Home / Natureza / Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o ambiente que vivemos, se você gosta de entender mais sobre a natureza e como tudo se relaciona esse post é para você. Fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Qual é a Relação entre os Animais e as Plantas?

Saiba que a todo tempo os animais e as plantas se relacionam, esse é o ciclo da vida. Na natureza tudo está intimamente interligado, assim como os animais precisam das plantas para se abrigar, para se proteger e principalmente para se alimentar, as plantas também precisam deles para se defender, para polinização, para ajudar a espalhar as suas sementes.

Todos os seres vivos da terra se comunicam e isso é requisito básico para a sobrevivência de todos, independente da espécie. Você pode achar tudo isso muito estranho, já que nem as plantas e nem os animais podem falar qualquer coisa, muito menos nos contar sobre tudo isso. Mas saiba que cada espécie tem a sua própria forma de se comunicar assim como o homem encontrou a sua. Os animais por exemplo utilizam de vocalizações, odores, toques, olhares e outros para chamar atenção do sexo oposto por exemplo para se reproduzir, defender o seu espaço, identificar indivíduos do seu bando ou simplesmente conversar entre eles.

Comunicação dos Animais

Animais e Plantas
Animais e Plantas
  • Animais que são ativos durante o dia são ótimos em enviar e receber sinais na troca de olhar. Existem outras formas no mundo animal de enviar informações, existe um pássaro chamado tordo – sargento, um animal macho das Américas que na lateral de suas asas tem manchas de cor vermelha. Elas não estão ali a toda, ela serve para informar que ali é o território dele. Um biólogo no ano de 1972 resolveu fazer um teste e tampar essas manchas com uma tinta preta, surpreendente o seu território foi invadido por outros pássaros da mesma espécie que a dele.
  • Outras espécies utilizam a comunicação sonora, diversas espécies como os cães, as onças, os morcegos, as baleias e as aves. Para isso funcionar eles tiveram que desenvolver uma vocalização própria, muitas vezes esse som é inaudível para nós, como é o caso dos morcegos, muitas vezes ouvimos mas não conseguimos compreender, mas funcionam muito bem entre eles e é muito eficiente. Isso é tão incrível que recentemente estudiosos descobriram que os golfinhos se comunicam através de vocalização chamando outros do mesmo bando pelo nome, utilizem e assobio particular que são únicos para cada membro do seu grupo. 
  • Temos também a comunicação de alguns insetos que ocorrem através de sinais químicos. Podemos citar por exemplo algumas espécies como as mariposas, por onde passam deixam um rastro contendo uma substância que atrai os machos.
  • Outro caso é de alguns mamíferos que também utilizam sinais químicos, esse recurso funciona muito bem com o gambá, sabe aquele cheiro horrível deles? Pois é, se você quer ver ele longe por conta disso é sinal que está funcionando, afinal esse cheiro desagradável é utilizado para espantar os seus predadores.
  • Podemos citar também os Lêmures, esses animais liberam um líquido das suas glândulas anais com um cheiro desagradável que serve para marcar o seu território. Quando chega na época do acasalamento, estes animais criam uma espécie de competição de qual é o mais mau cheiroso, no embate os machos esfregam o ânus um nos outros, ao menos eles tentam e utilizam a cauda para alcançar o adversário, quem conseguir ganhará o direito de se acasalar com a fêmea.
  • Outro tipo de comunicação de alguns animais é através do tato, funciona muito bem em alguns grupos, principalmente dos chimpanzés. Eles se tocam o tempo todo, podem ser vistos abraçando, se cutucando, fazendo carinho uns nos outros, e isso pode acontecer por inúmeros motivos, pode ser simplesmente para desestressar, para se cumprimentarem, ou para tentar acalmar o outro.
  • Alguns outros podem se comunicar de uma forma ainda mais inusitada, utilizando pulsos elétricos, esse é o caso de alguns animais aquáticos. Diversos animais que fazem parte da família Mormyridae, vivem na África e estão presentes em lagos e rios, então eles descarregam um impulso de eletricidade dentro da água para procurar por outros membros iguais.

Comunicação das Plantas com os Animais

Entendemos um pouco sobre a comunicação dos animais, agora vamos aprender um pouco sobre a comunicação vegetal. Saiba que plantas não se comunicam somente entre elas, mas também com os animais. Viu como todos estão relacionados? As plantas podem se comunicar utilizando diversos recursos diferentes para atrair os animais responsáveis por sua polinização, suas cores, seu perfume, sombras e luzes. Isso serve também para evitar contaminações, e até para favorecer seu crescimento. Por isso, plantas próximas podem colaborar com a saúde uma das outras.

Pesquisadores Australianos publicaram um estudo onde indicam que as plantas podem ter ainda outros métodos de comunicação entre si a fim de cooperar uma com as outras, táticas além das táteis, luminosas e químicas.

Estudo Prático

Foi notado no estudo que a planta manjericão pode ajudar um pé de pimenta a germinar mais rapidamente. Então para testar essa comunicação eles colocaram lado a lado um pé de manjericão e outro de pimenta, mas separados sem que pudessem se tocar, criar luz ou sombra.

Ao final notaram que mesmo longe uma das outras eles se comunicaram, da mesma forma o manjericão foi capaz de auxiliar o pé de pimenta a germinar de forma mais rápida do que se ele estivesse sem o manjericão. Conclui-se então que existe realmente uma comunicação ali na vizinhança.

Na verdade, ainda não compreenderam como aconteceu essa comunicação. Uma teoria é que os galhos ou troncos das plantas podem emitir vibrações sonoras que as outras podem receber. 

As plantas não podem falar, mas são capazes sim de emitir sons inaudíveis para nós, mas úteis entre si.

E aí? Percebeu como as plantas e os animais são capazes de se relacionar entre si? A natureza é incrível não é mesmo? Quem diria que eles seriam capazes de se comunicar? Conta ai para gente nos comentários  o que você achou dessas curiosidades incríveis.

Veja também

Gastrodia Agnicellus

Qual a Flor Mais Feia que Existe?

Para os amantes de flores hoje vamos falar de um assunto bem delicado, será que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.