídea da terra possui uma coloração de um violeta suave em suas pétalas, combinadas com o verde de seu caule e o marrom de suas folhas, com detalhes brancos ínfimos nas pontas.

As flores da orquídea da terra nascem pontadas para baixo, formando lindos cachos envoltos em suas folhas, que durante a tenra idade possuem coloração clara em ambos os lados, demonstrando ficarem marrons escuras em uma das extremidades quando atinge a maturidade.

Seus pseudobulbos crescem em cerca de 6-8 milímetros, entre folhas que medem de 3-7 centímetros, em formato cônico e elípticos.

Cada pseudobulbo suporta de 4-5 folhas, em florescências eretas, que chegam até incríveis 2 metros de altura, mas normalmente o tamanho de uma orquídea da terra varia entre 1 metro e 1,5 metro.

As folhas da orquídea da terra são terrestres e enormes, chegando a mais de dois metros, porém, não crescem de forma ereta, se esparramando aos pés da flor.

Características Do Ambiente da Orquídea Da Terra

A orquídea da terra não é uma flor que consegue se reproduzir em qualquer lugar, como a maioria das orquídeas.

A orquídea da terra é uma planta que necessita de ambientes quentes e úmidos, por isso regiões pantanosas são as ideais para que as mesmas atinjam um florescimento perfeito.

Capuz-de-Freira
Capuz-de-Freira

Os locais com maior incidência da orquídea da terra ficam na Índia, China, Japão, Indonésia, Malásia, Filipinas, Austrália, Havaí, Panamá, Flórida e Nova Guiné.

No Brasil, as regiões em que a orquídea melhor se desenvolve de forma selvagem se dá em Mato Grosso, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, pois essas regiões apresentam um clima perfeito entre calor e umidade.

Para criar a capuz de freira (ou orquídea da terra) em vasos, é errado concluir que elas precisam ser constantemente regadas, pois o excesso de água pode fazer com que o oxigênio seja privado da planta, sufocando a mesma até o apodrecimento de sua raiz.

Outro detalhe importante é a exposição ao sol, pois a capuz de freira prefere regiões bem sombreadas, onde o calor prevalece.

A capuz de freira é um tipo de orquídea que exige cuidados especiais por ser um tipo de orquídea terrestre, diferentemente de outras espécies, que são altamente adaptáveis.

Uma das principais características da orquídea capuz de freira é o seu cultivo, que é difícil em comparação com as outras orquídeas, e esse é um dos motivos que fazem com que a mesma, atualmente, seja considerada uma espécie com risco de extinção.

Variedades Da Espécie De Orquídea Capuz De Freira: Confira As Fotos

Em um monógrafo, lançado em 2017, por Judi Stone e Phillip James Cribb, há a descrição de 6 variedades da orquídea da terra, sendo elas:

Phaius Tankervilleae var. antoninae

Phaius Tankervilleae var. antoninae
Phaius Tankervilleae var. antoninae

Phaius Tankervilleae var. australis

Phaius Tankervilleae var. australis
Phaius Tankervilleae var. australis

Phaius Tankervilleae var. baolocensis

Phaius Tankervilleae var. baolocensis
Phaius Tankervilleae var. baolocensis

Phaius Tankervilleae var. bernaysii

Phaius Tankervilleae var. bernaysii
Phaius Tankervilleae var. bernaysii

Phaius Tankervilleae var. devogelii

Phaius Tankervilleae var. devogelii
Phaius Tankervilleae var. devogelii

Phaius Tankervilleae var. tankervilleae

Phaius Tankervilleae var. tankervilleae
Phaius Tankervilleae var. tankervilleae

Uma dessas espécies é a única variação endêmica, que está presente na Austrália, sendo chamada de orquídea do brejo ou orquídea capuz de freira, sendo seu nome científico o segundo citado na lista: Phaius tankervilleae var. australis.

Apesar de ser endêmica, outras regiões têm tentado aumentar sua produtividade, que, assim como o resto de todas as espécies da orquídea capuz da freira, demonstra um forte risco de extinção nos anos futuros.

Espécies endêmicas sempre são mais propensas a desaparecem com maior facilidade, e isso ocorre, principalmente, pelo consumo do habitat natural pelo homem.

Curiosidades e Características Da Orquídea da Terra ou Orquídea Capuz de Freira

– A orquídea da terra é uma espécie de orquídea que está ameaçada de extinção devido ao consumo de seu ambiente natural e difícil adaptação a outros climas.

– A orquídea capuz de freira necessita de um ambiente bastante quente, mas com pouca exposição ao sol e bastante sombra, com umidade alta no ambiente.

– Climas muito quentes e climas muito frios não conseguem fazer com que a orquídea capuz de freira se desenvolva completamente.

– A orquídea capuz de freira é utilizada amplamente como forma de ornamentação, devido a sua beleza única.

– A orquídea da terra consegue atingir a incrível marca de 2 metros de altura em alguns estados selvagens, porém, normalmente, ela possui de 1 metro a 1 metro e meio, podendo ser comportada em ambientes de dentro de casa e escritórios.

– Uma das características que mais diferencia a orquídea da terra das outras espécies de orquídea, é o fato dela possuir uma fragrância característica, pouco comum nessa espécie de flor.

Confira Mais Sobre As Orquídeas Acessando:

Quanto Tempo Uma Orquídea Dura?

Tipos de Orquídeas E Espécies Representativas

Veja também

Reprodução do Macaco: Filhotes e Período de Gestação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos macacos, entender como funciona a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *