Home / Natureza / Quanto Tempo Uma Orquídea Dura? Qual Seu Tempo De Floração?

Quanto Tempo Uma Orquídea Dura? Qual Seu Tempo De Floração?

As orquídeas são flores maravilhosas, que enfeitam qualquer ambiente, seja interno ou externo, e apesar de não possuírem um aroma característico como outras flores, as orquídeas, só pela aparência, conseguem fazer parte da ambientação.

Pelo fato de ser uma flor usada mais para a ornamentação de jardins e ambientes internos, a dúvida que precisa ser respondida com clareza é sobre o tempo de duração da mesma, pois é necessário ter esse conhecimento antes de pensar em cultivar a mesma.

As orquídeas são uma das flores mais requisitadas no mercado florista, não apenas por sua aparência, mas pelo fato de ser uma flor de ano inteiro, isto é, ela floresce todos os meses do ano, e por isso sempre está presente na hora de garantir um presente ou uma decoração.

Essas características da orquídea, quando somadas, fazem a mesma ser uma das principais requisições para a decoração de peças da casa ou apartamento e de jardins.

Nesse artigo, a ideia será apresentar a longevidade da flor orquídea, seja dentro de um ambiente, como numa sala de estar ou um quarto, seja num ambiente externo, como jardins e canteiros.

Acompanhe todas as informações contidas e aqui e aproveite o máximo delas para cuidar de sua orquídea, ou presentear alguém.

Tempo De Duração De Uma Orquídea Criada Dentro De Vaso Ou Em Jardins

Antes de tudo, é importante saber que a duração da orquídea irá depender do tipo da orquídea, pois, apesar de serem da mesma espécie, as orquídeas não são todas iguais, e umas serão mais resistentes do que as outras. Aqui tentaremos deixar o mais claro possível esse assunto.

Outro fator importante para compreender a duração de uma orquídea, é saber cuida da forma correta, dando os tratamentos necessários para cada tipo de flor, pois só dessa forma elas atingirão o período máximo de vida.

Geralmente, as orquídeas que as pessoas compram para atuarem como peças de ornamentação, são as do gênero Cattleya, Phalaenopsis, Oncidium e Vanda, pois são as mais comuns e mais fáceis de serem encontradas no Brasil.

Para cada gênero de orquídea, grandes outros números de espécies estarão nesses leques, porém, as espécies de cada gênero seguem os mesmos padrões de climatização.

As espécies de Cattleya, por exemplo, são orquídeas que devem ficar no sol intermitente, isto é, variando entre sol e sombra, com umidade regular, sem a presença de solo encharcado.

As espécies da orquídea Phalaenopsis seguem os mesmos passos da Cattleya, pois ambas são ambientadas, naturalmente, em regiões amazônicas, onde o sol é filtrado por muitas árvores e o ambiente bastante úmido.

As orquídeas do gênero Oncidium, são orquídeas que pedem por amplos períodos de sol incidente, com o mínimo de 4 horas de exposição diária.

As orquídeas do tipo Vanda, são amantes de água, e suas raízes absorvem bastante quantidades, por isso é importante mantê-las sempre regadas.

Agora, respondendo à pergunta desse artigo, as orquídeas são flores que vivem por dezenas de anos, havendo recorde até de orquídeas centenárias.

Principais Usos Das Orquídeas E A Poda Correta

A orquídea é uma das flores mais famosas do mundo, acompanhando as rosas, e isso se dá pelo fato de sua aparência combinar muito com inúmeros tipos de ornamentações, como a decoração de peças em uma casa, ou como forma de presente, como um excelente enfeite para jardins e hortas e amantes de cores e formas.

Não obstante, a orquídea é sempre usada em buquês, principalmente de casamento e em buquês de outros tipos de cerimônia.

O que faz as orquídeas serem as principais flores para esses tipos de ornamentação, é a longa duração das mesmas, mas para que isso ocorra corretamente, é necessário entender muito de sua poda.

A poda da orquídea irá depender do tipo da flor, pois cada uma exige detalhes ímpares.

A poda, também, se torna necessária, não apenas para remover as flores para criação de ornamentações, mas para que a longevidade da mesma seja concluída com êxito, onde partes que se danificam precisam ser removidas, para garantir que a planta se cure.

Conheça O Tempo De Floração Da Orquídea

As orquídeas são flores que florescem de uma a duas vezes durante um ano inteiro, e o tempo dessa floração irá depender, exclusivamente, dos cuidados e do ambiente em que as mesmas se encontram.

As orquídeas mais comuns, como aquelas citadas mais acima, florescem plenamente durante um período de 2 a 4 meses.

As espécies comuns de orquídeas, para florescerem, levam de dias a semanas. Confira abaixo o tempo que as espécies levam para florescer:

Orquídea Cattleya – De 7 a 21 dias

Orquídea Cattleya
Orquídea Cattleya

Orquídea Oncidium – de 4 a 6 semanas

Orquídea Oncidium
Orquídea Oncidium

Orquídea Paphiopedilum – de 9 a 8 semanas

Orquídea Paphiopedilum
Orquídea Paphiopedilum

Orquídea Phalaenopsis – de 8 a 16 semanas

Orquídea Phalaenopsis
Orquídea Phalaenopsis

Se a orquídea for tratada de forma correta, as mesmas respeitarão esses tempos, e caso a mesma demore para florescer, significa que os nutrientes e a exposição da mesma podem estar atrapalhando seu desenvolvimento.

Aprenda A Fazer Sua Orquídea Durar Mais Tempo

Antes de tudo, é necessário observar como a orquídea está antes de compra-la, observar todos os seus aspectos físicos, assim como na hora de comprar uma fruta.

O maior erro que acontece ao escolher uma orquídea, é selecionar os ramos que contém as mais belas e viçosas flores, mas isso significa que as mesmas já estão maduras e atingiram seu ápice, significando que já estão velhas.

O ideal é selecionar a orquídea imatura, com brotos e caules e filamentos rígidos.

Outro fator importante a ser analisado, é a temperatura, porque muitas pessoas pensam que as plantas devem ficar expostas ao sol constante, quando, na verdade, necessitam de sombreamento, assim como a água, onde as pessoas tendem a regar a cada hora, o que pode fazer o solo ficar encharcado e remover todo o oxigênio, levando morte à planta.

Além desses importantes detalhes, não é indicado deixar as orquídeas em locais onde haja corrente de ar quente ou frio, isto é, na direção de ventiladores, ar-condicionado ou vapores provenientes de banhos ou exaustores.

Por último, uma forma de fazer a orquídea durar mais tempo, é fazendo insetos polinizadores ficarem longe dela, pois a partir do momento em que a orquídea é polinizada, sua função na natureza estará completa e ela não mais possuirá vigor.

Veja também

Camelo Australiano: Características, Nome Cientifico, Extinção e fotos

Você sabia que a Austrália possui um grupo de imigrantes que estão no país desde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *